AO VIVOBREAKING NEWSFATOS HISTÓRICOS

Câmara Municipal de São Paulo celebra o Dia do Maçom com solenidade histórica.

São Paulo, 13 de agosto de 2025 — A Câmara Municipal de São Paulo foi palco, nesta quarta-feira, de uma noite marcada por simbolismo, reconhecimento e fraternidade. Às 19h30, o salão nobre se encheu de história e tradição para celebrar oficialmente o Dia do Maçom, data que homenageia uma das instituições mais antigas e influentes na construção de valores universais: a Maçonaria.

A sessão solene foi presidida pelo Vereador Sargento Nantes, que liderou a homenagem pública prestada pela Casa do Povo Paulistano à Maçonaria — organização que há séculos promove os princípios de liberdade, igualdade, justiça, educação e espiritualidade, sempre com firme compromisso com a dignidade humana e a construção de uma sociedade mais ética e fraterna.

 

 

O evento contou com a presença de grandes autoridades maçônicas do Brasil e do exterior, personalidades que representam não apenas os mais altos graus da hierarquia simbólica, mas, sobretudo, o engajamento direto com o bem comum, a cidadania e o progresso coletivo.

Autoridades homenageadas

Durante a cerimônia, foram homenageados os seguintes Irmãos Maçons, personalidades de reconhecida contribuição à Ordem e à sociedade:

Soberano Ademir Cândido da Silva, Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil (2023–2028)
Eminente Cesar Augusto Garcia, Grão-Mestre Adjunto da GLESP (Gestão 2022–2025)
Sapientíssimo Sidney Isidro Marcandali da Silva Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa do GOB (Gestão 2025–2027)
Eminente Ruberval Ramos Castello, Grão-Mestre Estadual do GOB-SP (Gestão 2023–2027)
Neiton Myrton Priebe, Grande Patriarca Regente do Supremo Conselho Adonhiramita do Brasil (Gestão 2025–2028)
Juliano Coelho Braga, Soberano Grande Primaz do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro
Sergio Ruas, Soberano do Supremo Conselho Filosófico do Rito Moderno do Brasil – SCFRMB
Rui Correa, Presidente da PAEL-SP GOB-SP e Grão-Mestre Estadual de Honra do GOB-SP
Ricardo Volpe Maciel, Presidente de Honra da Soberana Assembleia Federal Legislativa (Gestão 2023–2025)
Célio Egídio da Silva, Juiz Presidente do Egrégio Tribunal Estadual de Justiça do GOB-SP
Rogério Donizetti Campos de Oliveira, Juiz Presidente do Egrégio Tribunal Eleitoral do GOB-SP
Drº Ivan Roberto Barbieri, CEO da IRB PRIME CARE, Empresa de Saúde Pública e Privada, parabenizando pela revitalização de um prédio histórico, no Centro da Cidade de São Paulo, onde foi inaugurado um hospital/ clínica, de excelência.
Drº. Santiago Antonio Fumagalli, 

Cada um dos homenageados recebeu uma placa comemorativa entregue pelo Vereador Sargento Nantes, em reconhecimento à sua trajetória exemplar, dedicação fraterna e contribuição valorosa à Maçonaria brasileira e universal — uma instituição que, como destacou o parlamentar, “é símbolo vivo dos ideais que há séculos iluminam o caminho da justiça social e do progresso humano”.
Uma noite de reverência e união

Em seu discurso, o vereador reiterou o papel da Maçonaria como força ética e moral da sociedade civil, salientando sua atuação histórica na luta por direitos humanos, democracia, educação e desenvolvimento social.

