EVENTOS

Augusta e Respeitável Loja Simbólica ARARAT Nº 4034

Dia 02 de Setembro de 2019, segunda feira às 20:00 horas a ARLS ARARAT Nº 4034 GOB-SP/GOB, RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO, situado à Rua Bárbara Heliodora, 307 – Vila Romana – São Paulo – SP, fundada em 14/12/2009, Sessão de iniciação de Daniel D’Avila Zaccari e Emio Vitalino no D’Avila , a sessão foi presidida pelo Venerável Mestre Can Saro Baron ; Estavam presentes as autoridades maçônicas: Fernando Colacioppo Secretário Geral de Comunicação e informática Adj. do Grande Oriente do Brasil, Alexandre Arthur Hamparian Secretário Estadual da caixa de assistência beneficência maçônica do GOB-SP, José Ricardo Ceravolo Risolia, Secretário adjunto da RI para 2 macro região, Secretário do GOB-SP: Luiz Fernando Soares, deputado federal Zacarias Martin Mekbekian, entre outras autoridades mestres instalados, mestres, companheiros e aprendizes.


Iniciados Daniel D’Avila Zaccari e Emio Vitalino no D’Avila e os padrinhos.

A∴R∴L∴S∴ “ARARAT” – 4034 CAPITAL – SÃO PAULO

Tem no fundo as cores da Bandeira Armênia; 

Vermelho no alto, Azul ao centro e Laranja na parte inferior.

A partir e sobre a cor vermelha (cor do rito) estão escritas do alto: À Glória do Grande Arquiteto do Universo, o nome da Augusta e Respeitável Loja Simbó

 

lica ARARAT e, letras douradas, o Rito Escocês Antigo e Aceito adotado, a data de fundação (14 de dezembro de 2009) em Era Vulgar e o Oriente aonde se localiza.

Logo abaixo, sobre a cor azul, cor do firmamento, está simbolizado o Monte Ararat, um dos mais conhecidos símbolos do povo Armênio localizado em seu território histórico e que dá o nome à Loja, berço da humanidade; segundo o Livro da Lei, onde repousou a Arca de Noé após o Dilúvio, dando reinicio a uma nova vida e tendo em seu cume as neves permanentes. Em sua frente encontra-se resplandecente o símbolo do Eterno em dourado e o nome ARARAT em caracteres Armênios em cor vermelha.

Mais abaixo, sobre a cor laranja, cor da terra, como em primeiro plano, o comprometimento da Loja com a subordinação ao Grande Oriente do Brasil São Paulo GOB-SP e federado ao Grande Oriente do Brasil, sob o número de registro 4034; finalizando com o Piso Mosaico em forma triangular simbolizando a igualdade entre os povos e a liberdade para as múltiplas manifestações do pensamento.

Ladeado por duas Ciprestes, arvores nativas da região, plantadas a partir deste Pavimento Mosaico, caracterizando a planície do Ararat, donde Noé e seus descendentes iniciaram sua propagação pelo mundo, fazendo as vezes das colunas B (Boaz) e J (Jachin) da entrada do Templo.

Ao centro, sobre a montanha, e como foco de luz partindo por trás, iluminando seu centro, está uma das Luzes da Maçonaria, o Esquadro e Compasso em dourado com a letra “E” do alfabeto armênio, que representa a palavra “Eiutiun”, ou seja, a letra inicial do “EU SOU” dito por Deus a Moises para que ele assim disse-se a seu povo em Êxodo 3: 14: “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.” E finalizando, as franjas na cor laranja no extremo inferior complementam a terceira faixa das cores da bandeira Armênia.

Por Alexandre Arthur Hamparian, Jornalista MTB/SP Nº 68.871

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.