NEWS

LOJA L´AQUILA ROMANA Nº 3365 COMPLETOU 19 ANOS NO ORIENTE DE SÃO PAULO – SP.

Dia 08 de Fevereiro  de 2020, Sábado, às 10:00 horas na Loja L´Aquila Romana nº 3365, RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO, Rua Augusta, 719 – Sobreloja – São Paulo – Capital, Fundada em 03/02/2001.

Sessão Magna Publica de aniversário 19 anos da Loja e palestra do Ir∴ Andrei Puntel Souza Cruz, 50 anos, natural de Belo Horizonte, Minas gerais; membro da Loja XV de Novembro nº 38, Oriente de Santos, filiada a GLESP, Formação em engenharia elétrica com MBA em gestão de negócios; Trabalha com projetos de Engenharia e consultoria e treinamento em empreendedorismo; Desde os 18 anos vem pesquisando os sistemas simbólicos ligados a tradição de mistérios do ocidente, tais como a Kaballah e a Gnose.

Nos últimos três anos também tem se dedicado ao estudo da cultura hindu, principalmente os sistemas chamados yoga e sankhya; Também é escritor e tem três livros de ficção onde explora esse universo simbólico; Iniciou-se na maçonaria em 2008 e atualmente encontra-se no grau 31º do Rito Escocês Antigo e Aceito; do Consistório Comendador Montezuma e membro correspondente da loja de pesquisas Dom Bosco 33, filiada à GLMDF com o tema “Três mil anos em busca da felicidade”.

Tendo como Mestre Venerável Mestre ROGERIO DE LIMA MARINHEIRO, 1º Vigilante PEDRO CARLOS ESPÍNDOLA MADOGLIO, 2º vigilante GERALDO FELTRIM FILHO, Orador  JOAO VICENTE DE ASSUNCAO, Secretário  JOSEPH JO RAYMOND DIWAN, Tesoureiro LEONARDO GENOVESE, Chanceler  MARCOS JOAQUIM CERIALI SANTURBANO.

Estando presente as autoridades maçônicas, Daniel Keleti Grão-Mestre Adjunto Estadual de São Paulo GOB-SP, Jose Moretzsohn de Castro Ministro do Supremo Tribunal de Justiça do Grande Oriente do Brasil, Fernando Colacioppo Secretário Geral de Comunicação e Informática Adj. do Grande Oriente do Brasil, Fernando Di Trani Grande Representante da Suíça, Geraldo Feltrim Grande Representante do Colorado-USA, Alfério Di Giaimo Neto autor das Pílulas Maçônicas, entre outras autoridades, Ex-Mestres Instalados da Loja L´Aquila Romana:- Luiz Carlos Magaldi, Fernando Colacioppo, Paulo Gonçalves Peres, Julio Takano, Alfério Di Giaimo Neto, João Vicente de Assunção, Walid Mohamed El Toghlobi, deputados federais: Julio Takano, Sebastião Edison Cinelli, deputados estaduais: Artur Gildo Biscaia, mestres instalados,  mestres, companheiros, aprendizes e convidados.

Aniversário de 19 anos da Loja L´Aquila Romana nº 3365 – GOB.

A Escolha do Nome “ L’Aquila Romana ”

       De  longa data, Irmãos de várias lojas Simbólicas vêm externando o desiderato de fundar em São Paulo – Capital, uma LOJA COM RAIZES ITALIANAS, visto e considerando que os imigrantes italianos se dirigiram, sobretudo, para o Estado de São  Paulo e aqui possuímos o maior número de descendentes daquela raça que tanto contribui para grandeza de São Paulo e aqui possuímos o maior número de descendentes daquela raça que tanto contribuiu para a grandeza de São Paulo, e que passaram a amá-lo como sua própria Itália.

      Nosso Irmão DÉCIO PIAGENTINI, agora no Oriente Eterno, falava-nos com muita freqüência  a respeito  de uma antiga. Loja denominada L’Aquila Romana e que teria abatido colunas em data que nunca chegou ao nosso conhecimento. Ultimamente eu, Fernando Tullio Colacioppo Junior e o irmão Roque Buono Ferreira – Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente de São Paulo, Federado ao Grande Oriente Do Brasil, vimos nos entusiasmando com a idéia ao tempo em que, conversando com inúmeros irmãos  “ORIUNDI”, verificamos que reencetar os trabalhos em uma Loja deste gênero, no Estado de São Paulo, agrupando ali irmãos de todas as raças, mas, que sejam simpatizantes da Cultura, Arte e da própria Maçonaria Italiana, seria oportuna e um desperdício deixar faze-lo.

