FATOS HISTÓRICOS

LOJA PERSEVERANÇA, Faz Aniversário de 156 anos de Fundação.

O Grande Oriente do Brasil, através do Soberano Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, parabeniza a Loja Perseverança, GOB-PR, e aos irmãos do quadro, pelos seus 156 anos de trabalho em favor da humanidade e proteção da Pátria.

Conheça um pouco da Loja Perseverança:

No dia de hoje, 5 de Maio, a mais antiga Loja Maçônica do Paraná e uma das mais antigas do Brasil completa 156 anos de funcionamento.

O registro da maçonaria em Paranaguá começou em 1837 com a fundação da Loja União Paranaguense que lamentavelmente sofreu um incêndio nas suas dependências ficando 4 anos sem funcionar e seus membros fundaram a Loja Perseverança em 1864, que é a instituição privada mais antiga em funcionamento na cidade.

Nesta Loja centenária esteve D.Pedro II em uma visita quando veio aqui inaugurar a estrada de ferro que leva seu nome.

Mais dois eventos grandiosos marcaram a Loja Perseverança, em Outubro de 1870 os membros da loja compraram duas escravas, a Lucia e a Zelina e as libertaram, iniciando portanto 18 anos antes da lei aurea, aqui na Loja o início da libertação dos escravos, sendo que após esse feito a então Princesa Isabel sancionou a Lei Áurea, na sua terceira e última regência, estando o Imperador D. Pedro II em viagem ao exterior.

Foi assinada no Paço Imperial por Dona Isabel e por Rodrigo Augusto da Silva às três horas da tarde do dia 13 de maio de 1888.

O segundo grande momento da Loja Perseverança foram os Irmãos da Loja que participarem na linha de frente na guerra do Paraguai, que foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul.

Foi travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Brasil, Argentina e Uruguai. A guerra estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870, lamentavelmente alguns Irmãos da Loja morreram nessa batalha.

Esse é o GOB Junto de Você!

Fonte: Secretaria Geral de Comunicação e Informática do GOB

(A: FC | R: CRS) Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.