Albert Pike (29 de dezembro de 1809, Boston — 2 de Abril de 1891, Washington).
Albert Pike (29 de dezembro de 1809, Boston — 2 de Abril de 1891, Washington) foi um advogado, militar, maçom e escritor dos Estados Unidos.
Foi GM de Honra do GOB e Soberano Grande Comendador de honra do REAA do GOB.
Veja no Boletim do GOB
Albert Pike (1809-1891) foi um proeminente maçom americano, advogado, escritor e soldado. Ele é considerado um dos principais líderes da Maçonaria nos Estados Unidos e um dos mais influentes maçons da história.
*Contribuições para a Maçonaria*
Pike foi iniciado na Maçonaria em 1850 e rapidamente se tornou um líder influente:
- *Grande Comandante do Supremo Conselho do Grau 33*: Pike liderou o Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA) por 32 anos.
- *Reorganização do Rito Escocês*: Pike reorganizou e padronizou o Rito Escocês, criando um sistema coerente de graus e rituais.
- *Escritos maçônicos*: Pike escreveu extensivamente sobre Maçonaria, incluindo o livro “Morals and Dogma of the Ancient and Accepted Scottish Rite of Freemasonry” (Moral e Dogma do Rito Escocês Antigo e Aceito).
- *Defesa da Maçonaria*: Pike defendeu a Maçonaria contra críticas e perseguições.
*Legado*
O legado de Albert Pike é complexo e controverso:
- *Influência na Maçonaria*: Pike moldou a Maçonaria moderna, especialmente no Rito Escocês.
- *Simbolismo e filosofia*: Seus escritos sobre simbolismo e filosofia maçônica são considerados clássicos.
- *Críticas*: Pike foi acusado de racismo e de promover ideias ocultas.
*Obras principais*
- “Morals and Dogma of the Ancient and Accepted Scottish Rite of Freemasonry” (1871)
- “Esoterika” (1877)
- “The Meaning of Masonry” (1888)
*Curiosidades*
- Pike foi um soldado confederado durante a Guerra Civil Americana.
- Ele foi um ávido estudante de línguas e literatura.
- Pike é lembrado como um dos principais líderes da Maçonaria americana.
Em resumo, Albert Pike foi um maçom proeminente que deixou um legado duradouro na Maçonaria, especialmente no Rito Escocês. Suas contribuições para a filosofia e simbolismo maçônico são ainda estudadas hoje.
Dia 02 de Abril de 1891 – Falecimento de ALBERT PIKE, em Washington, EUA. Nasceu em Boston, EUA, a 29/12/1808.
Notável maçom, Soberano Grande Comendador de 1859 a 1891.
Reorganizou todos os rituais do Rito Escocês Aceito (do 4º. ao 33º. Graus). Foi advogado, militar e escritor.
Foi reconhecido como gênio, falava dezesseis idiomas diferentes e conseguiu a patente de General-de-Brigada do Exército.
Ele entrou para a Independent Order of Odd Fellows em 1840, e logo em seguida juntou-se a uma Loja Maçônica e tornou-se extremamente ativo nos assuntos da organização. Dez anos depois, já sendo um maçom do Real Arco e Cavaleiro Templário no Rito de York, foi convencido por Albert Mackey a ingressar no Rito Escocês indo do 4º ao 32º grau. Em 1855 começou a organizar o Rito Escocês e terminou o trabalho em apenas dois anos, em 1857. O trabalho foi visto como perigosamente rápido e pediu-se que ele levasse mais tempo, revendo o ritual. Mas o empenho garantiu que ele fosse investido do grau 33 em 1858 e um ano depois foi eleito Soberano Grande Comendador da jurisdição do sul do Rito Escocês em 1859. A revisão do rito foi interrompida pela Guerra Civil Americana, além disso o Supremo Conselho, que tinha sede em Charleston, mudou sua sede para Washington, DC em 1870. Em 1871 publica seus estudos sobre todos os graus do Rito Escocês no livro intitulado Moral e Dogma do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria, ou simplesmente Moral e Dogma, tendo tido varias revisões e republicações até a edição oficial definitiva, em 1884. A implantação pratica dos estudos foi executada de imediato servindo até para outros Supremos Conselhos.
Pike ainda é considerado, nos Estados Unidos, como um eminente e influente francomaçom, principalmente na jurisdição do sul, do Rito Escocês. No Brasil ele exerce sua influência de modo mais implícito, pela sua participação na construção do Rito Escocês, o rito mais difundido na maçonaria brasileira.
Mas ALBERT PIKE leva a triste marca de ter pertencido a Ku Klux Klan (também conhecida como KKK ou simplesmente “o Klan”) é o nome de três movimentos distintos dos Estados Unidos, passados e atuais, que defendem correntes reacionárias e extremistas, tais como a supremacia branca, o nacionalismo branco, a anti-imigração e, especialmente em iterações posteriores, o nordicismo,[5][6] o anticatolicismo[7][8] e o antissemitismo,[8] historicamente expressos através do terrorismo voltado a grupos ou indivíduos aos quais eles se opõem.[9] Todos os três movimentos têm clamado pela “purificação” da sociedade estadunidense e todos são considerados organizações de extrema-direita.
Importante ressaltar:- A Ordem maçônica em seus ensinamentos não apoio o racismo.
Por Fernando Colacioppo.
(A:FC/R:FC)
Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br