BREAKING NEWS

1º Banquete Ritualístico da 13ª Macrorregião – GOB-SP – Ribeirão Preto/SP.

Dia 24 de novembro de 2023 às 20h no Salão de Festas da Loja União e Liberdade, Local R. Francisca Massaro Farinha, 365 Nova Ribeirânia – Oriente de Ribeirão Preto/SP.

Ribeirão Preto é uma cidade localizada no estado de São Paulo, Brasil. É conhecida por sua forte economia, especialmente na área de agronegócios e produção de cana-de-açúcar. Além disso, a cidade possui uma vida cultural ativa, com diversos eventos, teatros, museus e uma vida noturna animada.

Sessão de 1º Banquete Ritualístico da 13ª Macrorregião – GOB-SP – Ribeirão Preto/SP.

O banquete ritualístico na maçonaria é uma parte importante de algumas lojas maçônicas, onde os membros se reúnem para confraternização após a realização de cerimônias maçônicas. Durante o banquete ritualístico, os maçons podem compartilhar refeições, socializar e discutir assuntos fraternais. Esses banquetes costumam ser realizados de acordo com tradições maçônicas e protocolos específicos da loja, com ênfase na camaradagem e no fortalecimento dos laços entre os membros. Vale ressaltar que os detalhes específicos podem variar entre diferentes lojas e ritos maçônicos.

Tendo como Venerável Mestre Edson Luís Soares.

Estiveram presentes as autoridades maçônicas:- Ruberval Ramos Castello Grão-Mestre Estadual de São Paulo GOB-SP, Eduardo Marcantonio Lizarelli Grão Mestre Estadual Adjunto do Grande Oriente de São Paulo, Augusto Martinez Perez Ministro do STFM, Sinval José Danielle Secretário Geral Previdência e Assistência, Lucas Francisco Galdeano Secretário Geral Relações Maçônicas Exteriores e representando o GMG do GOB, Claudio Roque Buono Ferreira Secretário Geral Adjunto de Educação e Cultura do GOB, Grão-Mestre-Geral Adjunto de Honra do GOB e Grão-Mestre Estadual de Honra do GOB-SP, Geraldo Antônio Polito Secretário Geral Adjunto de Educação e Cultura do GOB, Luís Guilherme Rezende #3280 Secretário Geral Adjunto de Relações Maçônicas Exteriores do Grande Oriente do Brasil, André Felipe Reis Secretário Geral Adjunto de Ritualística do REAA e Delegado Litúrgico de SP do REAA, Fernando T Colacioppo SB Secretário Geral de Comunicação e Informática Adjunto do Grande Oriente do Brasil, Rubem Nascimento Giranda Secretário Geral Adjunto Previdência e Assistência, Ruy Alberto Corrêa Altafim Assessor do GMG, Antônio Coelho Júnior Ilustre conselheiro do GOB SP, José Luiz Vaz secretário estadual de ritualista REAA GOB SP, Agnaldo Aguinaldo Alves Biffi presidente do TJM do GOB SP, Wilson Escoura secretário estadual adjunto relações internas, Renato Zucoloto secretário estadual adjunto de relações públicas, Wilson Roberto Marcio Ilustre conselheiro do GOB SP, MEMBROS DO SUPREMO CONSELHO DO BRASIL DO GRAU 33 PARA O RITO ESCOCES ANTIGO E ACEITO #REAA, TOMAS SOUTO DE ARAUJO GRANDE SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO, FRANCISCO JOSÉ MIRANDA GRANDE RELAÇÃO INTERIORES, entre outras autoridades, deputados federais, deputados estaduais, mestres instalados, Mestres Companheiros e aprendizes.

 

 

 
 

Homenagem ao irmão Sinval José Danielle Secretário Geral Previdência e Assistência

 

Banquete Ritualístico – Entrevista com o Poderoso Irmão Marcos Noronha.

Clique no link https://redecolmeia.com.br/2021/09/29/guia-para-realizacao-do-jantar-ritualistico-ou-loja-de-mesa/

Joaquim Gervásio de Figueiredo1 diz que o banquete é uma festividade maçônica realizada em Loja ou Oficina de Banquete, em grau de Aprendiz, para que dele possam participar todos os maçons. Ele afirma, ainda, que “embora seja uma tradição muito antiga, as primeiras regras normativas dessa cerimônia datam de 1721 e referiam-se aos banquetes anuais realizados no dia de São João Batista, por motivo da eleição do Grão-Mestre da Grande Loja de Inglaterra…”

Quanto aos ágapes o mesmo autor assim se expressa, in verbis:

“ÁGAPES (gr.). Refeição em que os cristãos primitivos se reuniam para comemorar a última ceia de Jesus Cristo com seus discípulos, e davam-se mutuamente o ósculo de paz e fraternidade. Estava associada à Eucaristia. Ambas essas cerimônias foram depois separadas, e por último os ágapes foram suprimidos pela Igreja, alegando prática de abusos. A Maçonaria o conserva nos graus capitulares.” (o destaque é da transcrição)

1 FIGUEIREDO, Joaquim Gervásio de. Dicionário de Maçonaria. São Paulo: Ed. Pensamento, 2a. Ed. (Revista e Ampliada), 1974, p. 71 e 28.

Guia para Realização do Jantar Ritualístico – Check-list das diversas fases para a realização do Evento. Definição de Evento:- “Jantar Ritualístico Tradicional de caráter social e cultural maçônico, de tempo determinado, gerador de grande integração, envolvimento e mobilização dos IIr.’. das LLoj.’. da Região Maçônica e outras do GOSP e outra potencias”.
Procedimentos Operacionais:- A organização do Evento será definida com base nas atividades listadas a seguir.

1) Produção • Obtenção do Local (cortesia/contratação) • Definição de Data/Horário de realização • Determinação do Público-Alvo (LLoj.’. integrantes e convidadas) • Fluxo de Participantes (pagantes e cortesias) • Estacionamento • Segurança Externa • Limpeza • Equipamentos Necessários • Alimentação e Bebidas (cardápio, buffet) • Recepção e Identificação dos Participantes e Autoridades • Contratação de Pessoal/Serviços • Coordenação de Pessoal • Venda de Convites

2) Promoção e Divulgação • Programação Visual do Evento • Divulgação do Evento • Prospecção de Patrocínio

3) Custos e Relatórios • Orçamento Global • Orçamento Detalhado • Fluxo de Caixa • Prestação de Contas • Relatório Final de Realização

Por Fernando Colacioppo.

#redecolmeia, #maçonaria, #gob

(A:FC/R:FC)
Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

FERNANDO T

Fernando Colacioppo (Coordenador da Rede Colmeia) http://redecolmeia.com.br/2019/04/11/fernando-tullio-colacioppo-sobrinho/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.