SUPREMO CONSELHO DO BRASIL DO GRAU 33 PARA O RITO ESCOCES ANTIGO E ACEITO – AO VALE DE SÃO PAULO.
Dia 22 de junho de 2024 sábado às 10h na Rua Genebra, 268 ao Vale de São Paulo.
Sessão de recepção à novos grandes inspetores gerais do Grau 33º do SUPREMO CONSELHO DO BRASIL DO GRAU 33 PARA O RITO ESCOCES ANTIGO E ACEITO; Foram homenageados com a medalha Gonçalves Ledo os irmãos:- Ruberval Ramos Castello Grão-Mestre Estadual de São Paulo GOB-SP Gestão 2023-2027 e Eduardo Marcantonio Lizarelli Grão Mestre Estadual Adjunto do Grande Oriente do Brasil de São Paulo Gestão 2023-2027, com Comenda Brasil, Inglaterra e Escócia o irmão Claudio Roque Buono Ferreira Secretário Geral Adjunto de Educação e Cultura do GOB, Grão-Mestre-Geral Adjunto de Honra do GOB e Grão-Mestre Estadual de Honra do GOB-SP, além de tomar posse dois novos delegados no estado de São Paulo.
Vide as fotos no link https://www.facebook.com/share/p/yk5yC4rR1sri9NWi/
ANTONIO CARLOS BARBOSA RAMOS SOBERANO GRANDE COMENDADOR
MARCOS BARROSO DA COSTA E SILVA LUGAR-TENENTE COMENDADOR
NILSON CESAR L. CARNEIRO GRANDE CHANCELER
MATHEUS CASADO MARTINS GRANDE MINISTRO DE ESTADO
TOMAS SOUTO DE ARAUJO GRANDE SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO
ALOISIO PAES BORBA NOGUEIRA GRANDE SECRETÁRIO DE FINANÇAS
MÁRIO SÉRGIO NUNES DA COSTA GRANDE SECRETÁRIO DE RELAÇÕES EXTERIORES
FRANCISCO J. M. DA SILVA GRANDE SECRETÁRIO DE RELAÇÕES INTERIORES
EZEQUIEL LUIZ DE OLIVEIRA FILHO GRANDE SECRETÁRIO DE CULTURA
O Supremo Conselho no Brasil – BREVE HISTÓRICO
1832 – Montezuma funda o “Supremo Conselho do Grau 33” no Brasil em 12 de novembro. Sua doutrina tem por base nas Grandes Constituições Gerais de 1762 e 1786, fundamentada na hierarquia de 33 Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito, sob o lema “DEUS MEUNQUE JUS”.
1854 – Fusão com o Grande Oriente do Brasil. O Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil era ao mesmo tempo Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho.
1927 – Cisão, o grande cisma na Maçonaria Brasileira, originado no Supremo Conselho repercute na Obediência simbólica, propiciando a criação das Grandes Lojas Estaduais Autônomas.
1929 – Em Paris na Convenção de Supremos Conselhos, o Supremo Conselho, então ligado ao Grande Oriente do Brasil, foi impedido por um organizador de participar do conclave e apresentar a sua versão dos fatos sobre a cisão, enquanto que a facção que fora dissidente – ou seja, discordara da orientação existente até 1927 – contava com as suas benesses e recebia os foros de legitimidade e regularidade, no território brasileiro.
1951 – Supremo Conselho Remanescente recupera sua autonomia, separando-se da Obediência Simbólica do Grande Oriente do Brasil.
:
:
2015 – O Soberano Grande Comendador Enyr de Jesus da Costa e Silva continua construindo suas aspirações com fidelidade, servindo a Ordem Maçônica com dignidade e respeito, praticando as virtudes da caridade e tolerância, eliminando discórdias e cumprindo seus deveres com elevada competência. O Soberano Grande Comendador Enyr de Jesus da Costa e Silva, nas comemorações dos 183 Anos no Supremo Conselho reuniu novamente o Simbolismo e a Filosofia objetivando firmar um compromisso de mútuo aprendizado e união.
2016 – O Supremo Conselho do Brasil, completa 184 Anos e continua sob a direção do Soberano Grande Comendador Enyr de Jesus da Costa e Silva, que com muita determinação e responsabilidade enfrenta um ano de turbulências no País, mas consegue manter o equilíbrio e harmonia nesta Instituição Maçônica. O reflexo de sua administração fica visível quando observa-se o números de Irmãos que chegaram a elevação ao Grau 33. No decorrer deste ano, também por determinação do Soberano, os membros do Santo Império estiveram presentes em várias sessões em diversos Estados do País, inclusive realizando Investiduras ao Grau 33.
Por Fernando Colacioppo.
(A:FC/R:FC)
Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br