CURIOSIDADES

Quinta feira Santa, Sexta feira da paixão e sábado de aleluia e a Maçonaria.

A quaresma tem seu inicio na quarta-feira de cinzas e seu término ocorre 5ª feira Santa. Porém, grande parte dos católicos mantém suas penitências ou promessas até a Sexta-feira santa, cujo o dia já é voltado para penitência e orações.

Os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual.

Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal.

O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. A quaresma vai a até a páscoa quando o Senhor ressuscita.

Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa.

Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa.

Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa penitência. O roxo no tempo da quaresma não significa luto e sim simboliza que a igreja está se preparando espiritualmente para a grande festa da páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo.

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade.

Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril.

O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.

Banquete Ritualístico do Grau 18º; a ceia é uma parte da cerimônia chamada CONCLAVE ROSA CRUZ, realizada anualmente na quinta-feira de endoenças e estende-se por dois ou três dias.

Graus maçônicos é o nome atribuído a uma hierarquia escalonada de evolução dentro dos Ritos existentes dentro da Maçonaria.

Maçonaria é uma associação que busca o aperfeiçoamento intelectual e social do homem, e que realiza seu intento dentro de uma estrutura que se organiza em Ritos, estes são divididos escalonadamente em “graus“.

A divisão em graus foi herdada das guildas medievais.

Essa divisão comporta duas estruturas: os graus simbólicos e os graus filosóficos denominados por vezes noutros ritos como no Rito Francês ou Moderno por Ordens. 

Grau 18 Cavaleiro Rosa-Cruz

O Grau pertence à categoria dos Graus Gnósticos e Superiores, sendo consagrado à vitória da luz sobre as trevas, ao Culto Evangélico e ao advento de Cristo, à encarnação do Verbo; A Loja funciona em três salas que representam os três planos pelos quais transitam os candidatos, quais sejam a morte, o plano astral e a ressurreição. (Texto extraído do Livro UMA VISÃO GLOBAL DOS 33 GRAUS DO R. E. A. A. Walter Pacheco Jr., da Editora Madras)

A beleza do grau 18º segundo o irmão Fernando Colacioppo (M∴ I∴; 33º REAA; 33º Adonhiramita; CBCS; 9º Rito Moderno; 33º Rito Brasileiro-Coord. da Rede Colmeia) “É um grau dedicado ao respeito a família”.

No sábado de aleluia, é realizada a cerimônia de colação de Grau 18 – Cavaleiro Rosa Cruz, normalmente durante o dia.

À noite realiza-se então a CEIA ROSA CRUZ, com todos os presentes, inclusive os novos Cavaleiros:

Fotos no Sublime Capítulo Rosa Cruz Barão de Mauá II, no dia 30 de março de 2010, terça-feira, às 20:00 horas, no Templo Barão de Mauá, situado Av. Ricardo Medina Filho, 577 ao Vale de São Paulo.

(A: FC | R: CRS) Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.