LOJA RANGEL PESTANA COMPLETA 99 ANOS NO ORIENTE DE SÃO PAULO/SP

Dia 19 de outubro de 2020, segunda feira às 19:00 horas a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo é o órgão de poder legislativo do estado de São Paulo, exercido através dos deputados estaduais. Sua sede atual é o Palácio 9 de Julho, localizado na Zona Sul da cidade de São Paulo, defronte ao Parque do Ibirapuera.

Por iniciativa do Deputado Itamar Borges, Natural de Santa Fé do Sul, São Paulo, foi reeleito em 2018 para mais um mandato como deputado estadual. Advogado, teve experiência no comércio, foi professor universitário, vereador e por três mandatos prefeito de sua cidade natal, Santa Fé do Sul.

Realizou ato solene em ambiente virtual transmitido também pela TV ASSEMBLEIA nos canais 7 da NET e 185 da Vivo, https://www.youtube.com/user/assembleiaspconteudo/ e pelo canal do YouTube da Rede Colmeia https://www.youtube.com/redecolmeia em homenagem aos 99 anos de fundação da LOJA CRUZ DA PERFEIÇÃO MAÇÔNICA RANGEL PESTANA Nº 1085, RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO, ORIENTE DE SÃO PAULO – SP.

FUNDAÇÃO EM 28 de setembro de 1922, quando foram resgatar os documentos históricos, perceberam que a data de fundação foi em 29 de maio de 1921, vide documento abaixo, tendo como Venerável Mestre Felipe Reis.

Regate e correção da história, veja o documento abaixo.

A fundação registrada no GOB foi em 1922, mas quando foram resgatar os documentos históricos, perceberam que a data de fundação foi em 1921.  A data da ata de fundação é 29 de maio de 1921 e um dos fundadores foi José Parada Gonçalves, que acabou virando Loja também.

A Loja Maçônica Rangel Pestana foi fundada em maio de 1921, conforme registros cartoriais, no entanto, devido ao momento político que o Brasil vivia com a formação do movimento político eleitoral criado em junho de 1921 por forças de oposição, tendo à frente Nilo Peçanha com o objetivo de disputar as eleições presidenciais previstas para 1º de março de 1922.

Com isto, os que vieram mais tarde a compor o quadro desta oficina, tomaram por base relatos posteriores de que a mesma teria sido fundada em 28 de setembro de 1922.

Contudo, na cidade de São Paulo a fundação da Loja aconteceu com o engajamento de 10 (dez) grandes irmãos, dos quais 2 (dois) deles já haviam falecidos, mas de forma fraterna e maçônica, fizeram parte de toda organização e formação dos princípios e objetivos arguidos na formação da Loja em 05 de maio de 1921, à saber:

  • Angelo de Tullio
  • Antonio de Andrade
  • Antonio do Carmo Branco
  • Aristono Athelano Correa
  • Francisco Pinto de Araujo (Falecido)
  • José Antonio Garcia
  • José Parada Gonçalves
  • José Eudoxio de Mattos
  • Victor Peni

 Ao fundar esta Loja, esperou-se enraizar em suas atividades sociais, que inclusive foram fincadas em seu estatuto social e são praticadas até hoje o seguinte:

  • Exercer a caridade;
  • Proteger pelos meios legais seus associados;
  • Promover o desenvolvimento social e intelectual.

Assim, foi dado este nome a uma instituição formada no ano de 2014, que passou a ser conhecido como Instituto Rangel Pestana, braço social que apoia e patrocina diversas Associações (Ongs) em São Paulo em projetos em sua maioria Educacionais, tendo em seu objeto social, o apoio integral em atividades Educacionais, Culturais, Cientificas, Artísticas, Esportivas e de Assistência Social, atendendo mais de 2 mil pessoas com aulas de inglês, francês, espanhol e outros itens aos que mais precisam na região do Capão Redondo.

(A: FC | R: CRS) Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os créditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br

 
 

fernando

Ir.'. Fernando Colacioppo (Coordenador da Rede Colmeia) http://redecolmeia.com.br/2019/04/11/fernando-tullio-colacioppo-sobrinho/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.