ALTOS GRAUSBREAKING NEWS

REATIVAÇÃO DO CAPITULO 14 DE JULHO – RITO MODERNO – SCFRMB.

No dia 10 de dezembro de 2022 – SUPREMO CONSELHO FILOSÓFICO DO RITO MODERNO DO BRASIL (SCFRMB), se reuniram em SESSÃO MAGNA DE REACENDIMENTO DAS CHAMAS DO CAPITULO 14 DE JULHO, elevação e reconhecimento de novos membros.

Sessão Especial onde 6 irmão fora elevados e reconhecidos no Grau 7 – 4ª Ordem Sapiencial do do Rito Moderno com o titulo de Soberano Príncipe Rosa Cruz, Segundo Arco da 5ª Ordem Sapiencial do Rito Moderno. A Sessão foi Presidida pelo Soberano Grande Inspetor Geral Irmão SÉRGIO RUAS, auxiliado pelo Corpo de Grandes Secretários Gerais que compõem o SCFRM. Após o reconhecimento foram eleitos os membros da Administração do Sublime Capitulo Regional do Rito Moderno 14 de Julho – Nº 005.

Sapientíssimo Mestre: Paulo Eduardo de Oliveira Cândido; 1⁰ Vigilante: Edgard Winston Castello Sentevilles; 2⁰ Vigilante: Fabiano Rufino de Silva; Secretário: Luis Gustavo Domingues Pereira; Orador:  Gilvécio Paulo Arruda de Oliveira Junior; Chanceler: Cristiano Rufino de Souza; Tesoureiro: Américo Gameiro Rodrigues Junior  Mestre de Cerimonias: Paulo Prestes: Cobridor ∴ Maurício Jesus.

01

Image 1 of 12

O capitulo 14 de Julho, fundado em 14 de julho de 1894 e regularizado em 14 de julho de 2015, é a continuação da Loja Simbólica 14 de julho, umas das responsáveis pelo surgimento do Grande Oriente do BRASIL – São Paulo.

História da Loja Simbólica 14 de Julho

Augusta, Respeitável, Benemérita, Grande Benfeitora e Centenária Loja A Simbólica 14 de Julho, nº 0457 é uma das estrelas mais brilhantes da constelação maçônica do Brasil.

Fundada em 1893 por diversos francos-maçons ilustres, entre eles J. Amandier e Jean Fender, funcionou a princípio no Rito Escocês Antigo e Aceito, à Rua Santa Rosa, tendo trabalhado depois, durante algum tempo nas ruas Quitanda, 7 de Abril, das Flores, Xavier de Toledo e Tabatinguera, todas elas localizadas na parte antiga da Cidade de São Paulo.

Naquele tempo, já desde outubro de 1889, o Grão Mestre do GRANDE ORIENTE DO BRASIL – GOB, Visconde Vieira da Silva, estabeleceu a GRANDE LOJA PROVINCIAL DE SÃO PAULO, que seria o embrião do que se tornaria o Grande Oriente de São Paulo (GOSP).

A Maçonaria estava estabelecida em solo paulista desde 19 de agosto de 1831, quando foi fundada a Loja Maçônica Inteligência nº 014, na cidade de Porto Feliz/SP, então subordinada ao GRANDE ORIENTE BRASILEIRO (ou “GRANDE ORIENTE DO PASSEIO”) que passou ao GRANDE ORIENTE DO BRASIL – GOB, em 19 de agosto de 1832.

No ano de 1914, portanto, 7 anos antes da fundação do Grande Oriente de São Paulo (GOSP), fundado em 29 de Julho de 1921, a Loja 14 de Julho mudou de rito, passando a adotar o Rito Adonhiramita. Trabalharia nesse rito por 7 anos, ou seja, até o dia 14 de Julho de 1921, 15 dias antes da fundação do já referido Grande Oriente de São Paulo.

Nesse glorioso 14 de Julho de 1921, a Loja “14 de Julho” adotaria o Rito Francês Moderno, no qual trabalha até a presente data, tendo acumulado, portanto, 94 anos de prática ininterrupta do Rito.

Quando se decidiu pela fundação do Grande Oriente de São Paulo, já existiam 53 Lojas Maçônicas funcionando no Estado. Em 29 de julho de 1921, a maior parte delas se reuniu à Rua Tabatinguera, 74, local onde também funcionava a Loja 14 de Julho, para criar o GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO – GOSP.

A Loja ‘14 de Julho‘ foi, portanto, uma das fundadoras da Franco-Maçonaria obediência regular paulista. Cabe aqui lembrar que o Estado de São Paulo foi o pioneiro no sistema de obediências estaduais dentro do Grande Oriente do Brasil. Sendo assim, a Loja ‘14 de Julho‘ insere-se na constelação das fundadoras e precursoras de tal sistema que, mais tarde, se disseminaria por todo o Brasil.

Hoje, continuadoras daquelas 53 Lojas iniciais, temos no Estado de São Paulo, 862 Lojas Maçônicas em funcionamento. Em 1922, comemorou-se o centenário da Franco-Maçonaria regular no Brasil. Nas publicações relativas à data, figura a “Loja 14 de Julho” trazendo, inclusive, o nome dos membros do quadro que naquela época contava com 79 membros, entre eles alguns famosos como o Dr. José Adriano Marrey Júnior (que é homenageado com uma Avenida em seu nome na cidade de Bragança Paulista-SP).

Para se ter uma ideia do perfil dos membros da ‘14 de Julho‘ em 1922, passo a narrar um pequeno resumo da biografia do Dr. José Adriano Marrey Júnior. Mineiro de nascimento, filho do comendador José Adriano Marrey e de Clara Monteiro de Barros Marrey, ele nasceu em Itamarandiba, Minas Gerais, em 7 de agosto de 1885 e morreu aos 80 anos, em 14 de março de 1965.

Considerado político destemido e criminalista notável. Seu pioneirismo ficou patente nos projetos que desenvolveu. As primeiras leis paulistas de acidentes de trabalho, por exemplo, são de sua autoria. Atuou também em favor da infância e dos menores abandonados – o que acabou resultando na criação do Juizado de Menores de São Paulo. Os direitos civis das mulheres casadas, a proteção às vítimas de delitos e o apoio aos egressos das penitenciárias foram outros dos temas pelos quais Marrey Jr. lutou. José Adriano Marrey Júnior tornou-se um ícone de idoneidade e capacidade jurídica. A popularidade que sempre o acompanhou, ganhou expressão também num fato curioso: muitos pais batizaram os filhos com o sobrenome dele no lugar do nome. Foi ele também Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo.

Também é notável a biografia do membro Arthur da Graça Martins, comandante, por 18 anos, do Quinto Batalhão da Polícia Militar do Interior (na época chamado de “Força Pública”), unidade mãe das organizações policiais militares do Vale do Paraíba e que desempenhou papel de proa na Revolução Constitucionalista de 1932. Não me estenderei mais aqui para não alongar em demasia a galeria de membros ilustres.

No ano de 1955, foi inaugurado o luxuoso prédio (para os padrões da época) ‘Benedito Pinheiro Machado Tolosa’ do Grande Oriente de São Paulo, sito à Rua São Joaquim, n° 457. Para a construção de tal edificação, a Loja ’14 de Julho’ em muito contribuiu, arrecadando dinheiro e envidando todo tipo de esforço para sua concretização. Desde então, a Centenária ‘14 de Julho‘ aí se reúne e continua a tradição que perdura por longos 120 anos.

Com muito orgulho, o autor dessas páginas, dedica a essa grandiosa e operosa Loja Maçônica seu trabalho.

 

(A:CRS/R:CRS) – Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.