BREAKING NEWS

LOJA DOM PEDRO I, Nº 1133 NO ORIENTE DE SANTOS-SP.

Dia 14 setembro de 2021, terça feira às 20:30 horas, a Loja DOM PEDRO I Nº 1133, RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO, localizada na rua Dr. Sóter de Araujo, Nº 34 – Vila Nova – SANTOS – SP. Fundada em 19 de março de 1924.
 
Sessão Magna de entrega de Membro honorário aos Irmãos Múcio Bonifácio Guimarães (Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil), Ademir Cândido da Silva (Grão-Mestre Geral Adjunto), Gerson Magdaleno (Grão-Mestre do GOB-SP) e entrega de titulo do GOB aos irmãos do quadro:- 

Benemérito da Ordem: Arlindo da Fonseca AntonioCarlos Roberto Ruiz Balde e Diamantino Bernardino FilhoJosé Ramon Crego Carnero e Luiz Fernando dos Santos.

Grande Benemérito da Ordem: Luismar Chaves Seabra PereiraMarco Antonio EsmeriniRichard Paes Lyra e Sérgio Augusto Chavaglia Barradas.

Estrela da Distinção Maçônica: Adilson GonçalvesDácio Antonio Nascimento (in memorian)Diógenes Meirelles Jr. (in memorian), Joaquim Dias EscrivãoJosé Luiz da Silva BrancoJosé Luiz Pimentel Amorim (in memorian)Riccardo Beltracchini e Valter Makoto Nakagawa.

Cruz da Perfeição Maçônica: Antonio Alves da CostaArnaldo Azevedo BilotiAurélio Lopes RodriguesHamilton de Almeida Duarte e Ulysses Maria Samenho.

Comenda da Ordem D. Pedro I: Carlos Eugênio Reboreda Fernandes e Sezefredo de Souza.

 
Tendo como Venerável Mestre Antônio Alvares Monteiro.
 
 
Estiveram presentes as autoridades maçônicas, os Irmãos Múcio Bonifácio Guimarães Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Ademir Cândido da Silva, Grão-Mestre Geral Adjunto, Gerson Magdaleno Grão-Mestre do GOB-SP; Arquiariano Bites Leão Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa (SAFL) do GOB, Jose Moretzsohn de Castro Ministro do Excelso Supremo Tribunal Federal Maçônico do Grande Oriente do Brasil, Aníbal Martinez Secretário Geral de Relações Públicas,  Fernando Colacioppo Secretário Geral de Comunicação e Informática Adjunto do Grande Oriente do Brasil, João José Viana, Secretário Geral Adjunto de Comunicação; Munir Abdo Agamme Junior Assessor de Gabinete do Grão Mestre Geral do GOB.
Autoridades maçônicas Estaduais do GOB-SP:- Márcio André Rodrigues Marcos colaborador da Regional da 3ª Macrorregião do GOB-SP; Cleber Oliveira de Souza, José Nunes Dias Jr., Nilton Barbosa de Souza e Vinicius Aurélio Constantino, Assessores Distritais; Adriano Lima Braga, Cleber Leo Bortolamasi, Ivo Miguel Evangelista Santos, Nívio Ramos Jr. e Noberto Estevan de Araújo,
Membros da Soberana Assembleia Federal Legislativa; Carlos Teixeira – Cacá, Jair Teixeira Serra e José Roberto Raposo Medeiros Filho, membros da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa; e Carlos Alberto de Mello, José Luiz Fonseca e Leandro Pires Dias, respectivamente, Veneráveis Mestres das Lojas Fraternidade de Santos nº 132, Cavaleiros da Arte Real nº 3471 e Antonio dos Santos Costa nº 3012.
Pedro Carlos Espindola Madoglio Venerável Mestre da Loja L´Aquila Romana nº 3365.
 

ARLS “DOM PEDRO PRIMEIRO” – 1133 SANTOS – SÃO PAULO

 

O Estandarte é a insígnia usada pelas oficinas maçônicas para figurar em sua sessões e servir de bandeira ao representar a Loja em algumas solenidades.
 
Descrição de nosso Estandarte

Ele tem a forma quadrilátera terminando em recorte triangular com franjas amarelas.

É suportado por um mastro principal em todo o seu cumprimento, tendo a parte superior um triangulo metálico com as figuras de um esquadro e compasso em posição de Sinal de Aprendiz e no seu meio a letra “G”.

Logo abaixo saem dois cordões amarelos qua sustentam uma haste de madeira que terminam em duas pontas.

A haste é encaixada por dentro dando sustentação ao estandarte propriamente dito.
 
Os cordões descem lateralmente até 2/3 do estandarte e terminam em duas borlas também amarelas.
 
O tecido é de cor vermelha simbolizando a Loja simbólica, tendo acima as letras em cor amarela. À G… D… G… A… D… U…
 
Logo abaixo temos uma estrela de cinco pontas na cor branca e em seu centro a Letra “G”.
 
Do lado esquerdo há um triangulo branco contendo o “Olho Onividente”. Do lado direito temos o esquadro e o compasso entrelaçados em sinal de companheiro.
 
No centro do estandarte, em semicírculo, as palavras: “BEN… BENF… GR… BENF… CR… da PERF… MAÇ…
 
Ao Centro vemos um circulo onde uma nau navega em águas revoltas “resistindo” a sua fúria tendo a sua volta a inscrição.
 
“FLUCTUAT NEC MARGISTUR” A Palavra correta é “MERGISTUR” – traduzindo temos “ FLUTUA MAS NÃO AFUNDA”! – ou ainda “FLUTUA NA TORMENTA SEM DIREÇÃO” Logo abaixo as letras ARLS (Augusta e Respeitável Loja Simbólica)
 
Em seguida o nome da Loja “DOM PEDRO I” A da esquerda é uma coluna Coríntia simbolizando a força, apresentando no seu capitel um esfera azul contendo ilustrações celestiais (estrelas e astros). No centro da coluna(fuste) a letra B.
 
A Coluna da direita(Dórica) simboliza a força, também sustenta em seu papel uma esfera contendo um fruto(româ) e no seu fuste a letra J.
 
Em seguida vêm as figuras dos astros SOL E LUA (quarto minguante) envolvida em gotas de chuva.
Finalizando, em letras de fôrma na cor amarela, os dizeres: FUNDADA EM 19 DE ABRIL DE 1924 FEDERADA AO GRANDE ORIENTE DO BRASIL Nº 1133 JURISDICIONADA AO GOB-SP R… E… A… A… (RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO)
 
Este trabalho foi elaborado pelo Ir Ariberto Diegues Cim Nº 082.271 (Cruz da Perfeição Maçonica) E apresentado em Loja na Sessão de 06.04.2010. Enviado por email ao Grande Oriente de São Paulo, em 12.04.2010, para ser editado no Livro dos Estandarte(Edição Histórica)

(A:FC/R:CRS)
Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.