BREAKING NEWS

LOJA BRASIL #4587 REALIZA SESSÃO DE CONSAGRAÇÃO E ENTREGA DE ESTANDARTE – ORIENTE DE SÃO PAULO / SP

Dia 31 de março de 2023, sexta feira às 20:00 horas na Loja Brasil Nº 4587, localizada na Rua Rodrigues Batista, 41 – Vila Mariana, São Paulo – SP, Brasil.
 

Foi realizada a Sessão de Consagração e Entrega de Estandarte, Tenho como Venerável Consagrador RUBERVAL RAMOS CASTELLO, 1º Vigilante FERNANDO CARLOS RIBEIRO, 2º Vigilante MARCOS TOMAZ DA SILVA, Mestre de Cerimônia: PEDRO RODRIGUES BUENO JUNIOR – sob a presidência do primeiro, comporem a Comissão de sagração do estandarte da Augusta e Respeitável Loja Simbólica “BRASIL” (SP).

A sessão de consagração e entrega de estandarte na maçonaria é um evento muito importante na vida de uma loja maçônica. Geralmente, ocorre quando a loja é fundada ou quando ela adquire um novo estandarte para substituir o anterior.

Durante a cerimônia, é feita a consagração do estandarte, que simboliza a união e a fraternidade entre os membros da loja. O estandarte é levado em procissão ao redor da loja, enquanto são proferidas palavras de louvor.

Em seguida, o estandarte é entregue ao Venerável Mestre da loja, que o recebe com grande emoção e reverência. O Venerável Mestre então coloca o estandarte em seu lugar de honra na loja, simbolizando a presença constante da fraternidade e dos valores maçônicos na vida dos membros da loja.

Ao longo da cerimônia, são feitas diversas leituras de textos e discursos, todos com o objetivo de ressaltar a importância do estandarte e da união dos membros da loja. 

Tendo como Venerável Mestre: Marcos de Matos , 1º Vigilante Ad-hoc: Bráulio Gomes. 2º Vigilante Ad-hoc: Cristiano Rufino de Souza, Chanceler Ad-hoc: Fernando Colacioppo, Secretário: Denilson Pereira Pacheco, Orador: Jorge Alexandre Gomes.
 
Estiveram presentes na sessão as autoridades maçônicas: RUBERVAL RAMOS CASTELLO Grão Mestre Estadual Eleito do GOB-SP e Secretário Estadual de RI do GOB-SP, Claudio Roque Buono Ferreira Grão-Mestre-Geral Adjunto de Honra do GOB, Grão-Mestre Estadual de Honra do GOB-SP e Assessor do Grão Mestre Geral do GOB, Fernando Colacioppo Secretário Geral Adjunto de Comunicação e Informática do Grande Oriente do Brasil, José Terú Mizuno Ministro do Tribunal de Contas do Grande Oriente do Brasil e Grande Secretário de Relações Inter Estaduais do Supremos Conclave do Rito Brasileiro, Fernando Carlos Ribeiro Secretário Estadual Adjunto de RI do GOB-SP, Marcos Tomaz da Silva Secretário Estadual do GOB-SP, Gilvécio Paulo Arruda Secretário Estadual Adjunto de Comunicação e Informática, Aristides Rubião Meira Grande Representante da Califórnia, José Eduardo Miranda Grande Representante do Marrocos, Mestres Instalados: Cristiano Rufino de Souza, mestres e companheiros.
 

Nosso Estandarte.

Saudação…

Em primeiro lugar e acima de todos os símbolos está a frase:  A G D S A D U  nenhum maçom emprega seu trabalho sem antes prestar gloria e honra ao S A D U.

Nome de nossa Loja: Aug. Resp. Loj. Simb. Brasil 4587.

Nosso Oriente: São Paulo -SP

Nossa Fundação: 13 de março de 2018

Nossa Filiação: GOB-SP

Nossa Federação: Grande Oriente do Brasil

Nosso Rito: Brasileiro

Cores:

As Cores utilizadas em nosso estandarte estão ligadas diretamente ao nosso rito e nossa bandeira, que são o Vinho ou Bordeaux, Verde , Amarelo, Azul e Branco.

Símbolos:

Acima da coluna do aprendiz temos o globo terrestre dando ênfase ao mapa do Brasil e na coluna do companheiro o globo celestial dando ênfase ao cruzeiro do sul.

O compasso simbolizando o espírito e encimado pelo esquadro simbolizando a matéria, e a letra G simbolizando Deus.

