CURIOSIDADES

Corpus Christi e a Maçonaria.

Corpus Christi é uma celebração religiosa da Igreja Católica que ocorre anualmente na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em homenagem ao corpo e ao sangue de Jesus Cristo na Eucaristia. É uma festa importante no calendário litúrgico católico, na qual os fiéis celebram a presença real de Cristo na hóstia consagrada.
 
Quanto à maçonaria, trata-se de uma sociedade fraternal e discreta que existe há séculos. Ela é composta por homens (e também existe uma maçonaria feminina separada) que se reúnem em lojas maçônicas para promover princípios como liberdade, igualdade, fraternidade e a busca pela verdade. A maçonaria tem uma estrutura hierárquica baseada em graus, com rituais e símbolos próprios.
 
A relação entre Corpus Christi e a maçonaria é uma questão complexa e varia de acordo com as crenças e opiniões individuais. A Igreja Católica tem uma posição oficial de incompatibilidade com a maçonaria. Em 1738, o Papa Clemente XII emitiu uma bula papal chamada “In Eminenti”, que proibia os católicos de se juntarem à maçonaria sob pena de excomunhão. Desde então, vários papas reafirmaram essa posição.
 
A Igreja Católica vê a maçonaria como uma organização secreta que promove ideias contrárias à doutrina católica, como o relativismo moral e religioso, o secularismo e a independência em relação à autoridade eclesiástica. Por sua vez, a maçonaria afirma defender a liberdade de pensamento e a tolerância religiosa, e muitos maçons são adeptos de diferentes religiões.
 
Portanto, é importante ressaltar que há uma tensão histórica entre a Igreja Católica e a maçonaria, e a visão oficial da Igreja é contrária à participação de católicos na maçonaria. No entanto, as atitudes individuais em relação a esse assunto podem variar e há católicos que são maçons, embora isso seja considerado incompatível com a doutrina católica.
 

Por: Fernando Colacioppo

(A:FC/R:CRS) Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.