BREAKING NEWSFATOS HISTÓRICOS

Liberdade de imprensa.

A Liberdade, junto com a fraternidade e a igualdade são vigas mestres da Maçonaria.

Dia da Liberdade de Imprensa, que no Brasil é comemorado em 7 de junho, não pode ser esquecido. A liberdade de imprensa é um bem da sociedade, conquistado com muito esforço e à custa de muitas vidas. Hoje em dia ainda há quem discorde que ela exista de fato, pois infelizmente a censura ainda persiste disfarçada de vários modos: seja defendendo os interesses dos próprios veículos de comunicação, seja por ideologias políticas. Apesar das controvérsias, é inegável que a defesa da liberdade de imprensa contribui muito para o fortalecimento das instituições democráticas no Brasil. Esse é um trabalho incessante em favor da própria sociedade que, por ter o direito à informação, tem o dever de também lutar pela imprensa livre e ajudar a combater a impunidade de crimes praticados contra os profissionais e veículos de comunicação.

 

Liberdade de imprensa é a capacidade de um indivíduo de publicar e dispor de acesso a informação (usualmente na forma de notícia), através de meios de comunicação em massa, sem interferência do estado. Embora a liberdade de imprensa seja a ausência da influência estatal, ela pode ser garantida pelo governo através da legislação. Ao processo de repressão da liberdade de imprensa e expressão chamamos censura.

 

A liberdade de imprensa é tida como positiva porque incentiva a difusão de múltiplos pontos de vista, incentivando o debate e por aumentar o acesso à informação e promover a troca de ideias de forma a reduzir e prevenir tensões e conflitos. Contudo, é vista como um inconveniente em sistemas políticos ditatoriais, quando normalmente reprime-se a liberdade de imprensa, e também em um regime democrático, quando a censura não necessariamente se torna inexistente.

 

Geralmente, refere-se a material escrito mas, segundo alguns autores,[quem?] o termo “imprensa” pode, por vezes, alargar-se a outros meios de comunicação social. De qualquer forma, a liberdade de imprensa corresponde à comunicação através da mídia, como jornais, revistas ou a televisão enquanto a “liberdade de expressão” se aplica a todas as formas de comunicação como, por exemplo, nas artes.

 

De acordo com a organização Repórteres sem Fronteiras, o Brasil ocupa a 104.ª posição do ranking de liberdade de imprensa em 2016, dentro de uma lista composta por 180 países. O relatório aponta uma queda no índice em relação ao ano de 2015. Portugal, em 23º, subiu na lista. Cabo Verde, ficou em 32º.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_de_imprensa

‘Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo’ – Voltaire. Esta citação, supostamente do escritor e filósofo francês Voltaire, é frequentemente usada por defensores da liberdade de expressão.

 

A Liberdade, junto com a fraternidade e a igualdade são vigas mestres da Maçonaria.

Na Maçonaria a única coisa que é proibida, É PROIBIR.

 


(A:FC/R:FC)
Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

FERNANDO T

Fernando Colacioppo (Coordenador da Rede Colmeia) http://redecolmeia.com.br/2019/04/11/fernando-tullio-colacioppo-sobrinho/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.