GOB-MS faz 40 anos de uma história de sucesso na Maçonaria Brasileira.

Em grande estilo e com a presença do Soberano Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, do Governador do Mato Grosso do Sul Irmão Reinaldo Azambuja, e muitas lideranças Maçônicas, Civis e Militares, fizeram da Sessão de Aniversário de Fundação do GOB-MS, uma das mais importante comemorações Maçônicas destes últimos tempos, sob a liderança do Grão Mestre Estadual, Eminente Irmão Benilo Allegretti, tivemos várias atividades, entre elas, foi entregue a Comenda do Batovi nº1 ao GOB, nº3 ao Soberano Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil e nº 4 ao Sapientíssimo Irmão Ricardo Maciel Monteiro de Carvalho, Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa.

Foi realizado a Reinauguração do Templo Nobre do Palácio Maçônico do GOB-MS, que recebeu o nome in memoriam ao Sapientíssimo Irmão Fadel Tajher Iunes, “PALÁCIO MAÇÔNICO FADEL TAJHER IUNES”. Com descerramento da faixa pela cunhada Kaly Terezinha Iunes, esposa do Irmão Fadel.

Estiveram presente na Sessão Pública Alusiva ao Aniversário dos 40 anos do GOB-MS as seguintes autoridades civis, militares e maçônicas do Brasil, Paraguai e Bolívia:

Antônio Francisco dos Passos, Grão-Mestre do GOB-MT, Adalberto Aluizio Enyng , Grão-Mestre do GOB-SC, Jordão Abreu da Silva Junior, Secretário Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, Luiz Rodrigo Larson Carstens, Grão-Mestre do GOB-PR, Augusto Cesar Abreu dos Santos, Comandante da ALA 5 – FAB, Waldir Ribeiro Acosta, Comandante Geral da Policia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, Irmão Paschoal Carmello Leandro, Presidente do Tribunal Estadual de Justiça do MS, Irmão João Batista da Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Campo Grande – MS, Marcos Marcello Trad, Prefeito Municipal da cidade de Campo Grande – MS, Paulo José Araújo Corrêa, Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Irmão Reinaldo Azambuja Silva, Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Irmão Mansour Elias Karmouche, Presidente da OAB-MS, Irmão Antonio Alves Guimarães, Presidente da Academia Maçônica de Letras – MS, Irmão Celestino Laurindo Junior, Grão-Mestre Adjunto do GOB-MS, Irmão Wagner Augusto Andreasi, Grão-Mestre da Grande Loja do Mato Grosso do Sul, Irmão Nei Inocêncio dos Santos, Grande Primaz do Rito Brasileiro, Irmão Esacheu Cipriano Nascimento, Presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia, Irmão André Luiz Xavier Machado, Presidente do Tribunal Estadual Maçônico do GOB-MS, Glaubi Araujo Leite, Presidente do Tribunal Estadual Maçônico de Contas do GOB-MS, Irmão Luiz Tadeu Gomes da Silva, Presidente do TEJ-MS, Gen. Bda. Ramon Marçal da Silva, Comandante da 9.ª Região Militar, Soberano Irmão Carlos Barbosa Ramos, Lugar -Tenente Comendador do Supremo Conclave, Eminente Irmão Ronald Gonzales Sanches, Vice Gran Maestro de la Gran Logia Simbólica del Paraguay, Respeitável Irmão Sergio Rupert, Cons. do Conselho Geral da Ordem la Gran Logia del Bolivia.

Abaixo, um pouco da história do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso do Sul, doravante denominado GOB-MS, Federado ao Grande Oriente do Brasil (GOB), nasceste em solo pantaneiro, na nossa Corumbá, com a ARLS – Caridade e Silêncio, nº 0283, fundada em 07-04-1874, em Ladário, com a ARLS – Pharol do Norte, nº 0356, fundada em 29-05-1875 e em Nioaque aos 19-02-1899 foi fundada a ARLS – Caridade e Ordem, nº 669.
Falar da nossa história não pode deixar de resgatar e de falar do lendário Coronel do Exército Brasileiro Manuel de Almeida da Gama Lobo Coelho D’Eça, Barão de Batovi, Primeiro Venerável e fundador da ARLS – Caridade e Silêncio, nº 0283.

A retomada de fundações das lojas viria acontecer na década de 1970, ao ser fundada a ARLS – Ordem, Trabalho e Progresso, nº 1806, no município de Naviraí, aos 07-11-1970, quando ainda estado de Mato Grosso, tinhas outro nome, inicialmente foi uma Delegacia. De lá para cá, muitas águas rolaram, cresceste os tempos mudaram, não mais pertences aquele antigo estado altaneiro.

Naquela época passada, deste teu primeiro passo, começava a caminhada cujo desenho da trajetória o tempo é testemunha. Com a criação do estado de Mato Grosso do sul, recebeste nova identidade: GOB-MS.
Nesta plaga contemplada pela natureza, fizeste tua morada, no torrão sul-mato-grossense; seu início foi difícil, em Campo Grande tens sede estadual, criado pelo Decreto nº 2.635, de 2 de abril de 1979 do Grande Oriente do Brasil e instalado pela convenção das Augustas e Respeitáveis Lojas Maçônicas do GOB-MS em 26 de abril de 1980, reconhecido de utilidade pública Estadual pela lei nº 1.227 de 04 de dezembro de 1991, uma marca do crescimento, prevaleceu à vontade de somar. Hoje teus feitos estão aí sob o manto do Criador. Com registro de setenta e sete (77) lojas jurisdicionadas aos GOB-MS, e cerca de mil e oitocentos e quarenta e seis (1846) obreiros.

Hoje, aos 40 anos, as nossas homenagens ao Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso do Sul, aí claro, inclusos todos que o integram, sem dúvida alguma.

 

Fonte: Irmão André Monteiro Maltez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate
Share this product!
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.