ALTOS GRAUSCURIOSIDADESFATOS HISTÓRICOS

Loja Cavaleiros de São João 115, #4172 no Obelisco do Ibirapuera – Oriente de São Paulo/Capital

Dia 14 de dezembro de 2024 às 14h a Loja Cavaleiros de São João 115, #4172, REAA, Rua Álvaro de Carvalho n° 48, conj. 13, Centro, São Paulo (Próximo ao Metro Anhangabaú), fez uma visita ao Obelisco do Ibirapuera, Obelisco aos Heróis de 32 – Complexo Viário Ayrton Senna – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04008-001, Brasil, tendo como Venerável Mestre Sérgio Maison.

 

 

O Obelisco do Ibirapuera, oficialmente chamado de Obelisco aos Heróis de 1932, é um dos marcos mais emblemáticos da cidade de São Paulo. Localizado no Parque do Ibirapuera, foi inaugurado em 1955 e é um monumento em homenagem aos soldados paulistas mortos durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Este conflito foi uma tentativa de São Paulo de lutar por uma nova constituição para o Brasil, enfrentando o governo provisório de Getúlio Vargas.

Características do Obelisco:
• Altura: 72 metros.
• Material: Revestido de mármore travertino.
• Projeto: Foi idealizado pelo escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili.
• Simbologia: A base abriga uma cripta onde estão enterrados os corpos de estudantes e combatentes que lutaram na Revolução de 1932.
• Detalhes artísticos: As faces do obelisco apresentam inscrições, esculturas e relevos que retratam momentos históricos e homenageiam os ideais de liberdade e democracia.
O monumento é um marco da história paulista e nacional, sendo um ponto de interesse para visitantes e moradores de São Paulo.

A construção começou em 1947 e foi concluída em 1970, embora o monumento tenha sido oficialmente inaugurado em 1955, no quarto centenário da cidade de São Paulo.

Arquitetura e Arte

O Obelisco foi projetado pelo escultor Galileo Ugo Emendabili, que idealizou um monumento de estilo monumentalista, comum em obras que buscam marcar eventos históricos.
• Estrutura:
• Feito de mármore travertino, importado da Itália.
• Tem 72 metros de altura e uma base quadrada com 15 metros de lado.
• Elementos Escultóricos:
• Relevos e inscrições nas faces do obelisco retratam passagens da Revolução de 1932 e homenageiam os ideais de liberdade e sacrifício.
• Inclui referências ao lema paulista: “Amor por São Paulo, Liberdade pelo Brasil”.
• Cripta:
A base do monumento abriga uma cripta, onde estão sepultados os restos mortais de combatentes e de quatro estudantes que se tornaram ícones do movimento: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (representados pela sigla MMDC).

Simbologia
O Obelisco é repleto de simbolismos que remetem aos valores defendidos pelos combatentes da Revolução Constitucionalista:
• Forma do obelisco: Simboliza a eternidade e a elevação do espírito.
• Chamas esculpidas: Representam o fogo eterno da luta pela liberdade.
• Inscrições: Homenageiam combatentes, episódios históricos e os valores do movimento constitucionalista.

Curiosidades
1. Túmulo simbólico dos heróis: A cripta também guarda uma urna com terra recolhida de campos de batalha da Revolução de 1932.
2. Legado histórico: Apesar de derrotados, os paulistas conseguiram acelerar o processo de promulgação de uma nova Constituição, que foi assinada em 1934.
3. Patrimônio cultural: É tombado como patrimônio histórico da cidade de São Paulo.
O Obelisco é um ponto de grande importância cultural e turística em São Paulo, atraindo aqueles que desejam compreender mais sobre a história e a identidade paulista. Se desejar, posso falar mais sobre a Revolução Constitucionalista ou outros monumentos relacionados.

Breve Histórico da Loja.

A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Cavaleiros de São João 115 nº 4172, filiada ao GOB e jurisdicionada ao GOB-SP, foi fundada em 12 de abril de 1961, trabalha às 4ª feiras em Templo próprio sito à Rua Álvaro de Carvalho nº 48 – 1º andar – centro de São Paulo, tendo sido seus fundadores os seguintes Irmãos: José Bento Ângelo Abatayguara Sênior (seu primeiro Ven M), Chateaubriand Carneiro Giraldes, Virgílio João de Deus, Washington Pelúcio, Anselmo Maria Giudice, Richard Wahba, Célio Leão Lima, Edison Pires, Alcides de Souza Ribeiro, João Santana, Miguel de Jesus, João Malaquias, Paschoal Spera, Cristiano Seneme, Manoel Nóbrega Fernandes, Rubens Roberto Sabag, Osmar de Pará, Roberto Gáudio, Floro Pereira da Silva, Pruhe Osmar Correa, Cyro Lopes e Miguel de Jesus sendo que várias reuniões foram realizadas no consultório do Ir José Bento Ângelo, de onde partiram as indicações dos candidatos para as suas primeiras iniciações.
A loja Cavaleiros de São João contou ainda, para a sua fundação, com a ajuda das seguintes Lojas coirmãs: ARLS Prudente de Morais nº 5: ARGBLS Perfeita Amizade nº 37 e ARLS Lótus Branco nº 85.
De seus quadros, dentre tantos grandes IIr relevantes na Maçonaria, destacam-se: o Past Grão-Mestre da Glesp, Ir Salim Zugaib, foi VenMda Loja no período 1978-1979; o Past Grão-Mestre Adjunto da Glesp, Ir José Luiz Rebello, foi VenMda Loja no período 1987-1988 ; o Grande Arquiteto da Glesp, o IrPaulo Antônio Maluf, responsável pelo projeto da sede da Glesp na Rua São Joaquim, foi VenMda Loja no período 2009-2011.
Em 03/06/2015 a Cavaleiros de São João foi agraciada com o Diploma e Medalha de Reconhecimento de Mérito “Júlio Prestes” por sua atuação e realizações maçônicas.
Atualmente é dirigida pelo VenMSérgio Roberto Maisão e seu atual Quadro de Obreiros é composto por 33 Irmãos

 

Por Fernando Colacioppo.
#redecolmeia, #maçonaria, #gob

(A:FC/R:FC)
Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

FERNANDO T

Fernando Colacioppo (Coordenador da Rede Colmeia) http://redecolmeia.com.br/2019/04/11/fernando-tullio-colacioppo-sobrinho/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.