CURIOSIDADES

Dia do Professor | 15 de outubro


Colocou Deus, o Grande Arquiteto do Universo, em tuas mãos…

Professor… Mestre… o futuro do Gênero Humano.

E tua missão é amparar… com tuas solícitas mãos… o Fogo Sagrado do Saber, a Chama Puríssima do conhecimento Humano.

Tua missão… tua nobre missão… é preparar hoje a sementeira… para que amanhã possa haver a colheita. Teu trabalho de Educador é voltado para o Futuro.

A Educação para todos… igualitária… como hoje a conhecemos e entendemos… tem suas raízes em ideias e ideais que à Luz vieram com a Revolução Francesa e a Maçonaria… inspiradas ambas na tríade Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

De Comenius a Jean-Jacques Rousseau, do Marquês de Condorcet a Pestalozzi, de Decroly a Montessori… foi uma longa jornada… sintetizada na Nova Didática que, resumidamente, consiste em escolher métodos educacionais que aproveitem o interesse espontâneo dos alunos, de acordo com sua idade física e mental, respeitando o Ser Humano na sua íntegra… como um todo.

O primeiro Mestre do BRASIL, em terras recém-descobertas, foi Anchieta… e em sua homenagem a Associação dos Professores Católicos do Rio de Janeiro instituiu esta data… 15 de outubro… como o Dia do Professor… sendo a data gradativamente comemorada em outros Estados, alcançando hoje todo o universo escolar.

E nesta data tão significativa, prestemos nossas homenagens… e honras… àquele que… um dia… nos orientou em nossas primeiras letras e sílabas… e que nos acompanhou até o laurel de um título universitário.

A Ti… Mestre… tudo é devido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.