Ao vivo: Congresso Nacional realiza sessão em homenagem ao Dia do Maçom – 18/8/23
Dia 20 de Agosto aqui no Brasil porque a independência do Brasil que foi dia 7 de Setembro, mas foi decidida na Loja “Comercio e Artes” depois do discurso do Joaquim Gonçalves Ledo.
A escolha da data foi em Belém num conclave das Sereníssimas Grande Lojas mas o MOTIVO da escolha da data foi o Discurso do Ledo e que muitos dizem ser dia 20 de Agosto e não 7 de Setembro o dia da independência do Brasil.
Independência do Brasil é como é chamada a separação política entre a colônia do Brasil e a metrópole portuguesa, declarada oficialmente no dia 7 de setembro de 1822. O processo de independência começa com o agravamento da crise do sistema colonial e se estende até a adoção da primeira Constituição brasileira, em 1824.
Discurso Proferido por Joaquim Gonçalves Ledo na Loja Maçônica “Comércio e Artes” no Rio de Janeiro, em 20 de agosto de 1822 Joaquim Gonçalves Ledo foi um dos maiores autores da Independência, se não o maior.
A peça de arquitetura que a seguir transcrevemos do Boletim do GOB (julho/agosto, de 1963), é dirigida ao hesitante Príncipe D. Pedro e entre seus arrojados conceitos lá esta a antecipação da Doutrina de Monroe.
Veja no link:
http://redecolmeia.wordpress.com/2006/12/03/deixe-sua-mensagem/#comment-14
Dia 20 de Agosto é o “Dia do Maçom” feriado maçônico, não pode ter sessão maçônica.
CONSTITUIÇÃO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL
Capítulo V – DAS PROIBIÇÕES À LOJA
Art. 25. A Loja não poderá: II realizar sessões ordinárias, salvo as de pompas fúnebres, nos feriados maçônicos e períodos de férias maçônicas.
Título VIII – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS –
Capítulo I – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 134. São oficialmente considerados feriados maçônicos o dia dezessete de junho, como o Dia Nacional do Grande Oriente do Brasil, e o dia vinte de agosto, como Dia do Maçom.
(A:FC/R:FC)
Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br