BREAKING NEWSDESTAQUEEVENTOS

Loja Fraternidade de Santos #132, comemora 171 anos no Oriente de Santos/SP.

Pode ser uma imagem de 11 pessoas e texto
Sessão com autorização especial do Soberano Grão Mestre Geral.

 
Dia 05 de janeiro de 2024 às 20h foi realizada sessão magna pública de 171 anos de aniversário da Loja FRATERNIDADE DE SANTOS #132, Rito: REAA, End. Loja: RUA LUIZ DE CAMÕES, 147 – ENCRUZILHADA, Cidade: SANTOS UF: SP CEP: 11015-401, fundada em 5 de janeiro de 1853.

Tendo como Venerável Mestre Alessandro S. França, 1º vigilante Rogério Dias Baixo, 2º vigilante José Coelho Carvalho Neto, Secretário Marcelo Cardoso da Silva, Tesoureiro Antônio Carlos Guimarães, Chanceler Mauro Fernandes Pereira de Paula, Orador Ivo Sanches. Dep. Federal Luis Tadeu Sampel Borges e Dep. Estadual. Antonio Carlos dos Santos Pinheiro.

 

Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas jogando hóquei, clarinete e texto

Estando presente as autoridades do GOB o Ademir Cândido da Silva Grão Mestre Geral do GOB – Período 2023/2028, Ricardo Volpe Maciel Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa Gestão 2023/2025, Jose Moretzsohn de Castro Presidente do Excelso Supremo Tribunal Federal Maçônico do Grande Oriente do Brasil, Ruberval Ramos Castello Grão-Mestre Estadual de São Paulo GOB-SP, Johannes Kozlowski Ministro do Superior Tribunal Federal Maçônico do Grande Oriente do Brasil representando o presidente do STJM, Orlando Nascimento Secretário Geral Finanças do GOB, Claudio Roque Buono Ferreira Secretário Geral Adjunto de Educação e Cultura do GOB, Grão-Mestre-Geral Adjunto de Honra do GOB e Grão-Mestre Estadual de Honra do GOB-SP, Eduardo Ferreira Telles Vice-presidente do Ilustre Conselho Federal do GOB, Grande Representante do Principado de Andorra, Aníbal Martinez Secretário Geral de Relações Públicas do Grande Oriente do Brasil, Geraldo Antônio Polito Secretário Geral Adj. de Educação e Cultura do GOB, André Felipe Reis Secretário Geral Adjunto de Ritualística do REAA e Delegado Litúrgico de SP do REAA, Fernando Colacioppo Secretário Geral de Comunicação e Informática Adjunto do Grande Oriente do Brasil, Past Master da Loja 3365 e CEO da Rede Colmeia, João José Viana Secretário Geral de Comunicação e Informática Adj. do Grande Oriente do Brasil, Carlos Teixeira (Cacá) ex-Ilustre Conselheiro Federal do GOB e ex-Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa (SAFL) do GOB 2019~2021, Mario Sergio Nunes da Costa Grão-Mestre Estadual de Honra do GOB-SP, e as autoridades do GOB-SP o Secretários Estaduais do GOB-SP:- Antônio Coelho Junior, deputados federais:- Norberto Estevam de Araújo, Luís Tadeu Sampel Borges, Antônio Carlos dos Santos Pinheiro, deputados estaduais:- Amaury Santana Ribeiro, mestres instalados, mestres, companheiros e aprendizes, entre outras autoridades.

 

Pode ser uma imagem de 9 pessoas

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e pessoas estudando

Veja mais fotos no link https://www.facebook.com/groups/redecolmeia/permalink/6982881648486699/

História da Loja.

