POSSE NO GOBAM DO NOVO GRÃO MESTRE ESTADUAL E NOVO ADJUNTO.
Dia 14/08/2021 (sábado) às 20h, no AMAZONAS, posse no GOBAM do irmãos Bruno Patrício de Azevedo Campos, Coronel da Polícia Militar, e o irmãos Percival Guerreiro Correa, contador aposentado.
Bruno e Percival foram eleitos para uma gestão de dois anos. No GOBAM, as eleições são convocadas a cada quatro anos. Mas, por conta da pandemia, a potência maçônica realizou eleição suplementar, após o Grão-Mestre Mozandi Castro falecer de Covid-19 no início de 2021, e o Grão-Mestre Adjunto Jurimar Ipiranga renunciar por conta da doença.
SOLENIDADE DE POSSE do Grão-Mestre Estadual, Eminente Irmão BRUNO PATRÍCIO DE AZEVEDO CAMPOS, do Grão-Mestre Estadual Adjunto, Eminente Irmão PERCIVAL GUERREIRO CORREA e da Presidente Estadual da FRAFEM, Cunhada CARLA MARIA BARBOSA OLIVEIRA DE AZEVEDO do Grande Oriente do Brasil – Amazonas.
Estiveram presentes as autoridades maçônicas:- irmão Múcio Bonifácio Guimarães Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, irmão Ademir Candido da Silva Grão Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil, Arquiariano Bites Leão Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa (SAFL) do GOB, WANDERLEY SALGADO DE PAIVA Presidente: (EM EXERCÍCIO) SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL MAÇÔNICO.
Clique aqui e veja mais fotos https://www.gob.org.br/solenidade-de-posse-no-grande-oriente-do-brasil-amazonas-fotos/
O Grande Oriente do Brasil – Amazonas, de sigla GOBAM, é uma instituição federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB), a maior potência maçônica das Américas, com sede em Brasília, Distrito Federal. Um Grande Oriente é formado pela união de três ou mais Loja Maçônicas de Ritos diferentes enquanto as Grande Lojas é composta somente por um Rito. No Brasil, existem 26 Grandes Orientes Estaduais, incluindo o Grande Oriente do Estado do Amazonas, que foi refundado em 2 de abril de 1979 por várias lojas maçônicas de Manaus. A maçonaria é uma sociedade de carácter universal, cujos membros cultivam os princípios da liberdade, igualdade e fraternidade e o aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por Lojas, “todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si.” O Grande Oriente do Brasil (GOB) é a mais antiga Potência Maçônica brasileira. O GOB participou ativamente em momentos cruciais da história brasileira, como a abolição da escravatura e a Proclamação da República.
História
O antigo Grande Oriente do Brasil Amazonas, fundado em 1904, declarou independência do GOB em 1927, com adesão de todas as Lojas do Amazonas e Acre, exceto a Loja de Cruzeiro do Sul – AC, passando a denominar-se Grande Oriente do Amazonas e Acre. Somente em 1961 o Grande Oriente do Amazonas e Acre transformar-se-ia em GLOMAM – Grande Loja do Estado do Amazonas, Acre, Guaporé e Rio Branco. Após sete anos de independência do Grande Oriente do Amazonas e Acre, o Grande Oriente do Brasil (GOB) voltou a ressurgir, no Estado do Amazonas, através da fundação da Loja Unificação Maçônica, no dia 15 de novembro de 1934, que durante um largo período foi a única a arvorar a sua bandeira, em toda a extensão do nosso território. Dela, surgiu, em 1945, a Loja Vitória das Nações Unidas, origem das atuais Lojas Vitória das Nações Unidas, do Rito Adonhiramita, e Oriente Unido, do Rito Escocês Antigo e Aceito. A 24 de Junho de 1978, na posse do Grão-Mestre Geral Osires Teixeira, presentes os delegados estaduais, foram definidas duas metas básicas: a transferência do Poder Central, para Brasília, e a criação de Orientes Estaduais, o que seria confirmado por expediente de 18 de julho, informando a possibilidade de eleições. Embora na Carta Constitutiva do Grande Oriente da Amazônia Ocidental conste o dia 04 de março de 1979, como a data de sua fundação, ele só passou a existir formalmente com o Decreto Nr 2633, de 30 de março de 1979, do Grão-Mestre Geral Osires Teixeira, deferindo a criação daquele Grande Oriente, compreendendo as Lojas do Estado do Amazonas e dos Territórios Federais de
Rondônia e Roraima, com sede em Manaus, não incluindo o Acre, que permaneceria como delegacia, até aos tempos atuais. O crescimento do GOB, na região, ensejou a criação do Grande Oriente de Rondônia (GOER), fundado a 18 de dezembro de 1981 e a criação do Grande Oriente de Roraima(GOERR), fundado em 24 de maio de 1999.
Fonte:- GOBAM
(A:FC/R:FC)
Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br