CURIOSIDADES

Os Dez Mandamentos e a Maçonaria.

Os Dez Mandamentos são uma série de princípios éticos e religiosos fundamentais encontrados na Bíblia, especificamente no Antigo Testamento. Eles são considerados sagrados para as religiões judaica e cristã. Já a maçonaria é uma fraternidade discreta e filosófica que se baseia em princípios morais e simbólicos. Embora ambos os conjuntos de princípios possam ter valores éticos em comum, eles não estão diretamente relacionados.

Os Dez Mandamentos, conforme descritos na Bíblia, incluem princípios como adorar somente a Deus, não fazer imagens esculpidas, honrar pai e mãe, não assassinar, não cometer adultério, não roubar, não dar falso testemunho e não cobiçar. Esses mandamentos têm uma base religiosa e são considerados divinamente ordenados.

Por outro lado, a maçonaria é uma organização secular que enfatiza a fraternidade, a moralidade e a busca pela verdade. Embora os maçons sejam encorajados a seguir princípios éticos e morais, a maçonaria não possui um conjunto fixo de mandamentos divinos. Em vez disso, ela usa símbolos e rituais para transmitir lições de moralidade e promover o autodesenvolvimento.

Em resumo, embora existam algumas semelhanças em termos de valores éticos, os Dez Mandamentos são específicos da tradição religiosa judaico-cristã, enquanto a maçonaria é uma organização fraterna que busca promover a moralidade e o autodesenvolvimento, mas não possui um conjunto de mandamentos religiosos específicos.

A lei de Deus contém 10 (dez) mandamentos, presentes na Bíblia no Livro do Êxodo 20

Não terás outros deuses além de mim.
Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor,o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.
Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.
Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor,o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.
Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá.
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença

Por Fernando Colacioppo

(A:FC/R:FC)
Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

FERNANDO T

Fernando Colacioppo (Coordenador da Rede Colmeia) http://redecolmeia.com.br/2019/04/11/fernando-tullio-colacioppo-sobrinho/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.