A ideia é CRIAR-SE UMA LOJA COM A DENOMINAÇÃO QUASE IGUAL ÀQUELA FUNDADAS a 16/08/1916 e em que 01/10/1931, fundiu-se com a loja GIACOMO MATTEOTI, – Cadastro 1044 do GOB, que também abateu colunas. 

      Aquela loja se denominava AQUILA ROMANA, ou seja, ÁGUIA ROMANA  (sem o artigo feminino singular) enquanto esta NOVA LOJA denominar-se-á  L’AQUILA  os “ORIUNDI” também fazer desta loja um NÚCLEO DE ESTUDOS MAÇÔNICOS E FILOSÓFICOS DFA CULTURA DAQUELA REGIÃO DO PLANETA que o mundo intelectual habitou-se a denomina-la  “MAGNA GRECIA”.

Ir∴  Fernando Tullio Colacioppo Junior

Idealismo O objetivo de nossa mais alta aspiração é o ideal, que é a sublimidade. O idealismo em filosofia é a designação dada às teorias segundo as quais a existência da realidade física depende da mente humana. É esta mente humana que consegue imaginar, criar, desenvolver e materializar ideias e angariar pessoas com o mesmo intuito, canalizando-as para o mesmo objetivo. São pessoas que, imbuídas de um ideal, abrem mão de seu tempo, lazer e trabalho para se dedicarem às causas sociais, filosóficas, culturais e da alma.

Conseguem reunir pessoas com os mesmos ideais e princípios para “erigir templos às virtudes e cavar masmorras aos vícios”. Estes são homens privilegiados que fazem de seus ideais, causas, e com estas constroem a historia de nossa civilização.

E nós não poderíamos deixar de documentar, registrando também dentro da história de nossa querida A∴R∴L∴S∴ L’Aquila Romana, para que, no futuro nossos filhos, netos e bisnetos, saibam o porque da criação de tão dinâmica loja de estudos, que relembraremos aqui a parte operativa da criação desta loja.

No ano de 2000, (E∴V∴) fomos procurados pelo lr∴Cláudio Roque Buono Ferreira, Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente de São Paulo, que nos convocou para ajudá-lo a materializar um ideal seu e do Ir∴ Fernando Tullio Colacioppo Júnior: o de fundar uma loja de estudos, formada por italianos, seus descendentes e admiradores da cultura italiana.

Após a bela explanação de um ideal que vinha do coração, arregaçamos as mangas e fomos nos juntar a este grupo, sempre liderado pelos IIr∴ Cláudio Roque Buono Ferreira e Fernando Tullio Colacioppo Júnior.

O Ir∴ Fernando Tullio Colacioppo Júnior sonhou e se aprofundou nos detalhes estampados em seu coração neste ideal. O Ir∴ Cláudio Roque Buono Ferreira promoveu e concretizou este ideal. E hoje, no transcurso do primeiro aniversário de nossa loja, além de parabenizarmos os IIr∴Cláudio e Tullio, temos que clamar ao G∴A∴D∴U∴ para que enriqueça o mundo com mais homens deste quilate, que se empenham em ideais para a realização e encontro de outros homens.

A A∴R∴L∴S∴ L’Aquila Romana é fruto do ideal e do sonho destes dois grandes Irmãos, arrojados, que não mediram esforços para levantar estas colunas, que muito orgulho trarão ao povo maçônico. Conclamamos aqui os obreiros da A∴R∴L∴S∴ L’Aquila Romana, para que jamais deixem cair no esquecimento estes princípios, perpetuando assim os ideais destes dois IIr∴ que tornaram este sonho possível e, ainda, para que trilhemos o mesmo caminho de ideias a fim de construirmos um mundo melhor para todos.

Com um TrÍplice e Fraternal Abraço,

Ir∴ Pedro Mário Fávero ex-Venerável Mestre (já no Oriente eterno)

no images were found

(A: FC | R: CRS) Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.