EVENTOS

A∴R∴L∴S∴ Dom Pedro I Nº 1133 celebra 95º anos no Oriente de Santos – SP.

Dia 16/04/2019, às 20:30h, a A∴R∴L∴S∴ D. Pedro I nº 1133, celebrou o Jubileu de Sândalo, 95º aniversário, em Sessão Magna Pública, tendo como Venerável Mestre Reginaldo Fonseca da Costa, estando presente as autoridades maçônicas, os Irmãos Ademir Cândido da Silva, Grão-Mestre Geral Adjunto, representando o Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil; Ricardo Maciel Monteiro de Carvalho, Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa; Aníbal Martínez Secretário Geral do GOB, Arlindo Batista Chapetta, Secretário Geral de Comunicação; João José Viana, Secretário Geral Adjunto de Comunicação; Ruberval Ramos Castello, Secretário Estadual de Relações Internas, representando o Grão-Mestre do GOB-SP; Amaury Santana Ribeiro, Orador, representando o Presidente da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa; Aníbal Martinez, Secretário Geral de Relações Públicas; Carlos Teixeira Filho, 1º Vigilante da Soberana Assembleia Federal Legislativa; Luiz Fernando dos Santos, Vice-Presidente do Egrégio Tribunal Estadual de Justiça; Anísio Massa Ferreira, Secretário Estadual Adjunto de Relações Públicas; Hamilton F. M. Bernal, Secretário Estadual Adjunto de Relações Internas; Márcio André Rodrigues Marcos, Assessor Regional da 3ª Macrorregião do GOB-SP; Cleber Oliveira de Souza, José Nunes Dias Jr., Nilton Barbosa de Souza e Vinicius Aurélio Constantino, Assessores Distritais; Adriano Lima Braga, Cleber Leo Bortolamasi, Ivo Miguel Evangelista Santos, Nívio Ramos Jr. e Noberto Estevan de Araújo, membros da Soberana Assembleia Federal Legislativa; Jair Teixeira Serra e José Roberto Raposo Medeiros Filho, membros da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa; e Carlos Alberto de Mello, José Luiz Fonseca e Leandro Pires Dias, respectivamente, Veneráveis Mestres das Lojas Fraternidade de Santos nº 132, Cavaleiros da Arte Real nº 3471 e Antonio dos Santos Costa nº 3012.

Entrega das Comendas do GOB pelo Sapientíssimo Ademir Cândido da Silva, Grão-Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil.

no images were found

A∴R∴L∴S∴ “DOM PEDRO PRIMEIRO” – 1133 – SANTOS – SÃO PAULO

O Estandarte é a insígnia usada pelas oficinas maçônicas para figurar em sua sessões e servir de bandeira ao representar a Loja em algumas solenidades.
Descrição de nosso Estandarte
Ele tem a forma quadrilátero terminando em recorte triangular com franjas amarelas.
É suportado por um mastro principal em todo o seu cumprimento, tendo a parte superior um triângulo metálico com as figuras de um esquadro e compasso em posição de Sinal de Aprendiz e no seu meio a letra “G”.
Logo abaixo saem dois cordões amarelos qual sustentam uma haste de madeira que terminam em duas pontas.
A haste é encaixada por dentro dando sustentação ao estandarte propriamente dito.
Os cordões descem lateralmente até 2/3 do estandarte e terminam em duas borlas também amarelas.
O tecido é de cor vermelha simbolizando a Loja simbólica, tendo acima as letras em cor amarela. À G∴ D∴ G∴ A∴ D∴ U∴
Logo abaixo temos uma estrela de cinco pontas na cor branca e em seu centro a Letra “G”.
Do lado esquerdo há um triângulo branco contendo o “Olho Onividente”. Do lado direito temos o esquadro e o compasso entrelaçados em sinal de companheiro.
No centro do estandarte, em semicírculo, as palavras: “BEN∴ BENF∴ GR∴ BENF∴ CR∴ da PERF∴ MAÇ∴
Ao Centro vemos um circulo onde uma nau navega em águas revoltas “resistindo” a sua fúria tendo a sua volta a inscrição.
“FLUCTUAT NEC MARGISTUR” A Palavra correta é “MERGISTUR” – traduzindo temos “ FLUTUA MAS NÃO AFUNDA”! – ou ainda “FLUTUA NA TORMENTA SEM DIREÇÃO” Logo abaixo as letras A∴R∴L∴S∴(Augusta e Respeitável Loja Simbólica)
Em seguida o nome da Loja “DOM PEDRO I” A da esquerda é uma coluna Coríntia simbolizando a força, apresentando no seu capitel um esfera azul contendo ilustrações celestiais (estrelas e astros). No centro da coluna(fuste) a letra B.
A Coluna da direita(Dórica) simboliza a força, também sustenta em seu papel uma esfera contendo um fruto(româ) e no seu fuste a letra J.
Em seguida vêm as figuras dos astros SOL E LUA (quarto minguante) envolvida em gotas de chuva.
Finalizando, em letras de fôrma na cor amarela, os dizeres: FUNDADA EM 19 DE ABRIL DE 1924 FEDERADA AO GRANDE ORIENTE DO BRASIL Nº 1133 JURISDICIONADA AO GOB-SP R… E… A… A… (RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO)
Este trabalho foi elaborado pelo Ir∴ Ariberto Diegues Cim Nº 082.271 (Cruz da Perfeição Maçônica) E apresentado em Loja na Sessão de 06.04.2010. Enviado por email ao Grande Oriente de São Paulo, em 12.04.2010, para ser editado no Livro dos Estandarte(Edição Histórica)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.