EVENTOS

LOJA DE EMULAÇÃO D. PEDRO I – 3629, ORIENTE DE SÃO PAULO-SP

Dia 11 de dezembro de 2019, quarta feira às 20:00 horas na Loja DE EMULAÇÃO D. PEDRO I – 3629, RITO DE YORK, localizada na Rua Augusta Nº 719 – Sobre Loja, Consolação – SÃO PAULO / SP. Fundada em 25 de agosto de 2004.

A Sessão de Homenagens entrega de Benemérito da Ordem ao irmão José Ricardo Ceravolo Risolia e titulo de membro honorário ao irmão Gerson Magdaleno Grão-Mestre Estadual de São Paulo GOB-SP,

Tendo como Venerável Mestre Francisco Juliani, estando presentes as autoridades maçônicas irmão Gerson Magdaleno Grão-Mestre Estadual de São Paulo GOB-SP, Fernando Colacioppo Secretário Geral de Comunicação e Informática Adjunto do Grande Oriente do Brasil, Nilton Gomes Assessor do Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Secretários Estaduais: SILVIO VERDIANI (SECRETÁRIO ESTADUAL DE FINANÇAS), SILVIO R. S. ALVES BRANCO (SECRETÁRIO ESTADUAL DA GUARDA DOS SELOS), Hamilton Bernal (Secretário adjunto de RI), Luiz Kraemer (Secretário Adjunto de Comunicação e Informática), Maurício Silva (Secretário adjunto de Ritualística Rito de York), entre outras autoridades, deputados federais, deputados estaduais, mestres instalados, mestres, companheiros e aprendizes.
Homenagens.

Benemérito da Ordem ao irmão José Ricardo Ceravolo Risolia.

Titulo de membro honorário ao irmão Gerson Magdaleno Grão-Mestre Estadual de São Paulo GOB-SP.

 

Ao centro as colunas na cor cinza, com seu respectivo capitel, colocadas no topo da escada com três degraus, na cor azul, entre as colunas a esfígie do patrono da Loja D. Pedro I na forma oval.

Na parte superior, escrito na forma circular e em azul, a expressão A G… D… G… A… D… U…, e logo abaixo o titulo distintivo da loja, escrito horizontalmente em duas linhas na cor verde. Na parte inferior a expressão Filiada ao Grande Oriente de São Paulo, Federada ao Grande Oriente do Brasil, o estandarte será branco com as bordas em amarelo. Colunas – Na Maçonaria usamos as Colunas de origem grega, a Jônica que corresponde ao Venerável Mestre da Loja a qual significa sabedoria.

A Dórica que corresponde ao Primeiro Vigilante e que representa a força. Por último, a Coríntia que corresponde ao segundo Vigilante e representa a beleza.

Na porta do Templo são colocadas duas Colunas efetivas que são chamadas Booz e Jachim. A primeira, Booz, se localiza à esquerda e a segunda Jachim à direita da entrada do Templo.

As duas combinadas representam “Deus se estabelecerá em força” ou “como fortaleza”. D. Pedro I e a Maçonaria Dom Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon foi o primeiro imperador do Brasil, como D. Pedro I, tendo sido também Rei de Portugal durante um curto período.

Recebeu os títulos de Infante, Grão-prior do Crato, Príncipe da Beira, Príncipe do Reino Unido de Portugal do Brasil e Algarves, Príncipe regente do Reino do Brasil além de primeiro imperador do Brasil, como D. Pedro I, de 12 de Outubro de 1822 a 7 de Abril de 1831, e ainda 28º Rei de Portugal (título herdado de seu pai, D. João VI), durante um período de sete dias (entre 26 de Abril e 2 de Maio de 1826), como D. Pedro IV.

Ficou conhecido como o Rei-Soldado, por combater o irmão D. Miguel na Guerra Civil de 1832-34 ou o Rei-Imperador. D. Pedro I abdicou de ambas as coroas: da portuguesa para a filha D. Maria da Glória e da brasileira para o filho D. Pedro II. D. Pedro I era o quarto filho (segundo varão) do rei D. João VI e de sua mulher, Carlota Joaquina de Bourbon, princesa de Espanha, primogénita do rei espanhol Carlos IV da Espanha.

Talvez uma faceta menos conhecida da sua vida, seja a sua ligação à Maçonaria. D. Pedro I, cujo nome simbólico era Guatimozim, foi um dos Grão Mestres da Maçonaria brasileira, tendo sido instalado em 4 de Outubro de 1822.

(A: FC | R: CRS) Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.