COMENDA DA FAMILIA COLACIOPPO - VOTE
NORMAS PARA RECEBER A COMENDA DA FAMILIA COLACIOPPO

Fundada no Brasil Pelos Netos e Bisnetos de Raphael Colacioppo em 1998
4º Registro Medeiros de títulos e documentos n.º 2701522 em 12/08/1998

O QUE É A COMENDA DA FAMÍLIA COLACIOPPO - A Comenda é de caráter liberal e independente de controle de governos ou de autarquias religiosas, tendo sido fundada em 1998 no Brasil, pelos Netos e Bisnetos de Raphael Colacioppo.

COM QUE FINS FOI CONSTITUIDA - Para aumentar seus vínculos familiares os Colacioppos resolveram se reunir uma vez por ano, todo 3º domingo de Setembro.

PROGRAMA DA COMENDA E SUAS FINALIDADES - Toda e qualquer Comenda , só pode atuar no campo beneficente, cultural e filantrópico. Assim os membros da Comenda da Família Colacioppo, ajudam inúmeros orfanatos, creches, hospitais e pessoas necessitadas, famílias pobres, e ajuda crianças desamparadas a serem hospedadas em asilos. A Comenda da Família Colacioppo institui também bolsas de estudos para estudantes pobres que desejam ampliar seus conhecimentos profissionais. Atualmente por intermédio do Comitê feminino que cuida desta seção, são distribuídos dezenas de milhões, seja em moeda corrente, como em remédios e gênero alimentícios. Tais donativos são pagos, com o que sobra dos emolumentos que as pessoas doam quando ingressam na Comenda, bem como resultados de quermesses, chá beneficentes e outras doações de confrades e simpatizantes.

EXERCE A COMENDA DA FAMÍLIA COLACIOPPO ATIVIDADE POLÍTICA E RELIGIOSA? - Não, porque é dever de cada membro componente da mesma, de ser um patriota, defender o Brasil, colaborar com as autoridade constituídas. Não se intrometer a Comenda da família Colacioppo e em assuntos partidários locais ou gerais, porém não aceita nas suas fileiras, extremistas, anarquistas, e todos, aqueles que com as suas atividades abertas ou ocultas trabalham e colaboram com elementos indignos. Não faz distinção de religiões e credo. Aceita católicos, protestantes, gregos ortodoxos, israelitas, rosacruzes, maçons, budistas, afinal, é pensamento de seus dirigentes, que o valor moral do "homem" não provém dos ensinamentos exclusivos de uma ou de outra religião. Todas elas ensinam o bem, a fé em Deus, e o amor ao próximo. O valor do homem, com os amigos, e nos negócios, afinal da maneira que vive.

Desquitados outro casado nas igrejas ou no civil.

QUEM PODE RECEBER A COMENDA DA FAMÍLIA COLACIOPPO - Para receber a Comenda, a pessoa deve ter uma idade madura, ou seja um mínimo de 28 anos, ter uma cultura regular, ser um bom pai ou esposo ou companheiro, ter um passado profissional limpo, não ter falido fraudulentamente, não ter passagens na polícia, não ter sido processado criminalmente, afinal deve ter um comportamento que o habilite a apertar a mão, e conviver com pessoas honestas, íntegras e cultas.

DAS OBRIGAÇÕES EM OBSERVAR AS NORMAS ESTATUTÁRIAS - 1.º) - Nenhuma pessoa pode receber a Comenda da Família Colacioppo, se não for proposto por outro membro componente. 2º) - Deverá no ato do ingresso colaborar dentro das suas possibilidades financeiras, com um donativo em dinheiro, e com um reembolso das despesas de secretaria, pelo custo das condecorações e pelos pergaminhos, e despesas várias administrativos. 3.º) - Deverá contribuir anualmente com uma quantia fixa em dinheiro, e com um reembolso das despesas de secretaria cujo montante será sempre determinado pelo Conselho Administrativo. 4.º) - Somente as pessoas agraciadas, "ad honorem" serão isentas de observar as obrigações constantes nos números 2-3-4 e 5 mas se o quiser faze-lo, o farão de sua iniciativa. 5.º) - Deverá participar anualmente, tanto ele, como a sua esposa (todas as Sras. No ato do ingresso do marido na Comenda, são agraciadas com o título de Comendadeira, e receberam o respectivo distintivo e diploma) da cerimônia comemorativa e de promoção, que se realiza uma vez por ano, com a presença solene de autoridades militares, civis, consulares e dos agraciados e familiares e convidados especiais.

