CURIOSIDADES

O Solar dos Maçons é um projeto de Hospitalaria de várias Lojas.

Em termos de Hospitalaria não é de hoje que ouvimos falar e sentimos no dia a dia a falta de Programas de Assistência e Amparo aos IIr.’. Acreditamos que os Programas de Assistência aos IIr.’. devam ser tratados diretamente pelas LL.’., principalmente pela diversidade de situações e necessidades para as quais a proximidade dos fatos torna-se um elemento muito favorável para melhor se adequar a solução.
Entretanto, não podemos dizer o mesmo para os Programas de Amparo aos IIr.’. que se encontram na terceira idade e mais, carecendo de recursos, assistência e até mesmo afeto familiar. Sabemos que o nosso dever maçônico é assisti-los e ampara-los sempre, tendo em mente que se hoje são eles amanhã podemos ser nós.
Quando essas duas colunas, a de Assistência e a de Amparo aos IIr.’. estão em alinhamento e equilíbrio podemos dizer que a nossa Hospitalaria é justa e perfeita. Isto posto, apresentamos a seguir nossa proposta para o desenvolvimento, implantação e manutenção de um Programa da Amparo Maçônico denominado de Solar dos Maçons.

O Projeto

O Solar dos Maçons é um projeto da Hospitalaria do GOSP, com realização em médio a longo prazo, voltado ao acolhimento espontâneo dos IIr.’. associados/cotistas (aqueles que contribuíram com recursos para que, no futuro, tenham uma opção de residência temporária ou permanente no Solar), bem como aqueles que não apresentam condições de se auto manterem ou serem mantidos por seus familiares quando atingirem uma idade mais avançada.

O Solar, local de caráter familiar, deverá reunir um conjunto adequado de ambientes, atividades e recursos, onde seus moradores residentes permanentes ou temporários, possam sentir-se muito bem acomodados e assistidos. Alguns ambientes sugeridos: restaurante sala de fisioterapia, enfermaria, salão de festas, programação de lazer, salão de jogos, biblioteca, sauna, piscina, sala de TV e mini cinema, Internet, áreas de administração, capela, serviços de editora para registrar as “ Minhas Memórias” (dos IIr.’. que desejarem) e, um Templo Maçônico.

 

Ilustração simbólica

A principio esse projeto deverá ser estruturado para ser implantado em Unidades de pequeno a médio porte ( 30 a 100 hospedes permanentes ) com possibilidade de hospedagem para visitantes (parentes e amigos dos IIr.’.), localizadas em quatro tipos de região:
• Unidades Urbanas
• Unidades Praianas
• Unidades Campestres
• Unidades em região Montanhosa

Deve estar previsto, também, a criação de um Templo Maçônico para a condução dos nossos trabalhos, bem como um Museu da Maçonaria Brasileira, que ajudará a recuperar e registrar a nossa história.
É importante, também, a criação de um “meeting point” (um ponto de encontro) que permita aos maçons mais jovens conhecerem os mais antigos. O saber dos mais velhos deve ser valorizado, registrado e transmitido aos mais jovens como meio de garantir a sua continuidade, preservando-se a nossa identidade cultural.

Para acolhimento dos Maçons visitantes (parentes e amigos maçons), deverá ser criada uma ala de pousada integrada ao Solar onde vivem os residentes, a custos módicos.

SIMULAÇÃO 2
Ficha Técnica – Pousada – Solar dos Maçons
Local – A definir Terreno – 5.575 m2 Área construída – 2.200 m2

Projeto elaborado polo Ir∴ Itagyba Prantera de Toledo.

FERNANDO T

Fernando Colacioppo (Coordenador da Rede Colmeia) http://redecolmeia.com.br/2019/04/11/fernando-tullio-colacioppo-sobrinho/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.