VENERÁVEL MESTRE ELEITO MARCUS VINICIUS SANTOS, ASSUME COMANDO DA ARLS CAVALEIROS DO SOL POENTE.

LOJA CAVALEIROS DO SOL POENTE Nº 3922 – ORIENTE DE BELO HORIZONTE/MG.

A Sessão Magna de Instalação e Posse do Venerável Mestre Eleito Marcus Vinicius Gonçalves Santos contou com a presença de Altas,  Dignidades Maçônicas,  entre as quais o Grão Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil-GOB Ademir Cândido da Silva.

Dia 23 de junho de 2021, quarta-feira, às 15h, concorrida Sessão Maga de Instalação e Posse do Venerável Mestre eleito Marcus Vinicius Santos à frente da Loja CAVALEIROS DO SOL POENTE Nº 3922, RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO, fundada em 28/05/2008.

Tendo como Venerável Mestre Instalador foi o Irmão Ademir Candido da Silva, Sapientíssimo Grão Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil-GOB, atuando como 1º Vigilante: Wanderley Salgado de Paiva, Ministro do Supremo Tribunal Federal-STF e 2º Vigilante:- José Francisco Tudéia, Secretário da centenária Loja Belo Horizonte.

Foi a última sessão realizada em um templo que foi construído em 1942 que antes pertencia ao GOB.

A partir de um acordo entre Soberano ex Grão Mestre Laelso Rodrigues juntamente com o Ex Grão Mestre Estadual do GOB MG, Custodio Dias de Oliveira, que esteve presente na sessão, somado ao Grão Mestre Helton Barroso Drey, este último ex Grão Mestre da COMAB de MG e mediado pelo ex Grão Mestre das Grandes Lojas Maçônicas de MG Tomaz Luis Naves, colocou-se fim a um longo processo judicial que fora iniciado após a cisão que houve em 1973 e que determinou a origem dos Grandes Orientes Independentes.

Esse prolongado litígio foi marcado por uma disputa patrimonial acerca do Palácio Tiradentes que atualmente encontra-se em finalização de reforma para reutilização do espaço a fim de atender as lojas maçônicas da capital que ficaram desprovidas de um teto para se reunirem.

O acordo publicado em boletim do dia 20 de fevereiro de 2002 foi realizado através de um relatório confeccionado pelo Irmão Dorival Lourenço da Cunha, à época Grande Secretário Geral da Guarda dos Selos, e dispunha sobre o fim da pendência judicial entre GOB e COMAB MG com a concessão definitiva do templo sediado na Av. Barbacena, nº 40, que passou a ficar aos cuidados do Grande Oriente de Minas Gerais (COMAB).

O histórico templo é o mesmo onde foi realizada a Sessão Magna de Instalação e Posse do Venerável Mestre Marcus Vinícius Gonçalves Santos e ainda o mesmo templo onde seu saudoso pai, o inesquecível Maçom Aloísio Batista dos Santos (Ex Grão Mestre Estadual de MG) também foi Instalado e onde em 1984, Marcus Vinicius se tornou Lowton e onde muitos irmãos presentes na Sessão Magna foram iniciados, elevados, exaltados e instalados.

O simbolismo do templo possui notável valor histórico e sentimental, sendo ladeado por uma belíssima árvore de Acácia Amarela. Brevemente será demolido para construção de um edifício administrativo onde se fixará a sede central da Confederação Maçônica do Brasil (COMAB) que será responsável por todo território nacional.

Com isso, o emblemático templo de tantas tradições, ao abrigar um edifício moderno, deixará de ser parte integrante da historia maçônica de grande parte dos maçons mineiros da capital.

A partir de agosto próximo, para enorme satisfação e felicidade de todos os maçons gobianos, os trabalhos não só da Oficina Cavaleiros do Sol Poente 3922, como também de diversas outras Lojas do GOB MG retornarão para o também histórico endereço da Rua Rio de Janeiro 985, 11º, centro de Belo Horizonte, que por curiosidade, foi o local exato onde a Confederação Maçônica Brasileira assinou seu primeiro ato de formação, ou seja, a COMAB nasceu no 11º andar de um prédio na região central da capital mineira que hoje pertence ao Grande Oriente do Brasil.

Diversas dignidades e autoridades maçônicas estiveram presentes à Sessão Magna: Irmão Ademir Candido da Silva, Grão Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil; Wanderley Salgado de Paiva, Vice Presidente do Supremo Tribunal Federal Maçônico e José Francisco Tudéia, Delegado Geral e ex Secretário do Patrimônio do GOB MG, bem como Secretários Estaduais, entre outras autoridades, deputados federais, deputados estaduais, mestres instalados, mestres, companheiros e aprendizes.

Fonte:- Ir.’. Marcus Vinicius G Santos


(A:FC/R:FC)
Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

fernando

Fernando Colacioppo (Coordenador da Rede Colmeia) http://redecolmeia.com.br/2019/04/11/fernando-tullio-colacioppo-sobrinho/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.