LOJA L´AQUILA ROMANA Nº 3365 – ORIENTE DE SÃO PAULO – SP.

Dia 03 de julho de 2021, sábado às 10:00 horas na Loja L´Aquila Romana nº 3365, localizada na rua Augusta, 719 – Sobreloja – São Paulo – Capital. Fundada em 03 de fevereiro de 2001.

Foi realizada a Sessão de instalação e posse do Venerável Mestre eleito Pedro Carlos Espindola Madoglio, e posse da nova ADMINISTRAÇÃO 2021~2022: Venerável Mestre: Pedro Carlos Espindola Madoglio, 1º Vigilante: Geraldo Feltrim, 2º Vigilante: Alferio Di Giaimo Neto, Orador: João Vicente Assunção, Secretário: Daniel Marcondes Godofredo, Tesoureiro: Lebos Ribeiro Chaguri, Chanceler: Leonardo Genovese.

A Comissão Instaladora, nomeada conforme Ato de junho de 2021 do Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil de São Paulo, composta pelos Irmãos Presidente da Comissão Instaladora: Fernando Tullio Colacioppo Sobrinho (33º), 1º Vigilante da Comissão Instaladora: Silvio Verdiani (33º) e 2º Vigilante da Comissão Instaladora: Eduardo Ferreira Telles (33º), Mestre de Cerimonia instalador: Alexandre Arthur Hamparian (33º), Secretário Instalador: Osvaldo Soares da Silva, Orador Instalador: José Ricardo Ceravolo Risolia (33º), Tesoureiro Instalador: Cristiano Rufino de Souza, Chanceler Instalador: Rogelio Rocha, Guarda interno Instalador: Luciano Azevedo Lucas (33º).

Estiveram presente as autoridades maçônicas: Jose Moretzsohn de Castro (Ministro do Supremo Tribunal de Justiça do Grande Oriente do Brasil), Gerson Magdaleno (Grão-Mestre afastado Estadual de São Paulo GOB-SP), Mario Sergio Nunes da Costa (Grão-Mestre de Honra Estadual de São Paulo GOB-SP), Rui Corrêa Ilustre (Conselheiro Federal e Grão-Mestre de Honra Estadual de São Paulo GOB-SP), Fernando Colacioppo (Secretário Geral de Comunicação e Informática Adj. do Grande Oriente do Brasil), Eduardo Ferreira Telles (Ilustre Conselheiro Federal), Rui Robson da Paz (Ilustre Conselheiro Federal), Munir Junior (Assessor do GMG do GOB), Antonio Coelho Junior (Delegado Litúrgico da Baixada Santista/SP ), Geraldo Feltrim (Grande Representante do Colorado USA).

Ex-Veneráveis da Loja L’AQUILA ROMANA 3365:

  • 05 Luis Carlos Magaldi (33º) – 2005-2006;
  • 06 Fernando Tullio Colacioppo Sobrinho (33º) – 2006-2007;
  • 08 Paulo Gonçalves Peres – 2008-2009;
  • 11 Julio Takano – 2010/2011-2012;
  • 12 Alferio Di Giaimo Neto – 2012-2013;
  • 13 Silvio Verdiani – 2013-2014;
  • 14 Luciano Azevedo Lucas (33º) – 2014-2015;
  • 15 Osvaldo Luis Zago (33º) – 2015-2016;
  • 16 Paulo Gonçalves Peres – 2016-2017;
  • 17 João Vicente de Assunção (33º) – 2017-2018;
  • 18 Walid Mohamed Toghlobi – 2018-2019;
  • 19 Rogerio de Lima Marinheiro – 2019-2021.

Secretários Estaduais de São Paulo GOB-SP: Silvio Verdiani (33º), José Ricardo Ceravolo Risolia (33º), Luciano Azevedo Lucas (33º), Alexandre Arthur Hamparian (33º) (Secretário Estadual da Caixa de Assistência e Beneficência Maçônica do GOB-SP), Alferio Di Giaimo Neto (autor das pílulas maçônicas), entre outras autoridades, deputados federais, deputados estaduais:- Artur Gildo Biscaia (33º) – Dep. Est. ARLS3365, mestres instalados: Cristiano Rufino de Souza, Agnaldo Simonetti (33º),  mestres, companheiros e aprendizes.

