Loja Amor da Pátria #306 – Oriente de Bragança Paulista/SP.
Dia 17/07/2024 (quarta-feira) às 20h, na LOJA AMOR DA PÁTRIA #306, Oriente de BRAGANÇA PAULISTA, Endereço: RUA PROF. FERNANDO DA SILVA LEME, 100 – JARDIM DO SUL – BRAGANÇA PAULISTA • Data Fundação: 03/02/1833, A Loja Maçônica Amor da Pátria, localizada em Bragança Paulista nasceu em 3 de fevereiro de 1833, ainda na Villa de Bragança, com a então Loja Firmeza e Character. Esta foi a primeira de uma série de oficinas fundadas no interior e na capital do Estado de São Paulo pelos pioneiros maçons da Loja Amizade, de São Paulo. A Firmeza e Character, porém, não conseguiu manter-se por muito tempo e suas atividades foram interrompidas em 23 de junho de 1837.
Sessão Magna para entrega das seguintes Comendas e Títulos pelo Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil Ademir Candido da Silva: 1-Comenda da Ordem D Pedro I: .Ediwaldo Vieira de Faria, José Carlos da Silva, Francisco de Assis Labadeça, 2-Título Cruz da Perfeição Maçônica: .Ediwaldo Vieira de Faria, Celso Aparecido Silva, Carlos Roberto de Campos, 3-Título Estrela da Distinção Maçônica: .Celso Aparecido Silva, Carlos Roberto de Campos, Marcos Leopoldo Tasca, 4-Título Benemérito da Ordem: .Cláudio Fernando Alvarez, Carlos Alberto Maranho, Cláudio César Spozati.
Veja as fotos no link https://www.facebook.com/share/p/tyJVFszngg7t1jYw/
Tendo como Veneráveis Mestres Adoc Diogo Aquino Amorim (1º Vigilante).
Estando presente as autoridades maçônicas:- Ademir Cândido da Silva Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil – 2023/2028, Claudio Roque Buono Ferreira Secretário Geral Adjunto de Educação e Cultura do GOB, Grão-Mestre-Geral Adjunto de Honra do GOB e Grão-Mestre Estadual de Honra do GOB-SP, Eduardo Ferreira Telles #3365 Vice-Presidente do Ilustre Conselho do GOB, Grande Representante Principado de Andorra, Carlos Roberto de Campos #306, #3365 Grão Mestre de honra do Grande Oriente do Brasil de São Paulo, Deputados Federais da SAFL – GOB, Mestres Instalados, Mestres, Companheiros e aprendizes
A Loja Maçônica Amor da Pátria, localizada em Bragança Paulista nasceu em 3 de fevereiro de 1833, ainda na Villa de Bragança, com a então Loja Firmeza e Character. Esta foi a primeira de uma série de oficinas fundadas no interior e na capital do Estado de São Paulo pelos pioneiros maçons da Loja Amizade, de São Paulo. A Firmeza e Character, porém, não conseguiu manter-se por muito tempo e suas atividades foram interrompidas em 23 de junho de 1837.
Mas apesar da brevidade da Loja Firmeza e Character enquanto oficina maçônica regular, o ideal da Ordem na região manteve-se aceso, de forma que, em 12 de novembro de 1874, foram novamente regularizadas as atividades da maçonaria bragantina, desta vez sob o título distintivo de Amor da Pátria, loja esta reconhecida como sucessora da Firmeza e Character.
Da Loja Firmeza e Character restou pouco material histórico, inclusive porque a tradição maçônica de então era pouco afeita a registros documentais. Mas seu primeiro Presidente (na verdade seu único presidente), foi Dom Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade, conhecido pelo codinome Platão.
Vale destacar que ao longo de todo o século XIX, os quadros maçônicos brasileiros foram majoritariamente abastecidos e liderados por membros da Igreja Católica assim como por estudantes e profissionais de direito.
Já com o título de Amor da Pátria e regularizada perante o Grande Oriente do Brasil (GOB), a loja conta com registros históricos desde 1874. Sua primeira administração, de 1874 a 1876, foi formada por Joaquim Vicente da Silva Paranhos, Calisto Augusto Marin, Frederico Guilherme Christiano, Raphael Mariano D´Oliveira Ribas, José Guilherme Christiano e Orlando Lacorte. Seu brevê constitutivo foi assinado por Joaquim Saldanha Marinho.
Hoje, dentre as oficinas federadas ao GOB, que é a maior e mais antiga potência maçônica reconhecida no Brasil, a Loja Amor da Pátria figura como a décima-terceira instituição mais longeva do Estado de São Paulo, considerando-se tão somente seu tempo como loja regular.
E em seus mais de 187 anos de fundação e 133 como loja regular, a Amor da Pátria atuou decisivamente na expansão das atividades e ideais maçônicos e participou, direta ou indiretamente, na criação e no desenvolvimento de inúmeras outras lojas, motivo pelo qual ela é hoje reconhecida como Loja Mãe em toda a região bragantina.
Extraído do link https://pt.wikipedia.org/wiki/Loja_Ma%C3%A7%C3%B4nica_Amor_da_P%C3%A1tria
(A:FC/R:FC)
Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br