DESTAQUE

Loja Eurípedes Barbosa Nunes é fundada no GOB-PI

NASCE NO PIAUÍ A PRIMEIRA LOJA EM HOMENAGEM AO SAUDOSO E GRANDE LÍDER EURÍPEDES BARBOSA NUNES.

Em uma noite histórica, aos 17 dias do mês de Maio do ano de 2019, em Sessão Magna ocorrida na A∴R∴L∴S∴ José Ribeiro Mendes Nº 4548, no Palácio Pelicano, Oriente de Teresina-PI, o Grande Oriente do Brasil Piauí autorizou o funcionamento provisório da A∴R∴L∴S∴ Eurípedes Barbosa Nunes. Os atos de autorização e posse da diretoria provisória foram assinados pelo Grão Mestre Estadual do GOB-PI, Eminente Irmão José Antônio Dias, e recebidos pelo Venerável Mestre provisório, Irmão João Lopes da Silva Sobrinho. A loja vai trabalhar no Rito Moderno.

A Loja nasce como a primeira oficina no Brasil a homenagear o saudoso irmão Eurípedes Barbosa Nunes, que passou ao Oriente Eterno no dia 03 de Abril de 2018, durante a campanha de sua chapa para o grão-mestrado geral do GOB, onde era candidato ao cargo de Grão Mestre Geral. O último cargo que o irmão ocupou na administração Gobiana foi o de Grão Mestre Geral Adjunto, do qual se encontrava licenciado.

Irmão Barbosa era um obreiro mais do que dedicado; era incansável. Em seu currículo maçônico, podemos destacar os cargos de Venerável Mestre, Secretário Estadual, Deputado Estadual, Ministro do Supremo Tribunal de Justiça Maçônico, Secretário Geral do Grande Oriente do Brasil na gestão de Laelso Rodrigues e Grão-Mestre Estadual do GOB-Goiás durante seis anos. Fundou, em 1997, o “Programa Maçonaria a Favor da Vida Contra as Drogas”. Na vida profissional, foi advogado, delegado da Polícia Judiciária de Goiás, professor e jornalista.

A brilhante participação em nossa Ordem, o desempenho profissional, a dedicação à família e as qualidades de homem íntegro constituem um conjunto admirável de valores que credenciam nosso Irmão Barbosa como um grande maçom, merecedor destas e de outras homenagens.

Mas uma característica do nosso Irmão Barbosa, para nós piauienses, era a mais especial de todas: seu amor por nossa terra. Barbosa Nunes era goiano, nascido na cidade de Itauçu, mas em suas inúmeras viagens ao Piauí destacava que aqui se sentia feliz como se em casa estivesse. Em uma de suas últimas visitas ao nosso estado por ocasião da Abertura do Ano Maçônico do GOB-PI 2018, destacou a nossa típica cajuína como o “líquido mais saboroso do mundo”.

Este amor pelo Piauí levou o Grande Oriente do Brasil Piauí a sonhar com a fundação em solo piauiense de uma loja que homenageasse este grande maçom. O projeto ganhou fôlego com o apoio irrestrito dos irmãos da Loja José Ribeiro Mendes, uma loja de pouca idade (fundada em 2017) mas que sempre demonstrou grande pujança e que assumiu com enorme comprometimento o papel de loja-mãe, auxiliando com os processos administrativos, formação da diretoria e cessão de horário em seu templo para o funcionamento provisório.

O Poderoso Irmão João Lopes da Silva Sobrinho, que atualmente ocupa o cargo de Secretário de Educação e Cultura do GOB-PI, recebeu das mãos do Grão Mestre Estadual Eminente Irmão Dias os Atos Nº 095 e 069/2019-GOB PI, autorizando o funcionamento da ARLS Eurípedes Barbosa Nunes e nomeando a diretoria provisória, que ficou assim composta:

Venerável Mestre João Lopes da Silva Sobrinho
1º Vigilante Eduardo Wilson Cavalcante Neves
2º Vigilante Expedito Albano Filho
Orador José Martins dos Santos Sobrinho
Secretário João Luis Alves
Tesoureiro Itamar da Silva Andrade
Chanceler Marconi Farias Formiga
Mestre de Cerimônias Jorge Alberto Tajra Mayle
1º Experto Benedito Eloi Vieira
2º Experto Paulo Roberto de Araújo Barros Filho
Cobridor Francisco de Assis Torres de Barros

O clima da sessão de fundação da loja foi um misto de alegria e emoção. O irmão Francisco Ribeiro de Carvalho, atualmente ocupando o cargo de deputado estadual, falou sobre sua amizade de longa data e admiração pelo Irmão Barbosa. Com a voz embargada e lágrimas nos olhos, lembrou que o irmão era extremamente amável e que contagiava a todos por onde passava.

COMENDAS E HOMENAGENS

A noite de fundação da Loja Eurípedes Barbosa Nunes também teve homenagens. A comenda “Amizade da Maçonaria Piauiense” foi entregue à ARLS Irmão José Ribeiro Mendes Nº 4548 em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao GOB-PI e à maçonaria universal. O Venerável Mestre Wellington Alexandre Lira recebeu o ato e diploma em nome de todos os obreiros.

A Fraternidade Feminina Acácia Amarela, patrocinada pela loja, também recebeu a comenda. A cunhada Francisca Ribeiro Gomes Moraes, secretária da fraternidade, recebeu o ato e diploma das mãos da cunhada Sylmara Bento Dias, presidente da Coordenação Estadual das Fraternidades Femininas.

Os irmãos Francisco Ribeiro de Carvalho e José Luís de Oliveira e Silva também receberam a comenda “Amizade da Maçonaria Piauiense”, dois obreiros que muito já fizeram por nossa ordem.

Encerrando a sessão, o Eminente Irmão José Antônio Dias destacou que nosso saudoso irmão Eurípedes Barbosa Nunes deixou muitas saudades em todos, seja por sua dedicação à Ordem, seja por sua postura amável com todos os irmãos, seja por sua pena afiada, publicando quase que diariamente artigos em diversos periódicos, seja por sua imensa admiração pelas cunhadas; o irmão Dias inclusive lembrou que assim que chegava em qualquer solenidade, o irmão Barbosa, antes de falar com os seus irmãos maçons, cumprimentava as cunhadas, uma a uma. O irmão Dias mencionou o imenso orgulho em ter tido a honra de fundar, junto com todos os irmãos presentes, a primeira loja maçônica do Brasil a homenagear este magnífico maçom de grandioso legado, que vive nos corações e memória de todos.

Após a sessão, todos os presentes, irmãos e cunhadas, se confraternizaram em um lauto jantar, fechando com chave de ouro uma noite histórica.

Fonte e Fotos: Grande Oriente do Brasil – Piauí – GOB-PI

Secretaria Geral de Comunicação do GOB

no images were found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.