NEWS

Sessão especial de Instalação e Posse em ARLS “Amparo da Virtude”, do Oriente de Pesqueira, PE

Sessão Especial de Reassunção e Posse do Venerável Mestre Antônio Cristovão dos Santos eleito para presidir a A∴R∴L∴S∴ “Amparo da Virtude”, do Oriente de Pesqueira – PE, no período de 06/2019 a 06/2021, posse da Administração e seu Orador. A Comissão Instaladora teve a seguinte composição: Tércio Cristóvam Leite dos Santos, Tarcízio Marques Monteiro e Severino Martins F. da Silva.

Nos siga nas redes sociais do GOB:

 

Pesqueira é um município brasileiro no agreste do estado de Pernambuco.

Pesqueira é um município brasileiro no agreste do estado de Pernambuco. Situado no Vale do Ipojuca, está distante a 215 km da capital do estado, Recife. É sede da Diocese de Pesqueira, cuja sé episcopal está na Catedral Santa Águeda.

A história de Pesqueira começa volta de 1671/1672 com a fundação de uma missão da Congregação do Oratório pelo padre João Duarte do Sacramento. Tal missão fora fundada junto à tribo cariri de nome Xukuru, que habitava a serra do Ororubá (ou Urubá, ou até Ararobá, como aparece nos registros mais antigos). O local foi batizado pelo padre como Missão de Nossa Senhora das Montanhas, também chamada de Missão de Ararobá, que depois se tornou Monte Alegre e finalmente Cimbres, quando foi elevada à categoria de vila em 3 de abril de 1762.

Antes disso, segundo carta de sesmaria datada de 24 de janeiro de 1691, o lugar já era sede da Capitania de Ararobá e tinha como capitão-mor o sesmeiro Matias Sicio, que seria substituído ainda naquele mesmo ano por João de Oliveira Neves, segundo carta assinada por ele em agosto de 1691. Pelo menos até 1721, segundo documento de 4 de abril daquele ano, um manifesto em apoio a Antônio Vieira de Melo, Oliveira Neves, fazendeiro que vivia na região, ainda era capitão-mor de Ararobá.

Ao que parece, a dita capitania foi transferida para os Campos dos Garanhuns por volta de 1727 e não em 1700, como alguns apontam. A capitania voltaria para Monte Alegre em 1762, com a elevação da povoação à categoria de vila e sede de município.

A partir do começo do século XIX, uma fazenda começou a ser instalada ao pé da serra por Manoel José de Siqueira, que recebeu as terras do “sítio Pesqueiro” como dote de casamento com Clara Coelho, filha do então capitão-mor de Cimbres Antônio dos Santos Coelho da Silva, da fazenda Jenipapo (hoje distrito do município de Sanharó). A fazenda recebeu o nome de “Pesqueira” (ou “Pesqueira”, como também se encontra nos registros mais antigos) e começou a progredir com rapidez, tanto que a 13 de maio de 1836, Pesqueira já era uma povoação vistosa e foi elevada a vila com o simplório nome de “Pesqueira”. Junto com a elevação a vila, Pesqueira recebeu a sede do Município de Cimbres (que no alto da serra, já não era tão viável para assuntos políticos e o comércio).[6] Depois disso a cidade progrediu como nenhum outro lugar do sertão, devido à instalação de fábricas de doces e beneficiamento de tomate.[carece de fontes]

Em 1880 a vila foi elevada a cidade com o nome de “Santa Águeda de Pesqueira”, que não vingou e ficou conhecida pelo nome de “Pesqueira” simplesmente. A vila de Cimbres foi a ela anexada e, juntas, Cimbres e Pesqueira formaram o Município de Cimbres até 1913, quando “Pesqueira” passou definitivamente a ser o nome do Município, passando a antiga sede a mero distrito.

(A:FC/R:FC)
Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.