BREAKING NEWS

Grão Mestre Geral Adjunto de Honra do GOB, Claudio Roque Buono Ferreira em São Paulo.

Em 07 de dezembro de 2020, o Eminente Anibal Martinez Secretário Geral do Interior, Relações Públicas, Transporte e Hospedagem – GOB fez uma visita de cortesia ao Eminente Irmão Cláudio Roque Buono Ferreira em sua residência, que encantou-se com sua humildade e deixou-o maravilhado com sua dedicação à pintura de telas onde transfere toda tua sensibilidade pelas artes, isso desde seus 6 anos de idade, sendo agraciado com uma tela de sua autoria o que me deixou muito honrado.

Conversar com o Eminente Irmão Cláudio Buono, cujos currículos, maçônico e profissional, são motivos de orgulho para nossa Ordem, sendo ele reverenciado por todos os maçons do Grande Oriente do Brasil, é um expoente de fraternidade para todos que tem a oportunidade de com ele se encontrar.

Nascido em 03 de fevereiro de 1933, na cidade de São Paulo, filho do Sr. Joaquim de Oliveira Ferreira e da Sra. Adalgisa Buono Ferreira, 2° Tenente Médico R/2 do Exercito Brasileiro, é casado há 60 anos com a Cunhada Eunice com quem tem três filhas e cinco netos.

Iniciado em 14 de outubro de 1980 na Augusta e Respeitável Loja Simbólica “Comércio e Ciências”, nº 87, Rito Escocês Antigo e Aceito, fundada em 23 de Outubro de 1899, Oriente de São Paulo (SP), chegando a Companheiro em 08 de setembro de 1981 e Mestre em 06 de abril de 1982.

A seguir, cito uma pequena parte de seu extenso currículo maçônico: Mestre Instalado na Augusta e Respeitável Loja Simbólica “Acácia da Paz” em 22 de outubro de 1988; No Supremo Conselho dos Graus Escoceses 4 a 33 para o Brasil investido no Grau 33 – Grande Inspetor Geral da Ordem em 01 de junho de 1991; Benemérito da Ordem GOB – Ato n° 137, de 30 de maio de 1995. É membro ativo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica “Jacques de Molay”, nº 2778, ambas do Oriente de São Paulo (SP).

Exerceu os cargos de: Grande Secretário Adjunto de Relações Públicas do Grande Oriente de São Paulo; Grande Secretário Geral Adjunto de Educação e Cultura do Grande Oriente do Brasil para a Região Sudeste – Decreto n° 0050 de 25 de junho de 1995; Grande Secretário Geral Adjunto de Relações Maçônicas Exteriores para a América Central e Caribe;

Exerceu mandatos como Deputado Estadual do GOSP e Deputado Federal da Soberana Assembleia Federal Legislativa tendo experiência parlamentar.

Foi eleito aos cargos de: Grão-Mestre Adjunto do GOSP no período entre 1999 e 2003;  Grão-Mestre do GOSP no período entre 2003 e 2007; e Grão-Mestre Geral Adjunto do GOB no período entre 2008 e 2013.

Fundou dezenas de Lojas Simbólicas e Filosóficas em todo o Estado de São Paulo, é escritor e membro de diversas Academias Maçônicas, divulgou mundialmente, através de suas obras, as realizações da Maçonaria Brasileira, motivado pelo registro da história e da tradição maçônica, publicando dez livros: Manual Heráldico do Rito Escocês Antigo e Aceito (2 volumes); A Primeira Loja Maçônica na História de São Paulo e Grande Oriente de São Paulo: 75 anos, estes em coautoria com José Castellani; Os Templários, Templários no Terceiro Milênio, e os Templários 2002, ambos em coautoria com David Caparelli; Além do que se vê,  Além do que se ouve, em coautoria com Wagner Veneziani Costa; Maçonaria e Museu, Supremo Conselho do Brasil para o Rito Escocês Antigo e Aceito, de sua exclusiva autoria.

Detentor dos títulos: Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente do Brasil do Estado de São Paulo; Grão-Mestre de Honra da Grande Loja Regular de Portugal;  Grão-Mestre de Honra da Grande Loja Regular da Itália; Membro Honorário da Assembleia Federal Legislativa; Prior da Ordem de Malta e Past-Preceptor da Ordem do Templo;  Membro Honorário de diversas Lojas Simbólicas e Corpos Filosóficos, de todos os Ritos reconhecidos pelo GOB.

Médico oftalmologista, formado em 1960 pela Faculdade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro, em Uberaba, Minas Gerais, tem o Curso e Título de Especialista em Oftalmologia, pela Faculdade Paulista de Medicina, realizado no período de 01 de fevereiro de 1968 a 15 de dezembro de 1969; pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, ambos em 1970,  estes registrados no Conselho Regional de Medicina sob o número 6422 em São Paulo; Medicina Esportiva e Escolar, pela Escola Superior de Educação Física da USP; Obstetrícia, pela Associação Maternidade São Paulo e, ainda, Administração Hospitalar, pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Pesquisas Hospitalares.

Esportista por convicção,  registra em seu currículo a prática de Vela e Tiro. Conhece diversificadas culturas e etnias, em razão das muitas viagens internacionais realizadas. É voltado à crença da supremacia do Espírito sobre a Matéria, praticando a benemerência indistintamente, sem ostentação.

Extraído da Rede Colmeia https://redecolmeia.com.br/2020/02/03/a-rede-colmeia-parabeniza-o-irmao-claudio-roque-buono-ferreiro/

 

E conclui o Eminente Anibal Martinez “Este é o Eminente Irmão Cláudio Roque Buono Ferreira, descrito nessas citações extremamente reduzidas diante de sua história que cabe em livros e não em um simples relato de uma breve visita, mas que o faço como uma realização gratificante e  aos que este lerem serão privilegiados na certeza que o Eminente Irmão Cláudio Buono sempre será lembrado nos caminhos mais distantes que percorreu pelo Brasil Maçônico, como quem dedicou-se constantemente, construindo uma grande história comprometida com os preceitos maçônicos.

Meu Mestre Cláudio Buono, minha eterna gratidão e respeito pelos ensinamentos desde o início de minha vida maçônica.”

 

Entrevista da Rede Colmeia no dia 03 de fevereiro de 2020

(A:FC/R:FC)
Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

 

 

FERNANDO T

Fernando Colacioppo (Coordenador da Rede Colmeia) http://redecolmeia.com.br/2019/04/11/fernando-tullio-colacioppo-sobrinho/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.