Veja as fotos da Sessão.

ADMINISTRAÇÃO 2021-2022

Venerável Mestre: Pedro Carlos Espindola Madoglio, 1º Vigilante: Geraldo Feltrim, 2º Vigilante: Alferio Di Giaimo Neto, Orador: João Vicente Assunção, Secretário: Daniel Marcondes Godofredo, Tesoureiro: Lebos Ribeiro Chaguri, Chanceler: Leonardo Genovese.

De  longa data, Irmãos de várias lojas Simbólicas vêm externando o desiderato de fundar em São Paulo – Capital, uma LOJA COM RAIZES ITALIANAS, visto e considerando que os imigrantes italianos se dirigiram, sobretudo, para o Estado de São  Paulo e aqui possuímos o maior número de descendentes daquela raça que tanto contribui para grandeza de São Paulo e aqui possuímos o maior número de descendentes daquela raça que tanto contribuiu para a grandeza de São Paulo, e que passaram a amá-lo como sua própria Itália.

Nosso Irmão DÉCIO PIAGENTINI, agora no Oriente Eterno, falava-nos com muita freqüência  a respeito  de uma antiga. Loja denominada L’Aquila Romana e que teria abatido colunas em data que nunca chegou ao nosso conhecimento. Ultimamente eu, Fernando Tullio Colacioppo Junior e o irmão Roque Buono Ferreira – Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente de São Paulo, Federado ao Grande Oriente Do Brasil, vimos nos entusiasmando com a idéia ao tempo em que, conversando com inúmeros irmãos  “ORIUNDI”, verificamos que reencetar os trabalhos em uma Loja deste gênero, no Estado de São Paulo, agrupando ali irmãos de todas as raças, mas, que sejam simpatizantes da Cultura, Arte e da própria Maçonaria Italiana, seria oportuna e um desperdício deixar faze-lo.

A idéia é CRIAR-SE UMA LOJA COM A DENOMINAÇÃO QUASE IGUAL ÀQUELA FUNDADAS a 16/08/1916 e em que 01 de outubro de 1931, fundiu-se com a loja GIACOMO MATTEOTI, Cadastro 1044 do GOB, que também abateu colunas.

Aquela loja se denominava AQUILA ROMANA, ou seja, ÁGUIA ROMANA  (sem o artigo feminino singular) enquanto esta NOVA LOJA denominar-se-á  L’AQUILA  os “ORIUNDI” também fazer desta loja um NÚCLEO DE ESTUDOS MAÇÔNICOS E FILOSÓFICOS DFA CULTURA DAQUELA REGIÃO DO PLANETA que o mundo intelectual habitou-se a denomina-la  “MAGNA GRECIA”.

Ir∴ Fernando Tullio Colacioppo Junior

Idealismo O objetivo de nossa mais alta aspiração é o ideal, que é a sublimidade. O idealismo em filosofia é a designação dada às teorias segundo as quais a existência da realidade física depende da mente humana.

É esta mente humana que consegue imaginar, criar, desenvolver e materializar idéias e angariar pessoas com o mesmo intuito, canalizando-as para o mesmo objetivo.

São pessoas que, imbuídas de um ideal, abrem mão de seu tempo, lazer e trabalho para se dedicarem às causas sociais, filosóficas, culturais e da alma. Conseguem reunir pessoas com os mesmos ideais e princípios para “erigir templos às virtudes e cavar masmorras aos vícios”.

Estes são homens privilegiados que fazem de seus ideais, causas, e com estas constroem a historia de nossa civilização. E nós não poderíamos deixar de documentar, registrando também dentro da história de nossa querida A∴R∴L∴S∴ L’Aquila Romana, para que, no futuro nossos filhos, netos e bisnetos, saibam o porque da criação de tão dinâmica loja de estudos, que relembraremos aqui a parte operativa da criação desta loja. No ano de 2000, (E∴V∴) fomos procurados pelo lr∴Cláudio Roque Buono Ferreira, Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente de São Paulo, que nos convocou para ajudá-lo a materializar um ideal seu e do Ir∴ Fernando Tullio Colacioppo Júnior: o de fundar uma loja de estudos, formada por italianos, seus descendentes e admiradores da cultura italiana.

