*YORK*

Conforme o Educational Bureau of the General Grand Chapter, Royal Arch Masons dos Estados Unidos da América, o Rito de York é dividido em 4 partes:

  • Os Graus Simbólicos, também chamadas de “Lojas Azuis” (Blue Lodges) que são os graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom. Esses formam a base de ingresso na Maçonaria.
  • Os Graus Capítulares, conhecidos como Maçonaria do Real Arco. Os Capítulos conferem 4 graus: Mestre de Marca, Past Master (virtual), Mui Excelente Mestre e Maçom do Real Arco.
  •  Os Graus Capítulares, conhecidos como Maçonaria do Real Arco. Os Capítulos conferem 4 graus: Mestre de Marca, Past Master (virtual), Mui Excelente Mestre e Maçom do Real Arco.
  • Os Graus Crípticos. O Conselho Críptico ou Conselho de Mestres Reais e Eleitos, conferem os graus de Mestre Real, Mestre Eleito e Super Excelente Mestre;
  • As Ordens de Cavalaria. A Comanderia Templária ou Ordem dos Cavaleiros Templários, conferem Ordens, ao invés dos usuais graus e essas Ordens são: Ordem da Cruz Vermelha, Ordem de Malta e Ordem do Templo.

Neste momento não vou descrever sobre os graus simbólicos do Rito de York pois a idéia aqui é conhecermos os graus além do simbolismo, aqueles controlados pelo Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil.

02120t

 

Os Graus Capítulares  são um conjunto de quatro graus controlados pelo Capítulo do Real Arco. Eles concentram-se nas fases de construção do Templo de Salomão, com exceção do grau de Past Master, daí o título de Capitular. O grau de Past Master é um vestígio remanescente do antigo costume de que o grau do Real Arco só podia ser conferido a um Mestre Instalado de uma loja simbólica. Nos Estados Unidos, esses graus são considerados como propriedade do Real Arco, enquanto que na Inglaterra não há este grau, e o grau de Mestre de Marca é controlado pela Grande Loja simbólica (UGLE).

image012

 

Mestre da Marca – Um Grau que enfatiza as lições de regularidade, disciplina e integridade. É um grau impressionante, centrado na história do Companheiro e seu papel na construção do Templo.

 

image014

 

Past Master (Virtual) – Um Grau que enfatiza a lição da harmonia. Este Grau é conferido por causa do antigo costume que exigia que um maçom deveria ser um Past Master (Loja simbólica), a fim de ser exaltado ao Real Arco. Em algumas Grandes Jurisdições este Grau é conferido a todos os Mestres da Blue Lodge. O Grau não confere qualquer posição real para o maçom, mas é realizado para manter o antigo.

 

image022

 

Mui Excelente Mestre – Um Grau que enfatiza a lição de reverência. Este Grau é centrado na dedicação do Templo após a sua conclusão, em particular a consagração do Sanctum Sanctorum e a descida do anfitrião no Templo. Este grau completa as lições simbólicas introduzidas no grau de Mestre da Marca.

image024

 

Maçom do Real Arco – A conclusão do grau de Mestre Maçom e o ápice dos graus originais da Loja Azul praticada nas Lojas Antigas da Inglaterra antes de 1820. O Grau explica as origens da palavra substituta encontrada no grau de Mestre Maçom, a recuperação da palavra Inefável, e sua ocultação dentro da palavra do Real Arco. O corpo que preside é um Capítulo e o presidente é um Sumo Sacerdote.

03120t

Os Graus Crípticos são um conjunto de três graus controlados pelo Conselho de Mestres Escolhidos. Os graus Crípticos são centrados em histórias que envolvem uma cripta sob o Templo do Rei Salomão em Jerusalém, onde certos “tesouros” foram escondidos para propósitos muito específicos. Apenas os dois primeiros graus são concedidos regularmente, o terceiro grau, o de Super Excelente Mestre, é trabalhado como um grau honorário, não sendo exigido como requisito a participação no Conselho. Somente pode ingressar nos Graus Crípticos os maçons que receberam o grau de Maçom do Real Arco.

1


Mestre Real
 – Um grau que enfatiza as lições de paciência e coragem. O grau se passa em torno dos companheiros maçons que eram artífices na fabricação dos equipamentos e mobiliário do Templo. A primeira parte do grau retrata eventos que ocorrem antes da morte do Grande Mestre Hiram Abif, e a última parte descreve eventos ocorridos após a sua morte.

