BREAKING NEWS

Loja Constância, 1147 – Oriente de Campinas/SP.

Dia 07/12/2021 (3ªf) às 20h na Loja CONSTÂNCIA – 1147, http://www.lojaconstancia.com.br, RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO, AVENIDA OROZIMBO MAIA Nº 280 CAMPINAS SP CENTRO, Fundada em 20/9/1935.

Sessão Magna de Entrega da Títulos e Medalhas do Grande Oriente do Brasil e da Loja Constância a irmãos.
1) BENEMÉRITO DA ORDEM:- ALFREDO ABUD NETO, AMERICO GUMERCINDO MARINO JUNIOR, ANTÔNIO AUGUSTO PIRES DE OLIVEIRA FILHO, IRINEU NUCCI FILHO, JOÃO ANDRE BENGTSON, PLÍNIO ESCHER JÚNIOR.
2) GRANDE BENEMÉRITO DA ORDEM:- ANTÔNIO AUGUSTO FASOLO QUEVEDO, ANTÔNIO SEBASTIÃO NOGUEIRA, CARLOS ALBERTO DAS NEVES GOMES, MARCO AURÉLIO MOREIRA, RAMON REZENDE COBRA.
3) ESTRELA DA DISTINÇÃO MAÇÔNICA:- DOMINGOS REIS BONIFÁCIO, MANOEL DO NASCIMENTO DIAS FILHO, PEDRO ROGÉRIO FERNANDES, TASSO ROSA CAMPOS.
4) CRUZ DA PERFEIÇÃO MAÇÔNICA:- ANTÔNIO ASSIS ALDROVANI
Medalha da Loja Constância a irmãos:- ARI DE PAULA SILVA, JOSÉ GERALDO PAIVA, RENATO SOLA LEITE, STEFANY CARDOSO FARIA, CARLOS ALBERTO SALOMÃO MURARO.

Tendo como diretoria:– Venerável Mestre: Benedito Cesar Franco de Camargo, 1º Vigilante Irineu Nucci Filho, 2º Vigilante Thiago Chohfi, Secretário Antônio Augusto Fasolo Quevedo, Tesoureiro José Geraldo Paiva, Chanceler Glauco Bonfiglioli, Orador Marcelo Chaim Chohfi.

Estando presente as autoridades maçônicas Gerson Magdaleno Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente de São Paulo GOB-SP, os Ilustres Irmãos  Pedro Renato Lucio Marcelino Presidente do Tribunal Eleitoras do GOB-SP, Paulo Roberto Correia Butzloff Secretário Estadual Adjunto de Relações Internas para 4ª macrorregião, Rubens Cesar Batista e José Camilo Machado Assessores distritais do GOB-SP, José Emílio Mollemberg (33º), entre outras autoridades, Mestres Instalados, Mestres, Companheiros e Aprendizes.

 

 

História:- A Loja Constância
A História oficial da fundação da ARLS “Constância” remonta aos longínquos idos de 20 de setembro de 1935, quando abnegados Irmãos se reuniram pela primeira vez em um imóvel sito à Rua Dr. Quirino nº 1455, para formalizarem a fundação daquela que seria a segunda Loja Maçônica de Campinas

A sessão inaugural foi dirigida pelo Irmão João Marcílio, Grau 30, ex-membro remedido e benemérito do Quadro da Grande Benemérita Loja Capitular “Independência”, de Campinas, e estiveram presentes maçons regulares que subscreveram a Ata de Fundação, assim como candidatos à Iniciação. Ressaltamos a importância do Irmão Jayme de Carvalho, Grau 18, que assumiria o cargo de Hospitaleiro da Diretoria Provisória eleita naquela oportunidade, que juntamente com o Irmão João Marcílio, muito se esforçaram para o lançamento da primeira pedra do novo Templo a ser levantado nesta cidade de Campinas.

A fundação da Loja “Constância”, pelo que nos informam os registros da época, veio preencher uma lacuna então existente, motivada pelas necessidades e aspirações não satisfeitas de muitos maçons que desejavam trabalhar em benefício de Ordem e da Humanidade. Foram também motivos relevantes a afluência de centenas de Obreiros vindos de outras cidades, ótimos elementos cuja força devia ser reunida em benefício da Maçonaria, além da existência de inúmeras pessoas no mundo profano, honestas e de bons costumes, desejosas de pertencer a uma Loja Maçônica.

Foi escolhido o título distintivo de “Constância”, porque os fundadores da Loja Maçônica Constância, julgaram que este nome indicaria o modo de proceder da novel Instituição Maçônica, sendo assim, constância e perseverança em todas as boas ações, em todos os atos de origem maçônica, tanto em defesa de nossos direitos como no combate ao erro, à opressão, à injustiça e aos inimigos em geral da Maçonaria.

Ao ser fundada e instalada, a Respeitável Loja “Constância” ocupava um imóvel sito à Rua Dr. Quirino, nº 1455. Posteriormente, sua Instalação e Regularização no Rito moderno, em 07 de agosto de 19637, deu-se quando a Loja Constância ocupava um imóvel sito à Rua da Conceição, nº 219. Ao ser Instala e Regularizada no Rito Escocês Antigo e Aceito, em 20 de fevereiro de 1943, seu Templo ficava na Rua Dr. Campos Salles, nº 542. Somente em 21 de setembro de 1974, passou a Loja Constância a funcionar neste endereço da Avenida Orosimbo maia, nº 280, centro, Campinas-SP.

Desde aquela histórica reunião de 20 de setembro de 1935, até hoje, a ARLS “Constância” tem procurado ser fiel aos seus objetivos originais, procurando deles não se afastar mesmo que os ventos de tormenta não cessem de fustigá-la.

Em sua trajetória a Loja Maçônica Constância tem demonstrado participação efetiva na sociedade onde estamos engajados, mostrando retidão de conduta como homens livres e de bons costumes, sempre voltados ao bem comum da sociedade.

Títulos
Em seu quadro de obreiros passaram Ilustres Maçons os quais, por suas vidas e seu trabalho em prol da sociedade em geral, acabaram sendo homenageados postumamente com nomes de logradouros públicos.

Ao longo dos anos a Loja Constância foi agraciada com diversos Títulos, pelo trabalho e pela dedicação em benefício da maçonaria e da sociedade. Além de seu Breve Constitutivo, datado de 26 de julho de 1944, recebeu ainda os seguintes Títulos:

– Título e Medalha de “Benfeitora da Ordem”, em 7 de novembro de 1975;

– Título e Medalha de “Grande Benfeitora da Ordem”, em 9 de setembro de 1985;

– “Diploma” concedido pelo Grande Oriente do Brasil, em 15 de novembro de 1989, pelos relevantes serviços prestados à Ordem e à Pátria;

– Medalha “Marrey Júnior”, em 8 de novembro de 1996;

– Título e Medalha de “Estrela da Distinção Maçônica”, concedida pelo Grande Oriente do Brasil, em 13 de setembro de 2010;

– Título e Medalha “Júlio Prestes”, concedidos pelo Grande Oriente de São Paulo, em 10 de dezembro de 2015.

FERNANDO T

Fernando Colacioppo (Coordenador da Rede Colmeia) http://redecolmeia.com.br/2019/04/11/fernando-tullio-colacioppo-sobrinho/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.