Mas na noite de 5 de janeiro de 1853, uma movimentação diferente acontecia num dos sobrados da Rua do Sal, quem sabe com a fachada de ladrilhos portugueses, próximo ao cais do porto. No ar, aquele cheiro de maresia tão característico da zona portuária. Uma sala nos altos do sobrado, portas e janelas fechadas, apesar do calor da época, iluminada por velas e lamparinas a óleo de peixe. Lá, uma reunião secreta de homens que ali chegaram na mais absoluta discrição, alguns vindos no lombo de burros desde o Planalto Paulista, e que nesse momento, após a abertura da sessão, ouviam as palavras do Dr. Bernardo Avelino Gavião Peixoto.
Dentro do sobrado, os Maçons José Maria de Andrade, Martim Francisco Ribeiro de Andrada, Bernardo Augusto Rodrigues da Silva, Frei Luís de Santo Ambrózio, Francisco Martins dos Santos, Joaquim de Jesus Pereira, Thomaz Rufino de Jesus, Manoel José Carneiro Bastos, Ângelo Garcia de Souza Ramos, Joaquim José Gomes, João Batista da Silva Bueno, Francisco Alves da Cunha, Joaquim José da Costa e Silva, João Manoel Alfaia Rodrigues, Tristão Cardozo de Menezes Souza, João Baptista de Souza e Manoel Luís Ferreira continuavam a ouvir o Irmão Gavião Peixoto.
“Meus Irmãos, dito o objeto da reunião, convido-vos para que, conjuntamente comigo, decidam da utilidade, em primeiro lugar, que produziria ao país a criação de uma Loja no Vale de Santos, o que ponho em discussão.”
Colocada em votação a fundação de uma Loja Maçônica, foi ela aprovada por unanimidade e escolhido o título de “Loja Fraternidade”, sugestão feita pelo Irmão Martim Francisco. Foi também eleita a Administração Interina, assim composta: Venerável Mestre, João Antônio de Sá; 1º Vigilante, Martim Francisco Ribeiro de Andrada; 2º Vigilante, Francisco Alves da Cunha; Orador, Bernardo Avelino Gavião Peixoto; Secretário, Manoel Luís Ferreira e Tesoureiro, Joaquim de Jesus Pereira.
 
ARLS “FRATERNIDADE DE SANTOS” #0132 SANTOS – SÃO PAULO
 
Embora a data de fundação de nossa loja consta 05 de janeiro de 1853, os estudos de IIr.’. dedicados localizaram que o estandarte da loja estava presente na sagração do templo em 29 de novembro de 1873.
O estandarte está enquadrado em nossa sala da memória registrando a data de enquadramento de 16 de dezembro de 1896. O estandarte está descorado pelo tempo, mas sua cor original era em tecido acetinado dourado em formato retangular com duas pontas, nas dimensões de 0,36m de largura por 0,67m de altura. No contorno apresenta renda de cor amarronzada. No centro, bordado em fios dourados a palavra FRATERNIDADE, cercada de ramos de acácia.
O estandarte utilizado a partir de 1896 é de cor CARMIM e em tecido acetinado com bordados em fios dourados em quase toda sua superfície. É de formato retangular com 0,65m de largura e 1,15 de comprimento, apresentando ainda três pontas na parte inferior. Na parte superior um franjado, tipo bando com franjas douradas nos terminais. Aí encontramos bordada a letra B (BENEMÉRITA) e três pontos e em seguida a letra L (LOJA) e três pontos. Em destaque uma estrela dourada de cinco pontas espargindo raios dourados para todos as direções e abaixo a inscrição FRATERNIDADE DE SANTOS.
Nos bordados dourados, observarmos símbolos como flores de acácia, compasso, esquadro e a letra G.
Ao centro encontramos um oval de fundo branco com vários símbolos da Arte Real: duas colunas de bronze do templo de Salomão com capitéis cobertos por romãs. Sobre os capitéis um globo Terrestre e um globo Celeste. A coluna B está adornada por uma estrela famígera, maço, cinzel, e a pedra bruta. A coluna J tem um prumo, nível e a pedra cúbica. As colunas estão ornadas em um pavimento mosaico preto e branco, completando o simbolismo dos ornamentos aqui descritos. Ainda podemos observar símbolos como o Delta Luminoso, Estrela Famígera, Olho que Tudo Vê no centro da Estrela que distribui Luz a Todos. Este estandarte em 2004 quando da troca de potência foi adequado e recebeu uma estola de adorno em tecido acetinado carmim onde foi bordado em cada extremidade as iniciais do GOSP e do GOB.
Em outubro de 2009 a Loja Fraternidade de Santos realizou a primeira Geminação entre Lojas de Orientes distintos (Santa Catarina) e para tanto seu estandarte não suportaria uma viagem e o manuseio em uma sessão magna de tal porte, e fizemos novo ESTANDARTE, nos moldes e réplica do existente, acrescendo as iniciais do GOB e do GOSP no corpo do estandarte e eliminando a estola adaptada quando do retorno da FRATERNIDADE ao GOB.

Por Fernando Colacioppo.

#redecolmeia, #maçonaria, #gob

(A:FC/R:FC)
Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

 

 

FERNANDO T

Fernando Colacioppo (Coordenador da Rede Colmeia) http://redecolmeia.com.br/2019/04/11/fernando-tullio-colacioppo-sobrinho/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.