BREAKING NEWS

LOJA ROMA Nº 425 COMPLETA 134 ANOS – ORIENTE DE SÃO PAULO/SP.

 

Breve relato histórico da Loja Roma.

No início do ano de 1889, um grupo de maçons se reunia em uma pequena sala, gentilmente cedida pela direção do então jornal “Garibaldi”, localizado à Rua José Bonifácio, Centro, nesta Capital, com o objetivo de fundar uma nova Loja Maçônica.

O grupo de maçons era formado por italianos, daí a origem do nome da nova Loja, que homenageava a capital da Itália, ROMA, sob a orientação e direção de um paulistano ilustre, o Dr. Joaquim Inácio Ramalho, conhecido como Barão de Ramalho; Sob a liderança do Barão de Ramalho foi organizada a primeira e interina administração, cabendo ao Dr. Jerônimo de Cunto a Venerança e ao Capitão Antônio Giusti a Secretaria da recém nascida Loja Roma, que em abril do mesmo ano recebia seu “Brevê Constitucional”, expedido pelo Grande Oriente do Brasil, já com seu número de Ordem 425, tendo sua Carta Constitutiva expedida em 16 de maio de 1890, por ato do Soberano Grão Mestre Geral da Ordem.

Pela relevância histórica temos que destacar que os trabalhos maçônicos somente foram interrompidos por ordem do governo ditatorial de Getúlio Vargas, cognominado “Estado Novo”, que de novo nada tinha, quando o então Grão mestre Estadual Sr. José Adriano Mar Junior suspendeu as reuniões maçônicas por tempo indeterminado, que só foram retomadas em fevereiro de 1940, motivada pela mobilização e pressão dos maçons de todo o país, por ordem do Grão Mestre Geral da Ordem, o General Moreira Guimarães autorizado pelo Ministro da Justiça.

O reinício dos trabalhos na Loja Roma ocorreu em 15 de Novembro de 1940, sob a Presidência do Ir∴ Frank de Barros Monteiro; Foram dois anos, três meses e vinte dias de suspensão; A Loja Roma sempre se manteve fiel a Maçonaria Regular do Brasil nunca se afastando do Poder Central, colaborando e participando ativamente dos momentos decisivos de nossa Ordem, marcando seu nome na história.

Ir∴ Fernando Davi Filho (MI, 33º REAA, placetado).

(A:FC/R:CRS)
Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

 
 
 

FERNANDO T

Fernando Colacioppo (Coordenador da Rede Colmeia) http://redecolmeia.com.br/2019/04/11/fernando-tullio-colacioppo-sobrinho/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.