BREAKING NEWSFATOS HISTÓRICOSGRANDE ORIENTE DO BRASIL

Parte para o Oriente eterno o Maestro Tullio Colacioppo, maçom e ex-secretário Geral de Relações Exteriores do GOB.

O maestro e irmão Fernando Tullio Colacioppo Junior (89 anos), nascido em *21 de março de 1934, faleceu +11 de fevereiro de 2024 em sua casa em São Paulo no bairro de Santana, maçom com CIM 124294 / Loja Cosmos Nº 3064 / Iniciado na Loja Amizade nº 141 em 06/06/1979 embora ele fala que é 1977.

Não tinha filhos, casado com Sylvia Fragoso Colacioppo, filho de Fernando Tullio Colacioppo com Gianella Colacioppo e tio carnal do CEO da Rede Colmeia.

O Velório no Cemitério do Araçá, localizado na Avenida Doutor Arnaldo, 300, dia 12/02/2024 a partir das 11h e o sepultamento às 17h.

Obrigado Maestro pelo seu trabalho.

Fernando Tullio Colacioppo Junior, Renomado maestro dirigiu a orquestra do Theatro Municipal de São Paulo durante 43 anos, Nascido aos 21/03/1934, Iniciado na Loja Amizade em 06/06/1979, membro de varias Lojas entre elas Cosmos e L´Aquila Romana, o maestro Tullio Colacioppo aos 89 anos falece na sua casa em São Paulo/BR. Mas a lembrança recorrente da data pelo maestro não é para avaliar a passagem do tempo e sim para pontuar as coisas que quer ver e fazer ainda na vida. Especialista brasileiro em óperas, o renomado maestro, que dirigiu a orquestra do Theatro Municipal de São Paulo durante 43 anos, de 1961 até 2004, ainda percorre o mundo apresentando sua arte, encantando plateias e formando outros tantos profissionais ao redor do globo. Por isso mesmo, sonha com o dia em que o Brasil valorizará mais a formação e as apresentações de músicas clássicas. Para ele, há bons profissionais no país, mas ainda são muito poucos. “Os poucos que existem são ótimos, mas precisaria multiplicar esse número por 20 mil”, exemplifica.

Em visita 13/01/13 ao jornal Cruzeiro do Sul e ao presidente da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), Laelso Rodrigues, seu amigo de longa data, o maestro relembrou sua trajetória na música, que acabaram levando-o às óperas, que já regeu em cerca de 180 países, foi entrevistado por Maíra Fernandes.

“Sou regente especialista em ópera”, informa orgulhoso o homem que começou ainda jovem a tocar instrumentos, mas acabou na regência por um golpe do destino. “Comecei no piano com seis anos, aos doze comecei a tocar violoncelo, mas aos quinze anos perdi as pontas do dedo em um acidente”, conta. Como não conseguiria mais tocar violoncelo, para incentivá-lo, o pai pediu para concluir o curso de música e aprendesse clarinete, instrumento que seria possível após o acidente. “Isso me deu uma formação em instrumentos de arco e sopro, e acabei desenvolvendo mais a parte teórica, composição e regência”, lembra.

Ainda muito jovem começou a colher os frutos dos estudos e venceu importantes concursos como um para reger no Municipal, e também foi convidado para se aperfeiçoar em Roma, na Itália, convivendo e aprendendo com importantes nomes como Goffredo Petrassi, Fernando Previtali e Tullio Serafin, com quem trabalhou na Ópera de Roma. “Peguei grande experiência em ópera”, reconhece.

A experiência na Itália foi o grande divisor de águas da vida do maestro, que se especializou em ópera. E quando voltou ao Brasil, mesmo à frente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo por mais de quatro décadas, viajou o mundo regendo óperas. “Nesse tempo, regi em 173 países. Quarenta músicas do grande repertório sinfônico estão sob meus domínios”, orgulha-se o maestro paulistano, que começou como assistente e hoje ministra masterclass de regência de obras de Stravinsky, Strauss, mundo afora.

Mas não é de se espantar com o currículo e com os feitos do maestro que para chegar a tal nível de excelência, tem uma dedicação exclusiva: passa 800 horas estudando ópera e antes de reger são 600 horas de ensaio, ao todo são 1.400 horas de dedicação do maestro para reger “de cor”, títulos de compositores famosos como Puccini, Verdi, Donizetti, Bellini, Rossini, Carlos Gomes, Wagner, Mozart, entre outros.

CONCERTO SINFÔNICO – 16 DE JUNHO, 2017 ás 20:00

No dia 16 de junho de 2017 (6ªf) ocorreu CONCERTO SINFÔNICO com a regência do Maestro Tullio Colacioppo em Comemoração dos 195 anos do Grande Oriente do Brasil, no Teatro Pedro Calmon, Auditório, Brasília, Brasil, Endereço: St. Militar Urbano – Brasília, DF, 70297-400, Telefone: (61) 3415-4184,

Especialista em óperas, Tullio Colacioppo faz balanço da carreira e pensa em novos projetos, entrevista dia 18/03/2017 (sábado) às 14:30h – jornalista Giovanna Colacioppo.

Entrevista feita pela Jornalista Giovanna Raffaella M. Colacioppo, MTB 85.790/SP, sobrinha neta do maestro.

Veja algumas reportagens falando do maestro Tullio.

A cima, última aparição do maestro na Rede Colmeia, onde em off revela que não passaria dos 89 anos.

https://redecolmeia.com.br/2019/06/29/homenagem-do-grande-oriente-do-brasil-gob-ao-irmao-tullio-colacioppo/

https://overseas.mofa.go.kr/br-saopaulo-pt/brd/m_6189/view.do?seq=707691&srchFr=&amp%3BsrchTo=&amp%3BsrchWord=&amp%3BsrchTp=&amp%3Bmulti_itm_seq=0&amp%3Bitm_seq_1=0&amp%3Bitm_seq_2=0&amp%3Bcompany_cd=&amp%3Bcompany_nm=&page=13

https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/446856/especialista-em-operas-tullio-colacioppo-faz-balanco-da-carreira-e-pensa-em-novos-projetos

https://goo.gl/photos/ucNGRbVPZeEPnKU98

https://redecolmeia.com.br/2021/12/10/lojas-cosmos-laquila-romana-e-amizade-a-pioneira/

 

 

Missa de 7º dia do Maestro Tullio Colacioppo, no dia 17 de fevereiro às 16:30h, na Basílica Menor de Sant’Ana – Paróquia em São Paulo, antiga Igreja Matriz de Sant´Ana, Endereço: R. Voluntários da Pátria, 2060 – Santana, São Paulo – SP, 02011-400.

 

A Rede Colmeia, está de luto, pela passagem do irmão Tullio, desejamos que o GADU o receba e conforte a família.

Fernando Colacioppo – CEO da Rede Colmeia

FERNANDO T

Fernando Colacioppo (Coordenador da Rede Colmeia) http://redecolmeia.com.br/2019/04/11/fernando-tullio-colacioppo-sobrinho/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.