Após a bela explanação de um ideal que vinha do coração, arregaçamos as mangas e fomos nos juntar a este grupo, sempre liderado pelos IIr∴Cláudio Roque Buono Ferreira e Fernando Tullio Colacioppo Júnior.

0 Ir∴ Fernando Tullio Colacioppo Júnior sonhou e se aprofundou nos detalhes estampados em seu coração neste ideal. O Ir∴ Cláudio Roque Buono Ferreira promoveu e concretizou este ideal. E hoje, no transcurso do primeiro aniversário de nossa loja, além de parabenizarmos os IIr∴Cláudio e Tullio, temos que clamar ao G∴A∴D∴U∴ para que enriqueça o mundo com mais homens deste quilate, que se empenham em ideais para a realização e encontro de outros homens.

A A∴R∴L∴S∴ L’Aquila Romana é fruto do ideal e do sonho destes dois grandes Irmãos, arrojados, que não mediram esforços para levantar estas colunas, que muito orgulho trarão ao povo maçônico.

Conclamamos aqui os obreiros da A∴R∴L∴S∴ L’Aquila Romana, para que jamais deixem cair no esquecimento estes princípios, perpetuando assim os ideais destes dois IIr∴ que tornaram este sonho possível e, ainda, para que trilhemos o mesmo caminho de ideias a fim de construirmos um mundo melhor para todos.

Com um Triplice e Fraternal Abraço,

Pedro Mário Fávero Ex-Venerável Mestre

ARLS “L’AQUILA ROMANA” – 3365 CAPITAL- SÃO PAULO

O Estandarte simboliza os objetivos do seu quadro de obreiros visa e esclarece os caminhos a seguir para consegui-los. Fundamentados nisto, e por ser L’Aquila Romana uma Loja de Estudos e Pesquisas, portanto com objetivo bem definido, decidiu-se pela simbologia e significados conforme seguem:

 

  1. O Estandarte é encimado por uma faixa portando o título distintivo da A∴ R∴ L∴ S∴ L’Aquila Romana com a invocação A G∴D∴G∴ A∴D∴ U∴ e data da fundação da Loja.
  2. Abaixo da faixa, visualizamos a Águia em voo ascendente, cuja presença desperta admiração e respeito por sua vocação natural de alcançar as alturas simbolizando a elevação espiritual, em busca a Divindade, fonte de toda a Luz e Sabedoria, traduzida pelo Triangulo Equilátero Radiante e pelo Sol.
  3. No centro do Estandarte temos o Esquadro e o Compasso, símbolo máximo maçônico, representando a sustentação e o equilíbrio para tudo o que o circunda.
  4. Sobre o Mosaico o Coliseu, símbolo romano por excelência, com a estrutura abalada, representando a origem Divina do Homem, corrompida pelos defeitos e fraquezas profanas que originaram uma parcial destruição em sua original estrutura. Esta magnífica construção foi cenário da brutalidade humana, onde Gladiadores se matavam para divertir o Imperador e o povo, palco da intolerância dos governantes ao permitirem que, em seu interior, cristãos fossem dados em pasto a leões famintos somente pelo fato de ter uma fé diversa da pagã dominante. O Coliseu, com sua estrutura semidestruída, devido a nossas imperfeições, simboliza também nosso Templo Interior de origem limpa e pura que necessita ser constantemente reconstruído, renovado e aperfeiçoado.
  5. Servindo de base ao Coliseu temos o Mosaico, representando a equivalência dos opostos, tão necessários para a compreensão do todo. Transmite-nos a ideia dos confrontos enfrentados em nossa existência e a forma equilibrada com que devemos agir para expressar nossas conclusões, sem tendências preconceituosas, após uma profunda reflexão sobre a ambivalência.
  6. Em primeiro plano em baixo, temos a identificação das origens da Loja L’Aquila Romana, com a transcrição Grande Oriente do Brasil, propositalmente por extenso para permitir imediata identificação do país de origem, seguido da sigla GOSP.
  7. Finalizando, dois ramos de Acácia entrelaçados em suas bases, abraçando todos os sí.


(A:FC/R:CRS)
Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.