DESTAQUEPOTÊNCIAS MAÇÔNICASUNITED GRAND LODGE OF ENGLAND

Aniversário de 306 anos da GRANDE LOJA UNIDA DA INGLATERRA E SUA FUNDAÇÃO

IDADE MÉDIA
As questões de quando, como, por que e onde a Maçonaria se originou ainda são objeto de intensa especulação. O consenso geral entre os estudiosos maçônicos é que ele desce direta ou indiretamente da organização de pedreiros operativos que construíram as grandes catedrais e castelos da Idade Média.

1646
Elias Ashmole registrou sua iniciação com estas palavras:
16 de outubro, 16h30 – Fui feito maçom em Warrington, Lancashire, com o coronel Henry Mainwaring [um amigo parlamentar de Roundhead, amigo de seu sogro] de Karincham, em Cheshire. Os nomes daqueles que estavam na Loja, Sr. Richard Penket Worden, Sr. James Collier, Sr. Richard Sankey, Henry Littler, John Ellam, Richard Ellam e Hugh Brewer.
Esta é a primeira evidência do início de um pedreiro especulativo inglês – não obstante o fato de que aqueles presentes e listados certamente teriam sido iniciados em uma data anterior.

1660
A partir da década de 1660, há mais evidências de que os cavalheiros são feitos como maçons em lojas não-operativas.

1717
No dia de São João, 24 de junho de 1717, quatro lojas de Londres, que existiam há algum tempo, se reuniram na Goose and Gridiron Tavern, no St. Paul’s Churchyard, declararam-se uma Grande Loja e elegeram Anthony Sayer como seu Grão-Mestre. Esta foi a primeira Grande Loja do mundo.

1723
A essa altura, a nova Grande Loja publicara seu primeiro livro de regras – O Livro das Constituições da Maçonaria – e se reunia trimestralmente e registrava suas reuniões. Estendera sua autoridade fora de Londres.

1725
A Grande Loja da Irlanda foi estabelecida.

1736
A Grande Loja da Escócia foi estabelecida. As três Grandes Lojas Domésticas começaram a tomar maçonaria no exterior e o desenvolvimento da Maçonaria no exterior espelha o desenvolvimento do século 18 e 19 do Império Britânico.

1751
Uma Grande Loja rival apareceu em Londres. Seus membros originais eram maçons irlandeses que afirmavam que a Grande Loja original havia feito inovações. Eles apelidaram a primeira Grande Loja dos Modernos e se chamaram Antigos. Os dois existiram lado a lado – tanto em casa como no exterior – por quase 63 anos, sem se reconhecerem como regulares.

1813
Após quatro anos de negociação, as duas Grandes Lojas da Inglaterra uniram-se em 27 de dezembro de 1813 para formar a Grande Loja Unida da Inglaterra. Essa união levou a uma grande padronização de rituais, procedimentos e regalias.

1814
Algumas 647 lojas existiam. O século 19 viu uma grande expansão da Maçonaria – tanto em casa como no exterior.

1900
2.800 Lojas foram estabelecidas apesar das perdas quando se formaram Grandes Lojas independentes no Canadá e na Austrália na parte posterior do século.

GUERRAS MUNDIAIS
As duas Guerras Mundiais tiveram um grande efeito na Maçonaria Inglesa. Nos três anos após a Primeira Guerra Mundial, mais de 350 novas Lojas foram criadas, e nos três anos após a Segunda Guerra Mundial, cerca de 600 novas Lojas surgiram. Em muitos casos, os fundadores eram militares que queriam continuar a camaradagem que construíram durante o seu serviço de guerra, e estavam à procura de um centro calmo em um mundo muito mudado e em mudança.

1967
Em 14 de junho de 1967, o 250º aniversário da Grande Loja foi celebrado no Royal Albert Hall. A peça central das celebrações foi a instalação como Grão-Mestre da HRH O Duque de Kent, que ainda ocupa o cargo hoje.

1992
Em 10 de junho de 1992, mais de 12.500 maçons e convidados se reuniram em Earls Court, no oeste de Londres, para celebrar o 275 aniversário da Grande Loja. Pela primeira vez, a imprensa e a televisão estiveram presentes em uma reunião da Grande Loja e no evento apresentado nos noticiários de televisão de todo o mundo.

2017
O tricentenário da Grande Loja em junho de 2017 foi celebrado em grande estilo durante todo o ano, culminando com um Encontro Especial da Grande Loja no Royal Albert Hall, que foi presidido pelo Grão-Mestre, SAR O Duque de Kent KG e assistido por representantes de 136 Grandes Lojas soberanas de todo o mundo.

Fonte: https://www.ugle.org.uk/about-freemasonry/history-of-freemasonry

 
 
 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Translate
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.