2
Mestre Escolhido
 – Um Grau que enfatiza as lições de devoção e zelo. O grau enfatiza a construção e aparelhamento de um cofre secreto debaixo do Sanctum Sanctorum do Templo, e o depósito dos segredos relativos ao Craft pelos três antigos Grandes Mestres do Craft. Este Grau preenche os eventos que cercam a ocultação e a perda da palavra Inefável e os acontecimentos que conduziram à recuperação da palavra no Grau do Real Arco. O corpo que preside é um conselho, e o presidente é um Mestre (intitulado Ilustre).

1b00f6bdb6726686b4c31ea6ccaa5dc3

Super Excelente Mestre – Um Grau que enfatiza as lições de lealdade e fidelidade. O grau enfatiza os acontecimentos que levaram à destruição de Jerusalém e do Templo nas mãos dos Caldeus. O grau é narrado por pequenos intervalos de profecia bíblica, que destacam o final do primeiro Templo e a construção do segundo Templo. É notável por suas cenas da corte judaica de Zedequias, e o tribunal caldeu de Nabucodonosor. Este grau é honorário.

kswd100As Ordens de Cavalaria são um conjunto de três Ordens que culminam no grau de Cavaleiro Templário (KT). Este corpo é marcadamente diferente dos seus homólogos estrangeiros, na medida em que apresenta uma estrutura paramilitar e perspectiva do Craft, sendo o único ramo da Maçonaria no mundo que é um corpo uniformizado. O requisito para ingresso que seus membros sejam cristãos professos levou a pedidos de condenação de outros corpos maçônicos e organizações, tanto dentro como fora dos Estados Unidos, alegando que o corpo é mais de uma organização cristã, em vez de um corpo maçônico. Isso têm tido pouco efeito sobre o corpo, no entanto, como muitas das organizações que criticam o corpo têm graus semelhantes entre si. O corpo americano também é preparado de forma diferente de seus parentes mais próximos na Inglaterra. O corpo americano inclui a Ilustre Ordem da Cruz Vermelha, que não é conferida em qualquer outra organização, embora tenha primos muito próximos. Nos Estados Unidos, todas as reuniões são realizadas na Ordem do Templo, os outros corpos são abertos somente para a atribuição das ordens.

image042

Ordem da Cruz Vermelha – Elementos desta Ordem eram praticados nas antigas lojas antes da forma final do Grau de Mestre Maçom entrar em uso. A lenda da Cruz Vermelha é semelhante à do Cavaleiro do Oriente e Príncipe de Jerusalém do Rito Escocês Antigo e Aceito, são enfatizadas as lições sobre a Verdade, tendo como base a história antiga e o período que antecede as Cruzadas. Zorobabel, personagem comum no grau do Real Arco, em visita ao rei Dario, com a finalidade de convencê-lo de seu compromisso com o povo judeu, é questionado sobre o que tem maior influência: o vinho, as mulheres ou o Rei. A resposta de Zorobabel é utilizada para testemunhar as lições dessa Ordem.

image044

Ordem dos Cavaleiros de Malta – Esta ordem enfatiza a lição da fé. Ela exige que o Maçom professe e pratique a fé cristã. É a primeira das Ordens Cristãs conferidas no sistema de Cavalaria. Relata a história e o exemplo de Fé de São Paulo na chegada à Ilha de Melita, hoje conhecida como Ilha de Malta. A história dos Cavaleiros de São João (Cavaleiros de Malta) é explicada, considerando os diversos períodos por que passou a Ordem, em paralelo com o nascimento, vida, morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo.

image052

Ordem do Templo – Esta ordem enfatiza as lições de auto sacrifício e reverência. Destina-se para reacender o espírito da devoção medieval dos Templários e o auto sacrifício ao cristianismo. É um grau impressionante, com ênfase na solenidade e reverência associadas com a crucificação, ressurreição e ascensão de Cristo. A comunhão do Cavaleiro Cristão com a Ordem do Templo é vivenciada em uma longa cerimônia. Após seis anos de preparação, o Cavaleiro dedica o último ano restante à penitência, antes da visita ao Santo Sepulcro. Espera-se do Cavaleiro (Sir Knight Templar) o exemplo vivo das virtudes cristãs, alicerçadas na lição de vida do Cristo Salvador. O corpo que preside é uma Comanderia e o presidente é um Comandante (intitulado Eminente).

 

FONTE: https://www.oprumodehiram.com.br/rito-de-york-ou-americano/

Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.