Dia das Estrelas do Oriente, Lei nº 14.153, de 24/06/2010 – Deputado Bruno Covas

Foram criadas, no Calendário Cívico do Estado de São Paulo, os Dias das Paramaçônicas, cada qual comemorada conforme sua criação.

Daí foram criadas as Leis que instituíram o Dia da Ordem DeMolay, Dia das Filhas de Jó, Dia da Ordem da Estrela do Oriente e o Dia das Meninas do Arco Íris.

Seguem as Leis:

– Dia da Ordem DeMolay, Lei nº 12.905, de 08/04/2008 – Deputado Bruno Covas

– Dia da Ordem das Filhas de Jó, Lei nº 13.838, de 01/12/2009 – Deputado Bruno Covas

– Dia das Estrelas do Oriente, Lei nº 14.153, de 24/06/2010 – Deputado Bruno Covas

– Dia das Meninas do Arco Íris, Lei nº 14.499, de 21/07/2011- Deputado Bruno Covas

– Dia da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, Lei nº 15.526, de 21/07/2014 – Deputado Fernando Capez

Ordem da Estrela do Oriente

A Ordem da Estrela do Oriente é uma Organização Paramaçônica e fraternal, onde fazem parte homens Maçons e mulheres acima dos 18 anos com parentesco maçônico. Não é uma seita, não é uma religião e nem uma Sociedade Feminista.

Tem como propósito ressaltar valores morais, espirituais, edificar caráter, educar, fazer caridade e servir ao próximo, através de seus trabalhos ritualísticos e filantrópicos.

Existe entre seus membros um elo fraternal, fazendo-os cada vez mais unidos. Criando oportunidades de servir ao próximo sempre que for possível.

Um dos grandes objetivos da Ordem é dar suporte à Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas e a Ordem Internacional das Filhas de Jó, incentivando-as a Liderança, dentro de Valores Morais.

A Ordem foi fundada em 1850 por Robert Morris que nasceu em Massachusetts nos Estados Unidos, em 31 de agosto de 1818. Era Advogado e Professor universitário, Mestre-Maçom e Grão-Mestre do Estado de Kentucky.

A Estrela do Oriente expandiu-se e hoje está presente em vários países, como: nos Estados Unidos, na França, na Inglaterra, na Itália, na Espanha, naAlemanha, no México, no Panamá, nas Filipinas, no Japão, no Alaska, em Porto Rico, no Havaí, na Austrália, no Canadá, no Brasil, no Peru, e na Bolívia com aproximadamente 1.200.000 membros.

No Brasil, surgiu em 02 de Agosto de 1997, através dos Irmãos Alberto Mansur e Célia Mansur.

Eles se uniram a Irmãos e Cunhadas, de várias Lojas Maçonicas, da Grande Loja Maconica do Estado do Rio de Janeiro. Esta união, após quase 3 anos de estudos sobre a Ordem, proporcionou a fundação de 4 Capítulos, no Estado do Rio de Janeiro, primeiros na América do Sul. Os Capítulos: Electa #1, Rio de Janeiro #2, Grande Rio #4, naCidade do Rio de Janeiro e, o Capitulo Charllote Mendenhall #3, na Cidade de Niterói. Todos Capítulos foram patrocinados por Lojas Maconicas reconhecidas e regulares: ARBLM Vigilantes da Lei 30 #76, ARLM Isabel Domingues # 109, ARBLM Progresso e Ordem 36 #58, ARLM Obreiros da luz #44, ARBLM Hiram #7.

Houve também importante participação e apoio do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo Aceito da Maçonaria para Republica Federativa do Brasil, na fundação destes Capítulos.

Muitos foram os maçons que se destacaram nos preparativos, dentre eles os Irmãos: Sidney Lace, Lyrio Bravin, Roberto Silveira, Valdir Barcellos Sixel, Arthur Domingues, Venâncio Igrejas, Jorge Lins de Andrade e Silva, Luís Cosme dos Santos, dentre muitos outros de igual importância. Parte destes incansáveis colaboradores foram iniciados na fundação e outros posteriormente. Poucos não iniciaram.
Alem da tradução de rituais e entendimento dos trabalhos ritualísticos da Ordem, era necessário passar tudo isto junto as cunhadas, para especial compreensão.

Atualmente no Rio de Janeiro, existem 04 (quatro) Capítulos Legítimos: Electa #1 (Tijuca), Rio de Janeiro #2 (Jacarepaguá), Grande Rio #4 (Penha) e Nova Iguaçu #5 (Mesquita) Estado de São Paulo  – Primeiro Grande Capítulo da OEO no Brasil.(complementar)

Para se tornar membro, é preciso ser esposa ou viúva, mãe, madrasta, bisavó, avó, sogra, filha, filha adotiva, neta, irmã, sobrinha, nora ou cunhada de Maçom, e ter no mínimo 18 anos de idade.

Os principais requisitos são: Acreditar em um Ser Supremo; Ser pessoa de boa Conduta Moral; Ter consciência de bom relacionamento de amizade, fidelidade e irmandade para que possa fluir a Harmonia.

As reuniões são realizadas em Templos Maçônicos ou Salas Capitulares.

Para formar um Capítulo são necessários 40 membros, sendo 38 senhoras e 2 Mestres Maçons, com o patrocínio de uma ou mais Lojas Maçônicas regulares.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_da_Estrela_do_Oriente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate
Share this product!
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.