EVENTOSGRANDE ORIENTE DO BRASIL

SOLENIDADE DE POSSE DO GRÃO-MESTRADO DO GRANDE ORIENTE PAULISTA

Dia 28/06/2019 (6ªf) às 20h no Salão Social do Círculo Militar de São Paulo Rua Abílio Soares, 1589 – Paraíso, Solenidade de Posse nos cargos do Grão-Mestrado do Grande Oriente Paulista, Triênio 2019-2022:   do Sereníssimo Fernando Fernandes – Grão-Mestre e Paulo Roberto de Moraes – Grão-Mestre Adjunto, estando presente as autoridades maçônicas Sereníssimo Grão-Mestre Irmão Pascoal Marracini e o Eminente Presidente da Poderosa Assembleia Legislativa Irmão Antonio de Almeida Silva Neto, irmãos do GOB: Múcio Bonifácio Guimarães Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Ademir Candido da Silva Grão Mestre Geral Adj. do Grande Oriente do Brasil, Dorival Lourenco Juiz do Supremo Tribunal de Justiça do GOB, Rui Correa Grão-Mestre Estadual de São Paulo GOB-SP, Gilberto Teixeira Grão-Mestre Adj. Estadual de São Paulo GOB-SP, Gerson Magdaleno Grão-Mestre Estadual de São Paulo GOB-SP eleito, Daniel Keleti Grão-Mestre Estadual Adj. de São Paulo GOB-SP eleito, Pedro Aranas Presidente da PAEL-GOB-SP, Laelso Rodrigues Grão Mestre Geral de honra do Grande Oriente do Brasil, Ricardo Carvalho Grão Mestre Geral de honra do Grande Oriente do Brasil, Mario Sergio Nunes da Costa Secretário Geral de RE do Grande Oriente do Brasil e Grão-Mestre de honra do Estado de São Paulo GOB-SP, Fernando Colacioppo Secretário Geral de Comunicação e Informática Adj. do Grande Oriente do Brasil, Nilton Gomes Assessor do Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Antonio de Deus Gavioli, Grandini, GLESP: Ronaldo Fernandes Grão Mestre da GLESP, Tadashi Komata Assessor do Grão Mestre, Chefe de Gabinete, entre outras autoridades, deputados estaduais, mestres instalados, mestres, companheiros, aprendizes e familiares.

História do Grande Oriente Paulista.

No dia 04 de agosto de 1981, nascia o Grande Oriente Paulista, pela livre manifestação e vontade dos Obreiros de 58 Lojas Maçônicas, advindas do GOB, e que assinaram a Ata de Fundação. Alguns dias após, somaram-se outras Oficinas, num total de 67 Lojas. Constituindo-se, desde seu nascedouro, como uma Potência Maçônica Simbólica, independente, soberana, regular, legal e legítima, o Grande Oriente Paulista é filiado à COMAB – Confederação Maçônica do Brasil, entidade nacional que traz em si uma conduta voltada aos mais elevados princípios de essencialidade e existencialidade.

O Grande Oriente Paulista, é também filiado à CMI – Confederação Maçônica Interamericana, entidade internacional que congrega 78 Potências Regulares reconhecidas como tais, da América Latina e Europa, e que se identificam pelo Ideal Universalista Franco-Maçônico. Ao longo de sua história, o Grande Oriente Paulista reconhece e apoia e participa de inúmeras entidades Paramaçônicas como a Ordem DeMolay, Ordem Internacional das Filhas de Jó, Ordem Internacional do Arco Iris para Meninas, Moto Clube Bodes do Asfalto, Lowtons e Shriners International.

Fundado o Grande Oriente Paulista em 1981 por 58 Lojas, ativas e regulares advindas do Grande Oriente do Brasil, e promulgada sua constituição em 1983, foi instalada uma junta governativa no período de 1983 a 1984, cujo presidente foi o Irmão JOSÉ FREDERICO ZANINI. A partir do ano de 1984 ocorrem as eleições gerais no GOP, passando a ocupar o cargo de Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista os seguintes Sereníssimos Irmãos: 1984 a 1989 José Frederico Zanini, 1989 a 1995 José Mattos Silva, 1995 a 2001 Arnaldo Faria, 2001 a 2004 José Mattos Silva, 2004 a 2007 Durval de Oliveira, 2007 a 2010 José Maria Dias Neto, 2010 a 2013 Jurandir Alves de Vasconcelos, 2012 a 2013 Paulo de Tarso Carletti, em substituição no período eleitoral. 2013 a 2016 Jurandir Alves de Vasconcelos, Na Atual Gestão de 2016 a 2019, ocupa o Grão-Mestrado do Grande Oriente Paulista o Sereníssimo Irmão Pascoal Marracini tendo como seu adjunto o Sereníssimo Irmão Fernando Fernandes.

Atualmente o Grande Oriente Paulista é composto por 300 Lojas Simbólicas, com cerca de 9.000 Irmãos Maçons, trabalhando sob as regras de sete ritos maçônicos (REAA, Emulação, Moderno, York, Brasileiro, Adonhiramita e Schröder). Além das Confederações Maçônicas do Brasil e Interamericana, mantêm Tratados, de amizade e mútuo reconhecimento, com várias Potências Maçônicas, regulares, da Argentina, Armênia, Bolívia, Chile, China, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Haiti, Israel, Paraguai, México e Colômbia e mais recentemente com Porto Rico e República Dominicana. Também mantemos Tratados de Amizade e Mútuo Reconhecimento com a Grande Loja do Estado do Rio Grande do Sul e com a Grande Loja do Distrito Federal.

No Brasil, sempre zela pela harmonia e fraternidade com as Grandes Lojas Maçônicas que compõem a CMSB (Confederação da Maçônica Simbólica do Brasil) e com os Grandes Orientes Estaduais ligados ao Grande Oriente do Brasil. Hoje, passados 36 anos da data de sua fundação, todos somos testemunhas de que a semente que foi plantada em terra fértil vicejou e se tornou uma grande árvore frondosa, que abriga sobre sua copa os Maçons do Estado de São Paulo. Irmanados em um só ideal os obreiros, dedicados à construção de nosso Templo Interior, fazem do Grande Oriente Paulista uma Instituição Maçônica sólida, que cresce a passos largos com qualidade, ética e independência, sempre alicerçada na tríade Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

no images were found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.