FATOS HISTÓRICOS

15 DE ABRIL, COMEMORA-SE O DIA DO APEJOTISTA.


Dia 15 de abril é o dia do apejotista porque foi nessa data que, às dez horas e trinta e sete minutos de 1983, na sede do Grande Oriente do Brasil, foi assinada a Lei nº. 02 que dá início as atividades da APJ.

A Ação Paramaçônica Juvenil é uma instituição nacional voltada para toda família, agregando jovens: meninos e meninas, dos 7 aos 21 anos de idade, independente de parentesco maçônico.

O que é APJ?

É uma proposta para complementar a educação dos jovens, cultural, arística e profissinalmente, paralela aos ensinamentos recebidos na escola e no lar. É o desenvolvimento prático de atividades ligadas ao civismo, à pintura, leitura, esportes, poesias, literatura, enfim, tudo que possa contribuir para despertar no jovem atitudes nobres, responsáveis e que somem na sua formação integral como cidadão honrado, culto, responsável e ajustado para manejar a arte da vida com sabedoria, justiça e amor.

COMO?

Desenvolvendo teorias e práticas esportivas, atividades relacionadas à ética moral, à moral, à vida ética e ao amor pela Pátria através de seminários, conferências, espetáculos de arte, literatura, debates e outros. Desenvolvendo atividades como literatura orientada, crítica de livros, exercícios de redação, interpretação de texto, dispuas de equipes sobre conhecimentos gerais, atividades e outras.

Desenvolvendo atividades que propiciem o conhecimento dos mecanismos de Poder que regem os destinos do Povo, como o acompanhamento de noticiários, entrevistando políticos e outros.

Desenvolvendo atividades relacionadas à História, Artes, Literatura, Antropologia, Línguas, Poesias; como montagem e o desenrolar completo de uma peça teatral, onde se dará oportunidade ao jovem de atuar, criar, pesquisar, criticar e ser criticado.

POR QUÊ?

Ativa, participativa e dinâmica, a Maçonaria não poderia permanecer alheia aos problemas sociais que vem marginalizando a nova geração. Conscientes das responsabilidades e das possibilidades que temos, cabe a nós criarmos condições para que as virtudes e as potencialidades dos jovens possam se manifestar e desenvolver-se na plenitude, direcionadas para conquistas úteis às suas vidas.

ONDE?

Onde se fizer presente a Família Maçônica, onde a Maçonaria for Mãe, deve guiar os passos dos seus filhos; buscando e aproveitando espaços disponíveis, criando próprios ou através de cessão terceiros, como salas, auditórios, espaços externos, campos de agricultura, parques, jardins, laboratórios, piscinas e tantos outros.

PARA QUÊ?

Para que possamos desenvolver nos jovens o espírito necessário ao trabalho em equipe, à camaradagem, ao companherismo, à lealdade nas competições, à coragem ante os desafios, à consciência das responsabilidades que têm para consigo mesmo, com o próximo, com a família, a comunidade, a nação e ao mundo; para que conquistem comportamentos e atitudes adequados e descubram o senso do dever e os caminhos de influenciar os destinos da nação, sob o ideal de que “o bem geral” tem precedência sobre o bem particular para que na idade adulta tornem-se pessoas polidas e ilustradas.

QUEM?

Cada um de nós que atuar dando, recebendo, consciente ou inconscientemente, bem ou mal, terá influenciado, colaborando ou frustrando a finalidade do projeto. Cada jovem que, a despeito do saber, não seja velho e cada velho que, a despeito do que viveu, ainda seja jovem;

Cada um que, procurando conhecer os obejtivos da APJ-GOB, se disponha a integrar o Conselho de Preceptores; Cada um que, querendo crescer procure a Ação Paramaçônica Juvenil para integra-la, somar e formar-se.

O QUE QUEREMOS?

Que nossos apejotistas sejam reconhecidos pela bagagem pessoal de conhecimentos, pela boa educação, por atitudes exemplares, pelo caráter íntegro e pela simplicidade no viver. Que em qualquer situação possam se destacar pelo brilhante desempenho no papel.Que sintam justificado orgulho de terem passado por esta Escola da Vida, onde a experiência do pai lhe foi doada como herança preciosa para continuar vivendo.

 

 

(A: FC | R: CRS)Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.