Assim sendo: estando ou não presente, colaborarão proporcionalmente com as despesas. 6.º) - No curso da sua permanência na Comenda, deverá agir sempre com cavalheirismo para com os seus companheiros, e em qualquer circunstância que o companheiro necessite de seu apoio moral, intelectual, mesmo se este gesto de cavalheirismo o obrigar a pequeno sacrifício.

Afinal os "Comendadores da Família Colacioppo" como fazem os maçons, deverão sempre ajudar-se uns com os outros, desde que tal ato não se reverta em pretensão ilegais. 7.º) - Deverá observar o estatuto, respeitar os dirigentes, e não ingressar ou ser componentes de Instituições criadas com o fim de lograr os incautos, isto para não diminuir o valor de eventuais comendas que lhe seriam outorgadas por Governos, Estados, Instituições profissionais legalmente constituídas ou por hierarquias militares, e pela nossa Comenda.

DOS GRAUS DAS COMENDAS - Ao receber a Comenda da família Colacioppo o postulante, se for aprovado pelo Conselho Administrativos, receberá o título de Comendador por Mérito. Mais tarde, depois de decorridos pelo menos dois anos de permanência, e se tiver demostrado amor à Comenda e contribuído com generosidade para as obras assistências de beneficência, ou ter prestado serviços para o progresso e desenvolvimento da mesma, receberá o título de "Grão-Oficial". Nessa categoria deverá ficar mais três anos, e se neste período fizer algo de grande importância pela Comenda, receberá o título de Cav. Da Grão Cruz. O grau de Grão Colar, cabe a chefes de Nações, aos Ministros, as altas patentes Militares e aos Delegados da Comenda que tenham pelo menos 10 anos de atividades nesta categoria. O Grau de Gran Colar, será concedido somente pelo Grão Mestre da Comenda, "motu propiu".

Em caso de falecimento do agraciado, o título cavalheiresco, outorgado ao falecido, não se extingue, mas será patrimônio da família e o primogênito se for homem será o sucessor, sendo que ao herdeiro será entregue o título de "Comendador por Mérito". Sendo mulher receberá o título de "Dama de Honra" e de acordo com as cláusulas estatutárias da Comenda, poderão ser promovidos de grau , desde que algo de beneficio façam em favor da mesma.

DAS ATIVIDADES DAS ESPOSAS DOS COMENDADORES - As esposas dos comendadores que mais se destacarem na atividades benéficas desenvolvidas pelo "comitê assistêncial feminino", serão a critério da Sra. Presidente do mesmo, promovidas a "Dama de Honra". O título de Grã Dama, é de competência exclusiva das Presidentes dos Comitês Femininos.

Este título também é concedido com o consentimento do Grão Mestre. Todas as senhoras agraciadas têm a obrigação de colaborar com as dirigentes do "Comitê Assistêncial Feminino", de uma maneira ou outra e obedecer as determinações das conselheiras. A COMENDA DA FAMÍLIA COLACIOPPO, é orientada pelo Delegado Geral, nomeado em caráter perpétuo e irrevogável pelo Grão Mestre, dirigida pelo Conselho Administrativo masculino e feminino que se rege por 3 anos.

Por sua vez o Conselho Administrativo Brasileiro, é dirigido por um delegado nomeado a critério do Grão Mestre, e este Conselho Administra os assuntos das Américas e Europa.

Está assim explicado, com este trabalho, os direitos e deveres dos que pretendem receber a nossa COMENDA.

Indique um merecedor para nossa comenda.
Os custos da comenda correm por conta de quem indicou.
Livro de Visitas


Posse do 1º Grão Mestre da Comenda-1998
Fernando Tullio Colacioppo Sobrinho