TRABALHOS GERALDO LUCENA

A VISÃO MAÇÔNICA DO G∴A∴D∴U∴

A Maçonaria, como não poderia ser, admite a existência de um Ser Supremo de Todo o Universo e ainda a vida eterna depois da morte do corpo físico do ser humano.
Tanto os Landmarks exigem esta crença para o ingresso na Instituição Maçônica, como também as constituições das diversas Potências.
Mas qual o significado desta admissão de um Ser Supremo e vida post mortem eterna e ainda como deve ser interpretado e tratado o GADU.’., como é chamado no seio maçônico ?
Deve, inicialmente, ser lembrado que esta convicção não tem conotação religiosa, eis que a Sublime Ordem não é nenhuma religião, seita ou algo similar, embora até incentive o iniciado a cultuar alguma delas, desde que se ajuste a sua doutrina.
Assim, o sentimento e cultivo a este Deus diferem da concepção religiosa, surgindo daí um afeto especial no mundo maçônico que podemos resumir no LOUVOR que conduz a GLORIFICAÇÃO do Grande Arquiteto do Universo.
Convém lembrar que nos graus básicos nos foram ensinados que cada um de nós constrói, lenta e continuamente, no nosso interior um Templo que simbolicamente representa nosso aperfeiçoamento moral e espiritual durante toda caminha na Fraternidade. Desta mesma forma simbólica, a glorificação e a submissão devidas ao GADU.’. encerra que este Grande Arquiteto desse Templo imaginário necessita de outros arquitetos e também de pedreiros para execução do empreendimento. Em decorrência, cada um de nós é um pequeno arquiteto-pedreiro para construção desse Templo noticiado.
Toda essa Fé repousa também nos demais princípios e postulados maçônicos, evocando todo sentimento que se empresta ao GADU.’. de louvor, glória, submissão, respeito, obediência, abnegação e afeto.
Difere, pois, a devoção da Ordem Fraternal da religiosidade no tocante a Deus, prevalecendo um sentimento especial de louvor e glória, sem relatos de alegados feitos como mencionados em diversos livros sagrados de diversas religiões.
A visão da Sublime Ordem do GADU.’., portanto, está relacionada às Leis da Natureza que na verdade foram editadas pelo próprio GADU.’. e antecederam o recebimento dos 10 mandamentos por Moisés na Cordilheira de Sinai, conforme registra a Bíblia no Antigo Testamento.
Igualmente, a Ordem Maçônica não admite o dogma da Santíssima Trindade do cristianismo romano como também outras pregações vinculadas a entidades ligadas a Divindade.
Observe-se que visão maçônica sobre o GADU.’. não reprova nenhum entendimento em contrário, apenas possui uma concepção própria desligada de qualquer religiosidade, seita, crença ou algo parecido.

Autor: Irmão José Geraldo de Lucena Soares
Membro da Loja FRATERNIDADE JUDICIÁRIA, 3614 – Grande Oriente do Brasil
Mestre Instalado,  Grau 33″ do rito escocês antigo e aceito

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.