BREAKING NEWSFATOS HISTÓRICOS

LOJA ROMA Nº 425 – 135 ANOS NO GOB – ORIENTE DE SÃO PAULO/SP.

Dia 17 de fevereiro de 2024 (sábado) às 10h na LOJA ROMA Nº 425; Oriente: SÃO PAULO; Rito: R.E.A.A; Dias do Trabalho: SEGUNDAS-FEIRAS AS 20H; Endereço Sessões: RUA GUAIMBE, 192 – MOOCA – SÃO PAULO; Data Fundação: 14/02/1889.
 
Pode ser uma imagem de 15 pessoas e clarinete
SESSÃO DE 135° ANIVERSÁRIO DA LOJA ROMA #425, GRANDE ORIENTE DO BRASIL/GOB-SP, E ENTREGA DE MEDALHAS DO GOB.
 
ADMINISTRAÇÃO DA LOJA VENERÁVEL MESTRE: MAURÍCIO FLORIO, 1° VIGILANTE: ADEMIR MUNHOZ, 2° VIGILANTE: MÁRIO RAFAEL GARBIM, ORADOR: OSVALDO ROQUE BOSSO, SECRETÁRIO: WELLINGTON NOGUEIRA, TESOUREIRO: CESAR AUGUSTO FERNANDES TESSUTO, CHANCELAR: JOSÉ MANUEL MONJE VELASQUEZ.
OBREIROS:- DANILO ALVES BARBOSA, DENIS DA SILVEIRA NASCIMENTO, EVANDRO RODRIGO FERNANDES, JOSÉ CARLOS MONTEIRO CASSARES, JOSÉ LUIZ SCARAZZATO, JULIO CEZAR MORGANTI, LAZAR SCHMUSKOVICS, MARCOS ANTONIO DA SILVA, RICARDO ROLLO DUARTE, SERGIO PAULO RIGONATTI, SIDNEY MATHEUS, WAGNER AMODEO, WILLIAM GRANDE.
 
Pode ser uma imagem de 13 pessoas
 
Estiveram presentes as autoridades maçônicas: Ademir Cândido da Silva Grão Mestre Geral do GOB – Período 2023/2028, Ruberval Ramos Castello Grão-Mestre Estadual de São Paulo GOB-SP, Eduardo Ferreira Telles Vice-Presidente do Ilustre Concelho do GOB, Grande Representante Principado de Andorra, Fernando Colacioppo Secretário Geral de Comunicação e Informática Adjunto do Grande Oriente do Brasil, André Felipe Reis Secretário Geral Adjunto de Ritualística do REAA e Delegado Litúrgico de SP do REAA, Gilberto Ferreira de Almeida Assessor de Gabinete do Grão Mestre Geral do GOB, Nilson Lopes Martins Assessor do Grão Mestre Geral Ademir em SP, Secretários Estaduais:- Oscarlino Moeller juiz do TME GOBSP, Gerson Magdaleno Grão-Mestre Estadual de honra do GOB-SP, Rony Silvio Secretário Adj. da guarda dos selos do GOBSP, entre outras autoridades, Paulo Rangel do Nascimento Ex-Ministro do Supremo Tribunal de Justiça do Grande Oriente do Brasil, deputados federais:- Alessandro Chagas #2639, deputados estaduais, mestres instalados: Perceo João Corsato VM#140, mestres, companheiros e aprendizes.
 

 
 
Breve relato histórico da Loja Roma.
No início do ano de 1889, um grupo de maçons se reunia em uma pequena sala, gentilmente cedida pela direção do então jornal “Garibaldi”, localizado à Rua José Bonifácio, Centro, nesta Capital, com o objetivo de fundar uma nova Loja Maçônica; O grupo de maçons era formado por italianos, daí a origem do nome da nova Loja, que homenageava a capital da Itália, ROMA, sob a orientação e direção de um paulistano ilustre, o Dr. Joaquim Inácio Ramalho, conhecido como Barão de Ramalho; Sob a liderança do Barão de Ramalho foi organizada a primeira e interina administração, cabendo ao Dr. Jerônimo de Cunto a Venerança e ao Capitão Antônio Giusti a Secretaria da recém nascida Loja Roma, que em abril do mesmo ano recebia seu “Brevê Constitucional”, expedido pelo Grande Oriente do Brasil, já com seu número de Ordem 425, tendo sua Carta Constitutiva expedida em 16 de maio de 1890, por ato do Soberano Grão Mestre Geral da Ordem; Pela relevância histórica temos que destacar que os trabalhos maçônicos somente foram interrompidos por ordem do governo ditatorial de Getúlio Vargas, cognominado “Estado Novo”, que de novo nada tinha, quando o então Grão mestre Estadual Sr. José Adriano Mar Junior suspendeu as reuniões maçônicas por tempo indeterminado, que só foram retomadas em fevereiro de 1940, motivada pela mobilização e pressão dos maçons de todo o país, por ordem do Grão Mestre Geral da Ordem, o General Moreira Guimarães autorizado pelo Ministro da Justiça; O reinício dos trabalhos na Loja Roma ocorreu em 15 de Novembro de 1940, sob a Presidência do Ir.’. Frank de Barros Monteiro; Foram dois anos, três meses e vinte dias de suspensão; A Loja Roma sempre se manteve fiel a Maçonaria Regular do Brasil nunca se afastando do Poder Central, colaborando e participando ativamente dos momentos decisivos de nossa Ordem, marcando seu nome na história.
Ir.’. Fernando Davi Filho (MI, 33ºREAA).
 
ARLS “ROMA” – 0425 CAPITAL – SÃO PAULO
A cor predominante do estandarte da Aug.’. Ben.’. Benf.’. e Resp.’. Loj.’. Cap.’. ROMA é o vermelho rubi, em referência às bandeiras adotadas pelo Império Romano, que tinham nesta cor, o símbolo do Imperador. A cor dourada de suas inscrições são alusivas ao acrônimo “SPQR” – “Senatus Populus Que Romae” – O Senado e o Povo de Roma – o símbolo de sua soberania. Ao fundo do Estandarte, a figura de uma Loba amamentando duas crianças gêmeas, representa a lenda de Rômulo e Remo que, segundo a mitologia romana, foram jogados no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma Loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam a cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade, ROMA. Em um segundo plano, visualiza-se o Arco do Triunfo, símbolo das conquistas do Império Romano. A Loja Roma foi fundada em 14 de fevereiro de 1889.

 

Por Fernando Colacioppo.

#redecolmeia, #maçonaria, #gob

(A:FC/R:FC)
Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

FERNANDO T

Fernando Colacioppo (Coordenador da Rede Colmeia) http://redecolmeia.com.br/2019/04/11/fernando-tullio-colacioppo-sobrinho/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.