As colunas em branco representando a grandeza de nossos valorosos irmãos.

As duas estrelas moveis representam nossos herois.

 

As Cores e os Símbolos:

Todas as letras estão em amarelo, simbolizando nosso ouro, o nosso maior valor , que está acima de tudo e abaixo de tudo, formando uma linha reta para o céu, nosso valor liga tudo que está acima e abaixo da terra.

Formando uma diagonal a direita, o globo celestial e a letra G em azul , simbolizando nosso céu e Deus , representado por um azul celestial.

Formando uma diagonal a Esquerda, o globo terrestre e o esquadro em verde simbolizando a matéria e nosso território, representado pela cor verde.

A cor branca esta na horizontal em nossas colunas , esquadro no globo terrestre e no globo celestial, a cor branca além de representar a paz , também representa o espirito, a cor branca na horizontal nos remete a igualdade.

O Esquadro na cor verde nos remete a matéria, nosso Esquadro  encimado ao Compasso  que é branco simbolizando o espírito, que ainda neste momento a matéria se sobrepõe ao espírito que está simbolizado pelo compasso e na cor branca, formando o símbolo do grau de aprendiz.

Localização da loja:

Assim como é comum visitarmos e ser visitado por irmãos de toda face da terra, a loja Brasil traz em seu estandarte um conjunto de símbolos que a tornam muito fácil compreender sua localização.

Começando pelo globo celeste, onde vemos o Cruzeiro do Sul,sabemos então que esta loja está no hemisfério sul, está abaixo do Equador. No globo terrestre temos o mapa do Brasil em destaque, então é lógico que se trata de um pais sul americano e esta loja está no Brasil, o nome da loja além de seu reconhecimento, também representa sua posição na America Latina, nossa cidade está mencionada também em nosso estandarte, tornando assim muito fácil a compreensão de nossa localidade.

Portanto venham irmãos de toda face da terra, venham abrilhantar nossas sessões, a boa e diferenciada recepção, que é marca de nossa loja e está enraizado nos corações de cada irmão de Loja Brasil 4587.

Nós Brasileiros, assim somos chamados aqueles que nascem na loja Brasil,  estamos sempre atentos em tornar nossos símbolos e nosso estandarte, em nossa realidade.

 A efeméride 13 de março .

Batalha do Jenipapo, um dos confrontos mais sangrentos da Guerra da Independência do Brasil, foi um embate ocorrido no dia 13 de março de 1823 às margens do rio de mesmo nome na vila de Campo MaiorPiauí. Consistiu na luta de PiauiensesMaranhenses e Cearenses contra as tropas do Major português João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa. Os brasileiros lutaram com instrumentos simples, não com armas de guerra, não tinham experiência. Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa inimiga desviasse seu destino. Foi uma das mais marcantes batalhas travadas na guerra da independência brasileira, e consolidou o território nacional.

Descoberta do Planeta Urano

 No dia 13 de março. 1781 – William Herschel descobre o planeta Urano.

A Chegada do Apolo IX  com astronautas James McDivittDavid Scott e Russell Schweickart foram lançados ao espaço em 3 de março de 1969 do Centro Espacial John F. Kennedy na Flórida por um foguete Saturno V. Os três permaneceram no espaço por dez dias a bordo do módulo de comando nomeado Gumdrop e do módulo lunar chamado de Spider. Eles testaram vários procedimentos e sistemas, incluindo funcionamento dos motores, sistemas de suporte de vida, sistemas de navegação e manobras de acoplagem , tocando o solo terrestre em 13 de março.

Nossos Heróis

Irmão Paulo Sergio da Silva e Irmão Pedro Adão Alves.

Herói é o termo atribuído ao ser humano que executa ações excepcionais, com coragem e bravura, com o intuito de solucionar situações críticas, tendo como base princípios morais e éticos. Esses dois irmãos são nossos heróis, pois estão em missão avançada no oriente eterno, aguardando por todos nós, e cada um é representado por uma estrela, símbolo de nosso maior respeito com esses heróis, Tornando assim esses dois irmãos as nossas estrelas moveis , que passamos aos irmãos Marcos de Matos e Leandro Alves.

 
Veja mais fotos 
 
(A:FC/R:CRS)
Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da http://www.redecolmeia.com.br/

FERNANDO T

Fernando Colacioppo (Coordenador da Rede Colmeia) http://redecolmeia.com.br/2019/04/11/fernando-tullio-colacioppo-sobrinho/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.