DISCURSO DO VEREADOR SARGENTO NANTES – DIA DO MAÇOM Câmara Municipal de São Paulo – 20 de agosto Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Vereadores, Ilustres autoridades presentes, Distintos representantes das Lojas Maçônicas de São Paulo, Cidadãos e cidadãs, Boa Noite. Hoje, nesta Casa de Leis — a Casa do povo paulistano —, temos a honra de celebrar uma data de profunda relevância para a história, os valores e os princípios que sustentam a nossa sociedade: o Dia do Maçom, comemorado em 20 de agosto. A Maçonaria, há séculos, tem se firmado como uma instituição que transcende o tempo e as fronteiras, cultivando os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, tão caros à humanidade e tão urgentes em nossos dias. Em silêncio e sem alarde, os maçons constroem pontes de solidariedade, promovem a educação, defendem a justiça social e praticam a caridade. São homens que, sem distinção de credo, cor ou condição, se reúnem para buscar o aperfeiçoamento moral e espiritual — não apenas de si próprios, mas também do mundo ao seu redor. Neste momento solene, presto minha homenagem a todos os irmãos maçons de São Paulo e do Brasil, que, por meio de suas Lojas e Obediências, mantêm viva uma tradição de luz, conhecimento e retidão. A história nos mostra que muitos dos grandes líderes, pensadores e patriotas que ajudaram a construir a civilização ocidental foram iniciados nos mistérios da maçonaria. No Brasil, nomes como José Bonifácio, Rui Barbosa, Castro Alves e tantos outros caminharam sob a mesma luz. Portanto, reconhecer o papel do maçom é reconhecer uma herança de responsabilidade com o bem comum, com a ética, com a verdade e com a liberdade. Que este 20 de agosto nos inspire a olhar com mais esperança para o futuro. E que possamos aprender com a maçonaria a cultivar o diálogo, o respeito e a união — virtudes tão necessárias em tempos de intolerância e divisão. Finalizo com uma saudação fraterna a todos os maçons desta cidade e deste país, com a certeza de que suas obras continuarão sendo, como sempre foram, silenciosas, firmes e fecundas. Muito obrigado. Viva o Dia do Maçom!

“A Câmara Municipal de São Paulo manifesta sua mais elevada estima e respeito à história, liderança e compromisso dos maçons com os valores que unem homens livres e de bons costumes em benefício da coletividade”, declarou Sargento Nantes, sob aplausos do público presente.

A cerimônia foi encerrada em clima de fraternidade, com discursos emocionados, homenagens mútuas e o reforço dos laços entre o poder legislativo paulistano e os representantes da Maçonaria.

Dia 20 de Agosto é o dia do Maçom aqui no Brasil, porque a independência do Brasil que foi dia 7 de Setembro, mas foi decidida na Loja “Comercio e Artes” depois do discurso do Joaquim Gonçalves Ledo.

A escolha da data foi em Belém num conclave das Sereníssimas Grande Lojas mas o MOTIVO da escolha da data foi o Discurso do Ledo e que muitos dizem ser dia 20 de Agosto e não 7 de Setembro o dia da independência do Brasil.

Independência do Brasil é como é chamada a separação política entre a colônia do Brasil e a metrópole portuguesa, declarada oficialmente no dia 7 de setembro de 1822. O processo de independência começa com o agravamento da crise do sistema colonial e se estende até a adoção da primeira Constituição brasileira, em 1824.

Discurso Proferido por Joaquim Gonçalves Ledo na Loja Maçônica “Comércio e Artes” no Rio de Janeiro, em 20/agosto/1822
Joaquim Gonçalves Ledo foi um dos maiores autores da Independência, se não o maior. A peça de arquitetura que a seguir transcrevemos do Boletim do GOB (julho/agosto, de 1963), é dirigida ao hesitante Príncipe D. Pedro e entre seus arrojados conceitos lá esta a antecipação da Doutrina de Monroe.
Veja no link https://redecolmeia.com.br/2020/08/20/dia-do-macom-20-de-agosto/

Por Fernando Colacioppo.
#redecolmeia, #maçonaria, #gob

(A:FC/R:FC)
Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

FERNANDO T

Fernando Colacioppo (Coordenador da Rede Colmeia) http://redecolmeia.com.br/2019/04/11/fernando-tullio-colacioppo-sobrinho/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.