DESTAQUENEWS

Loja Comércio e Artes Nº 0001, fundada em 15/11/1815, a Primaz do Brasil.

Detentora da Estrela de Distinção e Cruz de Perfeição.
COMEMORAÇÃO DE 207 ANOS DE FUNDAÇÃO DA PRIMAZ DO BRASIL

 

Loja Comércio e Artes Nº 0001, (Clique aqui e visite o Site da Loja Comercio e Artes), fundada em 15/11/1815, a Primaz do Brasil, detentora da Estrela de Distinção e Cruz de Perfeição, Loja Fundadora do Grande Oriente do Brasil, Vale lembrar que a ARLS COMÉRCIO E ARTES NA IDADE DO OURO, Nº 0001 – PRIMAZ DO PRIMAZ, conforme ata de 17/06/1822, Era Vulgar, 96 Irmãos do seu Quadro de Obreiros, fundaram o Grande Oriente Brasiliano, atualmente, Grande Oriente do Brasil (GOB).

Na Sequência histórica a ata de 21/06/1822, da era vulgar registra que “havendo-se já estabelecido o Grande Oriente Brasileiro, cumpria agora dar execução ao §1º, Cap 4º da 1ª parte da Constituição, que manda erigir três Lojas Metropolitanas, que deviam ser compostas dos maçons atuais, que estas três Lojas igualmente repetidos e extraídos por sorte”.

Após o sorteio a Comércio e Artes foi subdividida em lojas Nº 01, 02 e 03, com 32 Irmãos em cada uma, reconhecidas como fundadora de nossa Potência. JOAQUIM GONÇALVES LEDO, o grande idealizador e um dos fundadores da ARLS Comércio e Artes, e sob a sua liderança funda o Grande Oriente do Brasil, com objetivos de livrar o Brasil do jugo de Portugal, com seus ideais libertários.

Destacamos o trecho da carta de LEDO, em Portugal, no início do século XIX, enviada ao seu irmão Custódio, na Inglaterra: “Partirei daqui brevemente e acompanhado de mais amigos irei organizar no Brasil a primeira Loja que será o centro da propaganda liberal do Brasil”. Nesta oportunidade a ARLS Comércio e Artes, foram prestadas homenagem ao GONÇALVES LEDO, com uma Placa Comemorativa de 199 anos de fundação, em nome dos seus 96 membros que fundaram o Grande Oriente do Brasil.

O Grande Oriente do Brasil (GOB) é a mais antiga Potência Maçônica brasileira (associação de Lojas Maçônicas, também chamada de Obediência Maçônica). O GOB participou ativamente em momentos cruciais da história brasileira, como a abolição da escravatura e a proclamação da república.

A maçonaria (forma reduzida e usual de franco maçonaria) é uma sociedade secreta de carácter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica.

Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autónomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e corretamente designadas) Lojas, “todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si.”O Grande Oriente do Brasil (GOB) foi fundado em 17 de junho de 1822, a partir de três Lojas Maçônicas: Comércio e Artes, União e Tranquilidade e Esperança de Nictheroy.

Seu primeiro Grão Mestre foi José Bonifácio de Andrada e Silva que após a fundação do Grande Oriente do Brasil passou a ser membro da Loja Maçônica Esperança de Nictheroy. Em 4 de outubro de 1822, veio o segundo Grão Mestre, o então Príncipe Regente e logo depois Imperador D. Pedro I. Em 1843, instalou-se o GOB no Palácio Maçônico do Lavradio, no Rio de Janeiro.

Em 1960, sua sede administrativa se mudou para Brasília, com sua instalação em 1978 no Palácio Maçônico “Jair de Assis Ribeiro”, uma homenagem ao Soberano Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente do Brasil e do Grande Oriente do Estado de Goiás, chamado de “O Construtor” . O imponente edifício, suspenso e em formato triangular, possui área construída de mais de 7.800 metros quadrados.

 

 

(A: FC | R: CRS)
Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.