NEWS

LOJA FRATERNIDADE PAULISTANA Nº 2309 – ORIENTE DE SÃO PAULO – SP.

Dia 05 de março  de 2020, quinta feira às 20:00 horas na LOJA FRATERNIDADE PAULISTANA Nº 2309, ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO, RUA MAZZINI Nº 320, SÃO PAULO/SP, ACLIMAÇÃO, fundada em 20/07/1977.

Sessão de iniciação do agora maçom Tony Trindade, tendo como Venerável Mestre Antonio Carlos Estevam da Silva, estando presente as autoridades maçônicas Rui Correa (Ilustre Conselheiro Federal do GOB e Grão-Mestre de honra Estadual de São Paulo GOB-SP)Ruy da Paz (Secretário Geral Adjunto de Planejamento), Leandro Grandini, (Secretario Estadual de Relações Publicas Maçônicas do GOB-SP), Munir Abdo Agamme Junior (Secretário Estadual Adjunto de Previdência e Assistência), Gilvécio Paulo Arruda (Secretário Estadual Adjunto de Comunicação e Informática), Bruno Paura e Pauli Rego (Deputados Federais – SAFL), Antonio Cesar Picosse (Conselheiro Estadual), mestres instalados, mestres, companheiros e aprendizes.

A∴ R∴L∴S∴ “FRATERNIDADE PAULISTANA” – 2309 CAPITAL – SÃO PAULO

1. TRIÂNGULO PERFEITO OU DA PERFEIÇÃO. – 2. O OLHO QUE TUDO VÊ. – 3. O CÍRCULO UNIVERSAL.- 4. AS MÃOS ENTRELAÇADAS. – 5. O SOL. – 6. A LUA e 7. AS CORES.

1.TRIÂNGULO PERFEITO OU DA PERFEIÇÃO: Símbolo utilizado em grande parte dos estandartes, por representar as luzes da loja: V∴M∴, Ir∴ 1º Vig∴ e Ir∴ 2º Vig∴, com os seus três vértices iguais, o Triângulo da perfeição, também denominado hora por delta, se trata de um triângulo equilátero.

O delta, localizado no oriente nos templos maçônicos, onde os IIr∴ possam sempre vê-lo e dirigir-se ao mesmo em pé e a ordem para se pronunciarem, representa o ternário: presente, passado e futuro e os três elementos inseparáveis: Sabedoria (AMOR), Vontade e Inteligência, que devem estar presentes em todos os atos dos maçons, isto para que a vontade não produza mal, quando realizada sem Amor ou Sabedoria, ou não se torne estéril na ausência de inteligência.

2. O OLHO QUE TUDO VÊ: Representa a onisciência do ente supremo, Grande Arquiteto do Universo, que a tudo observa, sendo a coluna central da humanidade, independente da religião. Está presente em nosso estandarte, para nos lembrar que todas as nossas ações, pensamento e atitudes são observados pelo Grande Arquiteto do Universo.

A presença do OLHO QUE TUDO VÊ no centro do DELTA simboliza a Divina Providência 3. O CÍRCULO UNIVERSAL: Símbolo da livre criação, representando o infinito e o universo, uma vez que não tem começo nem fim, apenas o ponto central (o homem), que o traça utilizando o compasso, cujo raio é o limite dos seus conhecimentos, iniciativa e ousadia, contendo ao seu redor nome da Loja, Fraternidade Paulistana, em toda ordem universal.

4. AS MÃOS ENTRELAÇADAS: Símbolo da fraternidade, representado a união de todos os irmãos.

5 e 6. O SOL E A LUA: Representam a dualidade de manifestações, o ativo e o passivo dos trabalhos maçônicos. A LUA, crescente, presente sempre ao lado direito, sendo crescente para demonstrar que devemos estar em constante evolução, crescimento.

O SOL símbolo do ativo é a Luz. A luz é Vida, e as irradiações entre a Luz e as Trevas transcendem a compreensão humana. O Sol e a Lua representam também na simbologia maçônica a Luz e o seu reflexo, a atividade da vontade e o lado imaginativo do ser humano.

Assim presença do sol a Oriente no templo e da Lua a ocidente relembra aos irmãos o caminho que devemos percorrer: das trevas em direção à Luz.

7. AS CORES: Todas as cores presentes em nosso estandarte estão relacionadas ao nosso Rito Escocês Antigo e Aceito e aos três primeiros graus da maçonaria simbólica. Pode-se notar a predominância da cor azul-celeste, cor presente em nosso céu, seja no continente africano, europeu ou asiático, azul este contemplado por todo ser humano independente de credo, cor ou raça, que ao olhar para o céu busca uma força maior. O azul simboliza a piedade, o equilíbrio, a lealdade e a sabedoria.

 

no images were found

(A: FC | R: CRS) Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.