FATOS HISTÓRICOS

Dia de São João, Nosso Padroeiro (24 de junho)

A Maçonaria tem como Patronos os Santos: São João Batista, cujo dia se comemora em 24 de junho, mesma data em que a G∴ L∴ da Inglaterra foi fundada no ano de 1717 e São João Evangelista que é comemorado no dia 27 de dezembro.

Sendo que estas datas coincidem com os dois solstícios anuais. Sob uma visão simbólica, os dois encontram-se num momento de transição, com o fim de um grande ano cósmico e o começo de um novo, que marca o nascimento de Jesus: um anuncia a sua vinda e o outro propaga a sua palavra (CASTELLANI).

A Loja de Mesa, antigo costume maçônico, deve ser instalada pelo menos uma vez por ano, de preferência no solstício de inverno (no hemisfério Sul), ou de verão (no hemisfério Norte). Os solstícios ocorrem quando o Sol atinge sua posição mais afastada do equador terrestre: para o hemisfério sul, o solstício de verão ocorre quando o Sol atinge sua posição mais austral (meridional, sul), enquanto o solstício de inverno ocorre quando o Sol atinge sua posição mais boreal (setentrional, norte).

Este último ocorre a 21 de junho, que é, então, a época mais propícia para a Loja de Mesa, embora muitas Oficinas a realizem no dia 24 de junho, aproveitando o solstício e homenageando o padroeiro de muitos ritos maçônicos, São João, o Batista. Também pode, ela, ser realizada no solstício de inverno no hemisfério norte, 21 de dezembro, ou a 27 de dezembro, em homenagem a São João, o Evangelista.

Nos primórdios da Franco-Maçonaria, ainda na de ofício, ou operativa, eram comuns, nos solstícios, esses repastos fraternais; posteriormente, por influência da Igreja e dada a proximidade dos solstícios com as datas dedicadas aos dois São João, eles passaram a ser realizados nestas. (CASTELLANI).

João Batista (AO 1945: Baptista), também chamado de João, o Batizador (AO 1945: Baptizador) (Judeia, 2 a.C. – 30 d.C.) foi um pregador judeu, do início do século I, citado por inúmeros historiadores, entre os quais estão Flávio Josefo e os autores dos quatro Evangelhos da Bíblia.

Segundo a narração do Evangelho de São Lucas, João Baptista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel (ou Elizabete), prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e considerado pelos cristãos como o precursor do prometido Messias, Jesus Cristo. Batizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o baptismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adotados pelo cristianismo.

A diferença entre “patrono” e “padroeiro” está principalmente relacionada ao contexto em que os termos são usados.

– Patrono: Refere-se a uma pessoa ou entidade que oferece patrocínio, proteção ou apoio a algo ou alguém. Pode se referir a uma figura que patrocina uma causa, uma instituição, um projeto artístico, entre outros. Por exemplo, um patrono das artes é alguém que apoia financeiramente artistas ou instituições artísticas.

– Padroeiro: Refere-se a uma figura religiosa que é escolhida como protetora ou intercessora de uma determinada comunidade, cidade, país ou categoria profissional. O padroeiro é uma figura venerada e invocada para obter ajuda e proteção espiritual. Por exemplo, São Jorge é considerado o padroeiro da Inglaterra, na maçonaria o padroeiro de muitos ritos maçônicos é São João Batista.

Em resumo, um patrono é alguém que oferece apoio ou patrocínio, enquanto um padroeiro é uma figura religiosa venerada e invocada para proteção e intercessão.

Por Fernando Colacioppo

(A: FC | R: CRS)
Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

2 thoughts on “Dia de São João, Nosso Padroeiro (24 de junho)

  • Gostei muito de ver a imagem que eu criei postada aqui. Fico feliz que a REDE COLMEIA, para a qual desenvolvi o seu LOGO, continue valorizando minha arte. Apenas pergunto se não caberia aqui uma indicação da autoria, os tais créditos. Lembro que não cobro NADA pelos desenhos maçônicos que faço e distribuo, mas que mantenho o Direito de Autor, nos termos da Creative Common License.
    Joel Guimarães de Oliveira, MM

    Resposta
    • Em primeiro lugar muito obrigado, veja como fazer para eu dar o crédito, manda um zap para mim é vamos combinar como fazer. TFA

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.